Guia da Semana
Literatura
Por Juliana Andrade

7 filmes que são melhores que os livros

A pergunta que não quer calar: qual foi o melhor? Filme ou livro?.

Trainspotting (Reprodução)

Se existe uma conversa que rende nas mesas de bar, é essa: “você preferiu o filme ou o livro?”. Cada um defende o seu ponto de vista e nem sempre (quase nunca) as pessoas chegam num consenso.

Já que é sempre um bafafá, fizemos um resumão do que a galera anda falando em sites especializados e pegamos os filmes que mais aparecem como melhor que o livro.

Certamente, você vai discordar de algum desses filmes e vai achar que o livro é bem melhor que o longa, mas fica em aberto para discussões saudáveis aí nos comentários ;)

Clube da Luta

► Livro: o livro é curtinho e o autor Chuck Palahniuk perdeu a chance de desenvolver mais os personagens da história, como a relação entre Tyler Durden e Marla Singer.

► Filme: aqui foi bem diferente... o diretor David Fincher soube explorar a história e os personagens. Fora a atuação incrível de Brad Pitt e Edward Norton. Em um contexto geral, no filme, a violência foi usada como uma metáfora para o conflito entre os jovens e o sistema.

O Iluminado

► Livro:  claro que os fãs de Stephen King acham que o livro é muito melhor que o filme, mas até que ponto é válido falar em fidelidade à obra original ou uma releitura? 

► Filme:  dava pra ficar aqui descrevendo dezenas de cenas. Mas só pra fins de argumentação, o filme já vale a adaptação por estes três motivos: a expressão insana do Jack Nicholson, a chuva de sangue no elevador e o rolê de velotrol com direito a menininhas gêmeas.

O Senhor dos Anéis

► Livro: é absurdo o sucesso da trilogia escrita pelo britânico J.R.R. Tolkien. A obra foi reimpressa várias vezes e traduzido para mais de 40 línguas, já são mais de 160 milhões de cópias vendidas. Tolkien acertou em muita coisa, no entanto, alguns capítulos são arrastados demais.

► Filme:  o diretor Peter Jackson foi bem fiel à trilogia e mergulhou de cabeça no universo mítico de Tolkien. Os efeitos visuais e as cenas de batalha vão além de qualquer coisa que nossas mentes poderiam imaginar. Retratar a história de Tolkien nas telas de cinema é mais árduo do que em uma obra literária.

Tubarão

► Livro: foi o primeiro livro de Peter Benchley e, aqui, o tubarão não é o monstro da história, ele é usado como uma distração para o drama dos personagens. 

► Filme:  Peter Benchley ajudou a adaptar o seu próprio livro para o filme e a combinação com a grandiosidade de Steven Spielberg deu ao filme o titulo de um dos clássicos do cinema.

 

O Poderoso Chefão

► Livro: o romance ficou conhecido por trazer para a língua inglesa os termos criminais italianos. Mesmo assim, a popularidade do livro só aumentou depois do filme.

► Filme: dizem que é um dos maiores filmes da história. Francis Ford Coppola alavancou a fama do escritor Mario Puzo - sem o filme, ele jamais seria tão conhecido - e eternizou Marlon Brando no papel de Don Corleone. 

Psicose

► Livro: foi uma boa base para o Hitchcock, mas é muito diferente do filme. Muitas coisas na trama não fazem muita diferença no livro, mas no filme são extremamente importantes. Como os pensamentos internos dos personagens, por exemplo.

► Filme: Alfred Hitchcock fez de “Psicose” um dos maiores filmes de terror de todos os tempos. O diretor inglês desdobrou o livro de Robert Bloch de diversas maneiras, no filme, por exemplo, o assassino é bem mais interessante que no livro, inspirado na historia de Ed Gein. Fora a cena do chuveiro - mais icônica impossível.

Trainspotting

► Livro: lançado em 1993, “Trainspotting” foi o primeiro livro do escritor escocês Irvine Welsh. A história gira em torno de uns caras que moram em Edimburgo, na Escócia, e são completamente viciados em heroína. O sucesso do livro nunca teria acontecido se não fosse pelo filme.

► Filme: o diretor Danny Boyle conseguiu retratar muito bem o universo clubber dos anos 90 e o filme alcançou tanto sucesso que alavancou as vendas do livro e Irvine Welsh ficou conhecido no mundo. Foi considerado pelo New York Times como um dos 1000 melhores filmes já produzidos.

 

 


Por Juliana Andrade

Atualizado em 28 Jul 2015.

Mais notícias

10 clubes de leitura em São Paulo para participar se você ama livros

Literatura

7 aplicativos perfeitos para amantes de leitura

Literatura

Santos recebe a maior livraria flutuante do mundo em agosto; saiba mais!

Literatura

7 livros que inspiraram ótimas séries e valem a leitura

Literatura

10 livros em quadrinhos que você precisa ler se gosta do formato

Literatura

5 clubes de assinatura de livros para você experimentar

Literatura