Guia da Semana

Quem resiste àquele cheirinho de comida fresca, recém saída do forno? E àquela salada cheia de cor, com cara de vida e que enche a boca d'água e os olhos de brilho? O bolo macio, a carne de panela, a torta quentinha... Quando se fala em comida, nosso coração até bate de um jeito diferente.

Mas esse post não é apenas para quem gosta de comer, é também para quem gosta de colocar a mão na massa e aprecia uma boa culinária. Afinal, cozinhar é uma arte, como a escrita ou a pintura. E, assim como os pintores têm a sua roda de cores, e os escritores, seu vocabulário, quem cozinha deve ter o seu guia de combinação de ingredientes. Por isso, o Guia da Semana listou 10 livros para quem ama cozinhar. Confira:

1- Dicionário de sabores

Aprender a combinar sabores é como conhecer um novo idioma; permite que você se expresse livremente, improvise e cozinhe um prato do jeito que quiser. Nesse livro, a autora organiza 99 ingredientes essenciais da cozinha, sugerindo desde as combinações clássicas, como salsa e cebolinha, às mais inusitadas. Os ingredientes que possuem características de sabor semelhantes são agrupados em famílias, como terrosos (cogumelo, berinjela, cominho, beterraba, batata, aipo), condimentos (manjericão, canela, cravo, noz-moscada), carnes (porco, cordeiro, carne bovina, frango) etc., totalizando 1.000 verbetes. As páginas são temperadas com ciência da culinária, cultura e o conhecimento especializado, incluindo ideias e opiniões.

2- Chef Profissional

Chef Profissional reflete a forma como as pessoas cozinham e comem, e ainda procura discutir assuntos, que vão de uma análise do trabalho do chef a capítulos sobre molhos, sopas, carnes, vegetais, grãos, café da manhã, bolos, pães, etc., de receitas simples a preparações mais sofisticadas. o livro inclui informações sobre nutrição, segurança alimentar e da cozinha, equipamentos e ingredientes, assim como receitas e suas variações.


3- Panelaterapia

Faça da cozinha a sua terapia com a psicóloga que virou chef. A autora ensina neste livro como cozinhar é muito mais do que criar novos pratos ou mesmo combinar ingredientes. A arte da culinária pode ser uma forma de lidar com as emoções. Aqui você encontra receitas para dias de raiva, de medo, de tristeza e de alegria. Com os conhecimentos de psicóloga e o feeling de quem ama cozinhar, ela apresenta receitas saborosas para preparar em qualquer hora, com qualquer estado de espírito.


4- Dicionário de Termos Gastronômicos

Como pedir uma picanha nos Estados Unidos? Como reproduzir a receita de um chef estrelado sem traduzir ostermos? Como um americano solicita um "strong coffee", no Brasil, sem correr o risco de tomar um expresso extraforte em vez de um simples café curto? Essas e outras dúvidas frequentes no dia a dia de viajantes, chefs, estudantes, turistas e amantes da gastronomia em geral podem ser facilmente resolvidas com a consulta ao Dicionário de Termos Gastronômicos em Seis Idiomas, livro lançado pela Editora Senac Rio de Janeiro.


5- Dona Benta - Comer Bem

O livro de culinária mais querido dos brasileiros, chega a 77ª edição com um visual totalmente colorido. Agora, cada seção está com uma cor que diferencia e facilita a busca por temas, receitas, dicas e cardápios. Com milhões de exemplares vendidos desde o seu lançamento em 1940, Dona Benta manteve os pesos e as medidas ajustados ao paladar dos novos tempos, mas sem alterar a essência das receitas que fazem sucesso há mais de 70 anos.




6- Culinária Profissional

Esta obra se propõe a abordar, dentre outros assuntos - o setor de serviços alimentícios; higiene e segurança; ferramentas e equipamentos; princípios básicos de culinária; menus, receitas e gestão de custos; nutrição; fundos e molhos; preparo de todos os tipos de alimentos, pratos e refeições; molhos, temperos e patês; apresentação e decoração do prato; panificação e confeitaria; princípios básicos e ingredientes; doces.


7- D.O.M - Redescobrindo ingredientes brasileiros

Nesta obra, Alex Atala desvenda mais do que as receitas de sua estrelada cozinha - ele conta como evoluiu na gastronomia, desde as primeiras funções que desempenhou como estagiário até ser um chef admirado por restaurantes e gourmets do mundo inteiro. Como parte desse aprendizado, está a valorização dos ingredientes que domina hoje a gastronomia mundial, que ele, como bom brasileiro, dirige aos celeiros, às hortas e aos pomares. Democraticamente, ele mostra, passo a passo, para o leitor repetir em casa, suas criações, sem esconder nada, nem mesmo aqueles que são considerados seus signatures dishes.


8- A Arte da Comida Simples

O livro reúne mais de 250 receitas consideradas de fácil execução. fundadora do movimento slow food, Alice Waters procura resgatar pratos da culinária tradicional e ressalta o prazer e a importância do convívio social e familiar em torno da mesa. além das receitas, ela dá dicas de organização da despensa, utensílios vistos como indispensáveis na cozinha, métodos de preparo e confecção de cardápios.


9- Dicas para cozinhar bem - Um guia para aproveitar melhor os alimentos

Como os alimentos são produzidos? Como escolher os melhores legumes, verduras e frutas? Qual a temperatura para assar a carne e deixá-la no ponto ideal? Como preparar vegetais saborosos e nutritivos? Os alimentos crus são mais nutritivos que os alimentos cozidos? Como cozinhar com segurança e evitar acidentes? Da feira à mesa, passando pelos recursos, técnicas e utensílios culinários, McGEE pretende responder estas questões e explicar a melhor maneira considerada por ele de comprar os alimentos, como armazená-los e de que modo prepará-los e mantê-los limpos de bactérias. Além disso, seus conselhos sobre segurança na cozinha poderão ajudar até mesmo o cozinheiro mais experiente a evitar problemas.


10- Cozinha vegetariana para todos

Esta obra traz mais de 550 receitas de sopas, massas, bolos, tortas, entradas e saladas vegetarianas. segundo a obra, as comidas são saudáveis para quem é vegetariano, vegan ou simplesmente gosta de cozinhar.


Por Nathália Tourais e Marina Marques

Atualizado em 15 Out 2015.