Guia da Semana
Literatura
Por Nathália Tourais

Mais de 15 atrações imperdíveis da Bienal do Livro 2016 em SP

Confira os destaques da 24ª edição do maior evento literário do país.

O historiador Leandro Karnal estará na Arena Cultural da Bienal para um bate-papo com os visitantes (Divulgação - Leandro Karnal)

Entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, a cidade de São Paulo recebe a 24ª Bienal Internacional do Livro. Para quem ainda se questiona sobre a importância do evento, a gente responde: uma recente pesquisa, realizada pela Retratos da Leitura, divulgou que apenas 53% da população brasileira tem o hábito da leitura e que essa porcentagem lê uma média de 5 livros por ano, sendo que apenas 2 deles são terminados, o que representa um número extremamente baixo - ainda que tenha melhorado em comparação aos últimos anos. Dos 47% restantes, que não possuem o hábito, 30% deles nunca leram um livro na vida. 

Assim, mais do que o fomento da indústria editorial, a Bienal existe para incentivar a leitura e conquistar novos leitores. Além do que, com este cenário, o evento torna-se ainda mais importante - e necessário - pois é um meio onde as crianças podem desenvolver o gosto, de modo que entram em contato não apenas com o livro físico, mas com todo um universo, que envolve contação de histórias, personagens, músicas, personalidades e ídolos.

Os organizadores esperam mais de 700 mil visitantes e investiram em algumas mudanças para trazer melhorias em relação ao fluxo de pessoas e conforto. Para isso, deixaram os corredores mais largos (antes os mais estreitos tinham 3m e os mais largos 5m e, hoje, são 5m e 10m), e contam com a instalação de mais banheiros e praças de alimentações maiores. 

O tema deste ano é "Histórias em Todos os Sentidos", o que reafirma esse posicionamento e nos convida a vivenciar as muitas histórias que a Bienal pode contar, de acordo com os interesses de cada um, levando em conta que, se a arte pode proporcionar que nos encontremos conosco e possamos compreender o outro, que o façamos. Confira abaixo os destaques imperdíveis da programação:

ARENA CULTURAL BNDES 

O espaço conta com a participação de autores best-sellers, nacionais e internacionais, para bate-papo com os visitantes e palestras sobre diversos assuntos relacionados à cultura e ao universo literário. 

► MARIAN KEYES - ESCRITORA 

Irish News

Autora do best-seller Melancia, a escritora irlandesa já vendeu mais de 22 mil exemplares no mundo inteiro. Para quem ainda não conhece, seus livros são famosos por abordarem o universo feminino com humor, escrita fluida e leveza. Com personagens que passam por problemas bem realistas; o luto, depressão pós-parto, problemas de relacionamento e violência doméstica estão entre os assuntos tratados. 

► KÉFERA BUCHMANN - YOUTUBER 


Com apenas 23 anos, Kéfera é atriz, vlogueira, apresentadora e escritora. Sua carreira como youtuber começou em 2010, e desde então já teve mais de 478 milhões de visualizações em seu canal. Em 2015 lançou seu primeiro livro "Muito Mais que 5inco Minutos", pela Companhia das Letras.

Data: 1/9 – quinta-feira
Horário: 17h

► THALITA REBOUÇAS - ESCRITORA


Jornalista de formação, aos 25 anos, publicou seu primeiro livro, “Traição Entre Amigas” e, ao longo de 15 anos de carreira, também escreveu o sucesso “Fala Sério, mãe!”. Escritora, tem diversas obras publicadas para o público jovem e é a autora que mais vende exemplares nesse segmento. 

Data: 30/8 – terça-feira
Horário: 19h

JOUT JOUT - YOUTUBER

Depois de ter estourado com seu vídeo "Não Tira o Batom Vermelho", que soma mais de 2 milhões de visualizações, a youtuber de 25 anos virou referência como web celebridade e em 2016 ela lança o livro "Tá Todo Mundo Mal", pela Companhia das Letras.

Data: 2/9 – sexta-feira
Horário: 19h

► MAURO SÉRGIO CORTELLA - FILÓSOFO, ESCRITOR E DOUTOR EM EDUCAÇÃO

Filósofo, escritor, doutor em educação, palestrante e professor universitário, Mario Sergio Cortella é um pensador de extrema relevância. É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia e motivação e carreira como: “Nos Labirintos da Moral”, “Sobre a Esperança: Diálogo”, Não Nascemos Prontos! Provocações Filosóficas, Sobre a Esperança: Diálogo e outros.

