Guia da Semana

Entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, a cidade de São Paulo recebe a 24ª Bienal Internacional do Livro. Para quem ainda se questiona sobre a importância do evento, a gente responde: uma recente pesquisa, realizada pela Retratos da Leitura, divulgou que apenas 53% da população brasileira tem o hábito da leitura e que essa porcentagem lê uma média de 5 livros por ano, sendo que apenas 2 deles são terminados, o que representa um número extremamente baixo - ainda que tenha melhorado em comparação aos últimos anos. Dos 47% restantes, que não possuem o hábito, 30% deles nunca leram um livro na vida.

Assim, mais do que o fomento da indústria editorial, a Bienal existe para incentivar a leitura e conquistar novos leitores. Além do que, com este cenário, o evento torna-se ainda mais importante - e necessário - pois é um meio onde as crianças podem desenvolver o gosto, de modo que entram em contato não apenas com o livro físico, mas com todo um universo, que envolve contação de histórias, personagens, músicas, personalidades e ídolos.

Os organizadores esperam mais de 700 mil visitantes e investiram em algumas mudanças para trazer melhorias em relação ao fluxo de pessoas e conforto. Para isso, deixaram os corredores mais largos (antes os mais estreitos tinham 3m e os mais largos 5m e, hoje, são 5m e 10m), e contam com a instalação de mais banheiros e praças de alimentações maiores.

O tema deste ano é "Histórias em Todos os Sentidos", o que reafirma esse posicionamento e nos convida a vivenciar as muitas histórias que a Bienal pode contar, de acordo com os interesses de cada um, levando em conta que, se a arte pode proporcionar que nos encontremos conosco e possamos compreender o outro, que o façamos. Confira abaixo os destaques imperdíveis da programação:

ARENA CULTURAL BNDES

O espaço conta com a participação de autores best-sellers, nacionais e internacionais, para bate-papo com os visitantes e palestras sobre diversos assuntos relacionados à cultura e ao universo literário.

► MARIAN KEYES - ESCRITORA

Irish News

Autora do best-seller Melancia, a escritora irlandesa já vendeu mais de 22 mil exemplares no mundo inteiro. Para quem ainda não conhece, seus livros são famosos por abordarem o universo feminino com humor, escrita fluida e leveza. Com personagens que passam por problemas bem realistas; o luto, depressão pós-parto, problemas de relacionamento e violência doméstica estão entre os assuntos tratados.

► KÉFERA BUCHMANN - YOUTUBER


Com apenas 23 anos, Kéfera é atriz, vlogueira, apresentadora e escritora. Sua carreira como youtuber começou em 2010, e desde então já teve mais de 478 milhões de visualizações em seu canal. Em 2015 lançou seu primeiro livro "Muito Mais que 5inco Minutos", pela Companhia das Letras.

Data: 1/9 – quinta-feira
Horário: 17h

► THALITA REBOUÇAS - ESCRITORA


Jornalista de formação, aos 25 anos, publicou seu primeiro livro, “Traição Entre Amigas” e, ao longo de 15 anos de carreira, também escreveu o sucesso “Fala Sério, mãe!”. Escritora, tem diversas obras publicadas para o público jovem e é a autora que mais vende exemplares nesse segmento.

Data: 30/8 – terça-feira
Horário: 19h

JOUT JOUT - YOUTUBER

Depois de ter estourado com seu vídeo "Não Tira o Batom Vermelho", que soma mais de 2 milhões de visualizações, a youtuber de 25 anos virou referência como web celebridade e em 2016 ela lança o livro "Tá Todo Mundo Mal", pela Companhia das Letras.

Data: 2/9 – sexta-feira
Horário: 19h

► MAURO SÉRGIO CORTELLA - FILÓSOFO, ESCRITOR E DOUTOR EM EDUCAÇÃO

Filósofo, escritor, doutor em educação, palestrante e professor universitário, Mario Sergio Cortella é um pensador de extrema relevância. É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia e motivação e carreira como: “Nos Labirintos da Moral”, “Sobre a Esperança: Diálogo”, Não Nascemos Prontos! Provocações Filosóficas, Sobre a Esperança: Diálogo e outros.

