Guia da Semana

O universo dos livros é infinito e agrada a todos. Dentre os diversos gêneros literários, estão as biografias, que costumam nos envolver do começo ao fim. Neste mundo, há biografias de mulheres inspiradoras, feministas e fortes. Elas foram líderes, escritoras, empresárias, artistas e marcaram a história para sempre.

Assim, o Guia da Semana listou das 10 biografias de mulheres fortes para você se inspirar. Confira:


► OPRAH – UMA BIOGRAFIA

Kitty Kelley é a autora da biografia da grande apresentadora de TV Oprah Winfrey. Ela conseguiu traçar um retrato confiável e profundo de uma mulher extraordinária, que venceu todas as adversidades para se tornar quem é. Oprah não deixou que nem mesmo a pobreza, o trauma dos abusos sexuais, a discriminação racial ou a falta de um diploma de prestígio ficassem à frente de suas ambições.


► EU SOU MALALA

Malala foi uma das garotas mais jovens a receber um prêmio Nobel da Paz. A história dela é inspiradora e a tornou uma das figuras mais fortes e atuantes dos direitos das mulheres. Malala vivia no Paquistão sob comando do Talibã, e logo cedo advogou pelo direito das mulheres à educação. Entretanto, ela pagou com sua vida pela coragem de levantar a voz. Em 2012, Malala foi vítima de um ataque à queima-roupa, e muitos pensaram que ela não sobreviveria. Malala não só sobreviveu, como foi convidada a estudar em Nova York e, desde então, luta pelos direitos das mulheres.


► FRIDA, A BIOGRAFIA

Frida Kahlo foi uma grande artista visual mexicana, reconhecida por trazer ideias inovadoras e rebeldes para sua época. Em sua biografia, a vida e carreira de Frida são dissecadas, desde os eventos menos conhecidos até seu casamento com Diego Rivera e o acidente na juventude. A escritora Hayden Herrera traz esta história com detalhes íntimos e análises das obras de Frida.


► NÃO SOU UMA DESSAS

Lena Dunham é escritora e roteirista – ela criou a série “Girls”, da HBO. Em “Não sou uma dessas”, Lena traz crônicas hilárias de sua vida que podemos facilmente nos identificar. São textos sobre temas como sexo, amor, solidão, carreira, dietas malucas e relações de poder entre homens e mulheres. Lena é comparada a Salinger e a Woody Allen, e já foi chamada de a voz da geração.


► A PODEROSA CHEFONA

“A poderosa Chefona” é a história de Tina Fey, que sempre teve um sonho na vida: ser comediantes de TV. Neste livro, acompanhamos a trajetória da artista, da infância e adolescência até virar chefe do “Saturday Night Live”. No livro é possível ver seus sonhos serem realizados, mas com muitos percalços no meio.


► #GIRLBOSS

Aos 22 anos, Sophia Amoruso estava sem grana e sem rumo, trabalhando para receber um seguro-saúde que precisava. Foi quando ela começou a vender roupas de brechó pelo Ebay e, oito anos depois, tornou-se CEO da marca Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Esta é uma história inspiradora para todas as mulheres que querem seguir seu próprio caminho e ser tornar empreendedora.


► RITA LEE: UMA AUTOBIOGRAFIA

Rita Lee Jones de Carvalho, mais conhecida como Rita Lee, é cantora, compositora, atriz e rainha do rock brasileiro. Em sua autobiografia, a cantora é sincera até demais - compartilha todos os momentos mais íntimos de sua vida. Desde a infância e os primeiros passos na vida artística; sua prisão em 1976; o encontro de almas com Roberto de Carvalho; o nascimento dos filhos, das músicas e dos discos clássicos; até os tropeços e as glórias.


► MINHA HISTÓRIA

“Minha História” é a biografia de ninguém menos que Michelle Obama, a ex-primeira dama dos Estados Unidos que ajudou a criar uma Casa Branca mais inclusiva. No livro, somos introduzidos à história desta mulher inspiradora, desde sua infância, passando por sua trajetória como executiva, até o tempo em que esteve na Casa Branca. Com muita reflexão, Michelle expõe seus sonhos, desejos e decepções de uma forma intimista.


► CLARICE - UMA BIOGRAFIA

Em “Clarice - Uma Biografia”, o escritor norte-americano Benjamin Moser traz o perfil de Clarice Lispector, escritora ucraniana naturalizada brasileira e uma das mais importantes do século XX. Em 2009, a biografia foi escolhida como um dos melhores livros do ano pelo “The New York Times”, e não por menos. No livro, somos introduzidos a uma Clarice que fica à beira das páginas que escreveu, e sabemos dos detalhes de sua vida que sempre estiveram nas entrelinhas de seus romances.


► DIÁRIO DE ANNE FRANK

“O Diário de Anne Frank” é um dos livros mais lidos do mundo, e não é por menos, Anne Frank foi uma figura impressionante para a história do mundo. O livro se passa na época do nazismo e conta os relatos de Anne Frank, uma menina que morou com os pais no sótão de uma casa em Amsterdã. A obra foi lançada em 1947, autorizada pelo pai da garota, que descreveu com delicadeza todos seus medos, alegrias e receios do holocausto.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 16 Dez 2021.