► PC SIQUEIRA - YOUTUBER


O youtuber e apresentador brasileiro possui mais de 2 milhões de inscritos em sua conta no Youtube, sendo um dos grandes vloggers da chamada primeira geração de youtubers, faz muitos conteúdos para a internet, com assuntos variados, mas já trabalhou também na televisão, na MTV Brasil.

► LUIS FELIPE PONDÉ - FILÓSOFO E DOUTOR EM FILOSOFIA

Luis Felipe Pondé é filósofo, escritor, ensaísta e doutor em filosofia pela Universidade de Paris. Escreveu, entre outras obras, o Guia Politicamente Incorreto da Filosofia. 

ESPAÇO MAURÍCIO DE SOUSA

O espaço conta com diversas atividades interativas, com brincadeiras, teatro de fantoches, pinturas e desenhos, além de uma exposição sobre os 80 anos da Turma da Mônica. 

► LEANDRO KARNAL - HISTORIADOR E ESCRITOR

Historiador, Leandro Karnal tornou-se referência de pensador para pessoas de todas as idades, atingindo até mesmo o público jovem. Professor de História da América na UNICAMP, é autor de livros incríveis, atua como curador de diversas exposições e, sem dúvidas, é um grande nome da atualidade.

COZINHANDO COM PALAVRAS 

Com curadoria do chef André Boccato, o espaço une culinária, literatura e cultura, uma verdadeira experiência gourmet no estilo sarau. 

► MAURÍCIO SCHUARTZ

Criador da feirinha gastronômica em São Paulo, Maurício é também apresentador do programa Chefs da Rua, do canal Sony. 

► DAGOBERTO TORRES

Apaixonado pela culinária Latino Americana, o chef Dagoberto Torres assina o cardápio e comanda o La Cocina del Suri.

► JEFFERSON RUEDA

M de Mulher

Jefferson Rueda comanda "A Casa do Porco", uma mistura de bar, restaurante e mercadinho, com releituras originais e criativas de pratos simplesmente incríveis.

SALÃO DE IDEIAS SESC SÃO PAULO E ITAÚ CULTURAL

elondres

O espaço traz discussões atuais com questões de relevância social e literatura. Entre os nomes, destacam-se o compositor e músico Martinho da Vila; o antropólogo, conferencista, consultor, colunista de jornal e produtor de TV Roberto DaMatta; a ilustradora alemã Stefanie Harjes, o economista Ladislaw Dowbor; a historiadora e feminista Margareth Rago e muitos outros. 

CORDELÍRICOS 

Sylvio Novelli - divulgação

Trata-se de um duelo de MC's que mistura rap com embolada comandado por Lirinha, do grupo Cordel do Fogo Encantado, e Gaspar, poeta e integrante do grupo Z'África Brasil, allém do Pequenos Sambistas, com o ator e compositor Cristiano Gouveia, que apresentará histórias inspiradas na obra de grandes sambistas brasileiros.

ARENA DE AUTÓGRAFOS 

Contará com a presença dos autores da Arena Cultural para sessões de autógrafos com fãs, com destaque para Lucinda Riley, Ava Dellaira, Marian Keyes, Megan Maxwell,  Jout Jout, MandyCandy, Kéfera e outros. 

Para os autores mais procurados pelo público, será necessário retirar, antecipadamente, senhas online no próprio site da bienal a partir do dia 1º de agosto. Nesta data, o público poderá retirar senhas para as mesas: 

- Mário Sérgio Cortella e Luís Felipe Pondé - 350 senhas
- Tarryn Fisher e Jen Sterling - 300 senhas
- MandyCandy e Chris Melo - 250 senhas

SERVIÇO

Quando: de 26 de agosto a 4 de setembro
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Quanto: De segunda a quinta feira: R$ 20; de sexta a domingo: R$ 25. Meia-entrada: Estudante / Funcionário SESC e comerciários. Menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam ingresso
Onde comprar: pela internet, no site da Tickets For Fun e fisicamente, nos pontos de venda listados aqui

Para acessar a programação completa e conferir datas e horários, clique aqui.


Por Nathália Tourais

Atualizado em 27 Ago 2016.

Mais notícias

10 clubes de leitura em São Paulo para participar se você ama livros

Literatura

7 aplicativos perfeitos para amantes de leitura

Literatura

Santos recebe a maior livraria flutuante do mundo em agosto; saiba mais!

Literatura

7 livros que inspiraram ótimas séries e valem a leitura

Literatura

10 livros em quadrinhos que você precisa ler se gosta do formato

Literatura

5 clubes de assinatura de livros para você experimentar

Literatura