► PC SIQUEIRA - YOUTUBER


O youtuber e apresentador brasileiro possui mais de 2 milhões de inscritos em sua conta no Youtube, sendo um dos grandes vloggers da chamada primeira geração de youtubers, faz muitos conteúdos para a internet, com assuntos variados, mas já trabalhou também na televisão, na MTV Brasil.

► LUIS FELIPE PONDÉ - FILÓSOFO E DOUTOR EM FILOSOFIA

Luis Felipe Pondé é filósofo, escritor, ensaísta e doutor em filosofia pela Universidade de Paris. Escreveu, entre outras obras, o Guia Politicamente Incorreto da Filosofia.

ESPAÇO MAURÍCIO DE SOUSA

O espaço conta com diversas atividades interativas, com brincadeiras, teatro de fantoches, pinturas e desenhos, além de uma exposição sobre os 80 anos da Turma da Mônica.

► LEANDRO KARNAL - HISTORIADOR E ESCRITOR

Historiador, Leandro Karnal tornou-se referência de pensador para pessoas de todas as idades, atingindo até mesmo o público jovem. Professor de História da América na UNICAMP, é autor de livros incríveis, atua como curador de diversas exposições e, sem dúvidas, é um grande nome da atualidade.

COZINHANDO COM PALAVRAS

Com curadoria do chef André Boccato, o espaço une culinária, literatura e cultura, uma verdadeira experiência gourmet no estilo sarau.

► MAURÍCIO SCHUARTZ

Criador da feirinha gastronômica em São Paulo, Maurício é também apresentador do programa Chefs da Rua, do canal Sony.

► DAGOBERTO TORRES

Apaixonado pela culinária Latino Americana, o chef Dagoberto Torres assina o cardápio e comanda o La Cocina del Suri.

► JEFFERSON RUEDA

M de Mulher

Jefferson Rueda comanda "A Casa do Porco", uma mistura de bar, restaurante e mercadinho, com releituras originais e criativas de pratos simplesmente incríveis.

SALÃO DE IDEIAS SESC SÃO PAULO E ITAÚ CULTURAL

elondres

O espaço traz discussões atuais com questões de relevância social e literatura. Entre os nomes, destacam-se o compositor e músico Martinho da Vila; o antropólogo, conferencista, consultor, colunista de jornal e produtor de TV Roberto DaMatta; a ilustradora alemã Stefanie Harjes, o economista Ladislaw Dowbor; a historiadora e feminista Margareth Rago e muitos outros.

CORDELÍRICOS

Sylvio Novelli - divulgação

Trata-se de um duelo de MC's que mistura rap com embolada comandado por Lirinha, do grupo Cordel do Fogo Encantado, e Gaspar, poeta e integrante do grupo Z'África Brasil, allém do Pequenos Sambistas, com o ator e compositor Cristiano Gouveia, que apresentará histórias inspiradas na obra de grandes sambistas brasileiros.

ARENA DE AUTÓGRAFOS

Contará com a presença dos autores da Arena Cultural para sessões de autógrafos com fãs, com destaque para Lucinda Riley, Ava Dellaira, Marian Keyes, Megan Maxwell, Jout Jout, MandyCandy, Kéfera e outros.

Para os autores mais procurados pelo público, será necessário retirar, antecipadamente, senhas online no próprio site da bienal a partir do dia 1º de agosto. Nesta data, o público poderá retirar senhas para as mesas:

- Mário Sérgio Cortella e Luís Felipe Pondé - 350 senhas
- Tarryn Fisher e Jen Sterling - 300 senhas
- MandyCandy e Chris Melo - 250 senhas

SERVIÇO

Quando: de 26 de agosto a 4 de setembro
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Quanto: De segunda a quinta feira: R$ 20; de sexta a domingo: R$ 25. Meia-entrada: Estudante / Funcionário SESC e comerciários. Menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam ingresso
Onde comprar: pela internet, no site da Tickets For Fun e fisicamente, nos pontos de venda listados aqui.

Para acessar a programação completa e conferir datas e horários, clique aqui.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 27 Ago 2016.