Guia da Semana

Já ouviu falar do gênero literário YA, ou ‘Young Adult’? São livros para adolescentes sobre adolescentes. Atrás do romance, este tipo de gênero é um dos mais lidos no mundo – e não é à toa que tem tantas adaptações para o cinema.

Os livros para adolescentes costumam retratar os dramas desta fase: amores, família, amigos, escola e por aí vai. Entretanto, muitos acabam flertando com outros gêneros literários como suspense, crime, fantasia e ação.

Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou 10 livros adolescentes que valem a leitura. Confira:

Foto: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon


► “A CINCO PASSOS DE VOCÊ”, DE RACHAEL LIPPINCOTT

Uma história que mistura drama e romance, “A Cinco Passos de Você” teve adaptação ao cinema e fez milhares de adolescentes chorarem com este enredo. Stella possui uma doença pulmonar e precisa de tratamento hospitalar constantemente. Ela conhece Will Newman, outro paciente no hospital, mas que diferente de Stella, quer se desligar das máquinas e viver fora do hospital. Para que Stella não pegue uma infecção que comprometa seu tratamento ou possível transplante de pulmão, ela precisa ficar a cinco passos de todos, inclusive de Will. Mas apesar de prevenção, a distância parece mais uma punição.


► “MULHERZINHAS”, DE LOUISA MAY ALCOTT

“Mulherzinhas” é um livro clássico de Louisa May Alcott que teve adaptação cinematográfica em 2020. O livro conta a história das irmãs Meg, Jo, Beth e Amy, que sofrem com a partida do pai para a guerra e com as dificuldades financeiras da família. Apesar disso, elas continuam a batalhar e enfrentam os dramas da vida, como amores, vizinhos e relação entre irmãs, mas tudo com muita coragem, empatia e leveza.


Foto: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon


► “A CULPA É DAS ESTRELAS”, DE JOHN GREEN

“A Culpa é das Estrelas” é provavelmente o livro adolescente da década. Foram mais de 2,5 milhões de cópias vendidas no Brasil e uma adaptação cinematográfica. A obra conta a história de dois adolescentes, Hazel Grace e Augustus Waters, que se conhecem no grupo de apoio a pacientes com câncer, doença que ambos sofrem. John Green explora com humor e delicadeza esta história de amor que encantou milhares de jovens.


► “PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI”, DE JENNY HAN

“Para Todos os Garotos que já Amei” é uma trilogia escrita por Jenny Han que conta a história de Lara Jean, uma menina doce e romântica que escreve cartas toda vez que se apaixona, mas nunca as envia. Até que um dia, suas cartas chegam aos destinatários e sua vida muda para sempre. A adaptação chegou à Netflix.


Foto: Reprodução/Americanas | Reprodução/Amazon


► “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL”, DE STEPHEN CHBOSKY

Este é outro fenômeno adolescente que encantou jovens do mundo todo. O livro que inspirou o filme com Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller foi escrito nos anos 90 por Stephen Chbosky. Ele narra à história de Charlie, um garoto recluso e tímido que perdeu o melhor amigo para um suicídio, mas que vê sua vida mudar ao conhecer os irmãos Patrick e Sam. Charlie mergulha numa espiral de romances, dramas escolares, familiares, autodescobrimento e amadurecimento.


► JOGOS VORAZES, DE SUZANNE COLLINS

A trilogia “Jogos Vorazes”, de Suzanne Collins, conquistou fãs pelo mundo todo e também foi adaptado aos cinemas, com Jennifer Lawrence no papel principal. Os livros contam a história de Katniss Everdeen, uma garota jovem que vive num mundo distópico, dividido em 12 distritos. Todos os anos são realizados os “jogos vorazes”, no qual um grupo de jovens luta pela sobrevivência numa batalha televisionada.


Foto: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon


► “TODO DIA”, DE DAVID LEVITHAN

Este romance de David Levithan te deixará grudado ao livro! Ele conta a história de um jovem que todo dia acorda num corpo diferente, e assim aprende a viver conforme esta realidade. E ele possui suas próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que um dia acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir de então, ele luta por este amor, apesar de sua própria condição impossibilitar.


► “POR LUGARES INCRÍVEIS”, DE JENNIFER NIVEN

Recentemente, a Netflix fez uma adaptação deste livro de Jennifer Niven, estrelando Elle Fanning. “Por Lugares Incríveis” conta a história de Violet Markey, uma menina que perdeu a irmã num acidente de carro, e Finch, um garoto depressivo e que planejava maneiras de se suicidar. Um dia, ele decide ir até a torre da escola e encontra Violet prestes a pular. Os dois conseguem sair daquela situação e decidem fazer um trabalho de geografia juntos. No trabalho, eles se aventuram pelos melhores lugares do Estado. Você irá se apaixonar por esta jornada.


Foto: Reprodução/Americanas | Reprodução/Amazon


► “O SOL TAMBÉM É UMA ESTRELA”, DE NICOLA YOON

Natasha é uma garota que acredita na ciência, mas não em destino, porém, está sofrendo com a possibilidade da família ser deportada para a Jamaica. Daniel é um jovem que sempre foi bom aluno, um bom filho e sempre cumpriu com as expectativas dos seus pais. Quando eles se apaixonam, eles precisam jogar fora todas suas crenças antigas para viver este amor.


► “A SELEÇÃO”, DE KIERA CASS

“A Seleção” é uma série de livros escrita por Kiera Cass que mistura romance, ficção e distopia. Num mundo futurístico, dividido em castas, a “Seleção” é uma oportunidade única para 35 jovens que esperam casar-se com o príncipe e viver entre luxos, palácios e vestidos. Para America Singer, este seria seu pior pesadelo. Significaria perder sua família, seu namorado e viver enclausurada num palácio sob constantes ataques rebeldes. Até que ela conhece o príncipe Maxon e começa a repensar tudo aquilo que havia sonhado para si.


Fotos de capa: Reprodução/Amazon | Reprodução/Americanas | Reprodução/Amazon

Atualizado em 29 Nov 2021.