Guia da Semana

O Prêmio Pulitzer é administrado pela Universidade de Columbia desde 1917 e concede prêmios a jornalistas, escritores, fotógrafos e artistas em 21 categorias. No segmento “romance”, vários livros já se destacaram. Assim, elencamos alguns livros do século 21 que merecem sua leitura.

Confira 8 livros que ganharam o prêmio Pulitzer que você precisa ler o quanto antes:

Foto: Reprodução/Amazon / Reprodução/Amazon


► Middlesex, de Jeffrey Eugenides

Publicado em 2003, "Middlesex" conta a história de Cal Stephanides, um homem de quarenta anos que vive em Berlim. Ele vive uma vida aparentemente comum, exceto pelo fato de que nasceu como Callie, uma garota hermafrodita que não sabia que era um garoto até a adolescência, após não ter desenvolvido um corpo feminino. Cal conta sua trajetória, desde a imigração de seus parentes de Monte Olimpo, Grécia, para Detroit nos Estados Unidos, numa jornada esperançosa para se encontrar.

► A Visita Cruel do Tempo, de Jennifer Egan

"A Visita Cruel do Tempo" é um livro aclamado de Jennifer Egan, publicado em 2011. A obra é composta por histórias curtas sobre relacionamentos familiares, indústria fonográfica, jornalismo de celebridades, efeitos da tecnologia, viagens e a busca por identidade. As histórias são interligadas pelos personagens que possuem diferentes perspectivas e memórias.

Foto: Reprodução/Amazon / Reprodução/Amazon


► O Pintassilgo, de Donna Tartt

"O Pintassilgo" foi lançado em 2014 e escrito por Donna Tartt. A obra conta a história de Theo Decker, um garoto de 13 anos que sofre um acidente e sobrevive, entretanto, sua mãe não tem a mesma sorte e acaba morrendo. O pai o abandona, e assim, a família de um amigo rico decide o adotar. Theo passa por momentos de estranheza ao não reconhecer seu novo ambiente, um apartamento de luxo; não consegue fazer amizades com os colegas de escola; e sente falta da mãe. Assim, Theo se apega à última memória que tem dela, uma misteriosa pintura que acaba por arrastá-lo ao submundo da arte.


► The Underground Railroad: Os Caminhos para a Liberdade, de Colson Whitehead

"The Underground Railroad: Os Caminhos para a Liberdade" é um livro de 2017 que conquistou público e crítica. A obra segue a história de Cora, uma escrava que trabalha numa plantação de algodão na Geórgia, Estados Unidos. Caesar, um recém-chegado na fazenda, conta à Cora sobre uma linha ferroviária subterrânea que pode levá-la até os estados livres, onde não há mais escravidão. Eles, então, decidem fugir, mas enfrentam uma jornada dura e esperançosa, a qual nada sai como planejado e são constantemente perseguidos.

Foto: Reprodução/Amazon / Reprodução/Amazon


► Toda luz que não podemos ver, de Anthony Doerr

"Toda Luz que não podemos ver" é um livro do autor Anthony Doerr, que foi publicado em 2015. A obra conta a história de Marie-Laure, uma garota cega que foge com o pai durante a ocupação nazista na França. Já na Alemanha, um garoto órfão, Werner, que mora numa região de minas, junto com a irmã mais nova, é fascinado por um rádio que achou no lixo. O fascínio o leva a ser especialista no aparelho, e assim consegue uma vaga numa escola nazista. Werner acaba cruzando o caminha de Marie-Laure, enquanto ambos tentam sobreviver.


► O Simpatizante, de Thanh Nguyen

De 2016, "O Simpatizando" é o livro de Thanh Nguyen que conta a história de um agente duplo comunista que se infiltra no exército sul-vietnamita e consegue se refugiar nos Estados Unidos depois da Queda de Saigon. Pessoa de confiança de um general que se recusa a admitir a derrota para os vietcongues, ele observa o esforço dos refugiados vietnamitas para sobreviver em Los Angeles, tudo isso enquanto reporta secretamente os fatos a seus superiores comunistas no Vietnã. Durante uma missão de guerrilha, ele é capturado e preso. No cárcere, escreve uma reflexão dos eventos que o levaram à prisão.

Foto: Reprodução/Amazon / Reprodução/Amazon


► As Desventuras de Arthur Less, de Andrew Sean Greer

"As Desventuras de Arthur Les" é o livro de Andrew Sean Greer, de 2018. A obra conta a história de um autor fracassado e medíocre, Arthur Less, prestes a completar 50 anos. Um dia, ele recebe um convite de casamento de um antigo caso, mas não sabe o que fazer. Não quer ir ao casório, pois seria constrangedor, mas não quer dizer que não vai para não soar fracassado. Assim, ele inventa a desculpa que estará fora da cidade e aceita convites para todos os eventos literários do mundo todo e vive altas aventuras.


► The Overstory, de Richard Powers

De 2019, o livro mais recente da categoria é "The Overstory", de Richard Powers. A obra segue 9 personagens que são apaixonados por árvores e que nutrem fortes sentimentos pelas florestas ameaçadas do mundo. Olivia Vandergriff sofre um acidente e, após acordar, acredita que está recebendo mensagens de seres superiores. Ao ver uma notícia de um grupo de militantes protegendo as sequoias gigantes, ela entende que seu objetivo é juntar-se a eles. Assim, conhece outros ativistas e juntos protestam contra a destruição ambiental.

Fotos da capa: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon

Por Lidia Capitani

Atualizado em 6 Jul 2021.