Guia da Semana

Lembra quando a gente queria ouvir música tinha que gravar uma fitinha cassete e colocar no walkman? Tudo bem que depois veio o CD, mas ainda assim você tinha que carregar aqueles mil CDs na mochila.

+ Conheça aplicativos para pagar a conta do restaurante
+ Apps de foto que você não pode deixar de ter no bolso

+ 9 aplicativos para quem ama cinema

Com o mp3 tudo se transformou e suas músicas favoritas cabem em um objeto do tamanho de um dedo. Mas ainda, tem a música em stream, que é só você estar conectado e ouvir o que você quiser na hora que você quiser.

Pra você que é apaixonado por música, selecionamos os melhores aplicativos para ouvir aquela sua faixa favorita e de quebra, alguns outros que você vai adorar:

Rdio

O Rdio é tipo um Netflix, só que ao invés de filmes ele tem músicas. Por uma mensalidade fixa que funciona em todos os seus dispositivos, você pesquisa e busca seus álbuns favoritos. O mais legal é que ele também é uma rede social, isso permite que você fique sabendo o que seus amigos andam escutando.

Superplayer

Esse aplicativo é ótimo! Sabe quando você não sabe direito o que está afim de ouvir? É aí que o Superplayer entra. Você encontra diversas listas de músicas classificadas por gênero, atividade e humor. Tem coisas do tipo: “Pé na Jaca”, “Fumando Charuto” ou “Impressionando os Amigos Hipsters”. Mão na roda, né?

Pandora

Está entre os aplicativos de música mais populares, são mais de 140 milhões de usuários cadastrados. Funciona como uma rádio que vai tocando de acordo com o seu gosto musical, para puxar as músicas ele leva em conta a melodia, ritmo e letras. Você pode criar até 100 estações e compartilhados com seus amigos.

Grooveshark

O Grooveshark já está há algum tempo no mercado e é mais conhecido entre os usuários que costumam usar a plataforma no computador. Mas agora, com o aplicativo móvel, é possível levar as suas listas de reprodução do computador para o seu bolso. Tem coisa melhor?

Songza

Assim como o Superplayer, o Songza é aplicativo que tem diversas opções de playlists divididas entre gêneros, atividade e humor. Por exemplo, se você estiver no trabalho, é claro que não vai querer uma música barulhenta, então o aplicativo vai colocar pra tocar uma faixa com mais letra e menos ritmo, que é mais propício para manter o foco.

Shazam

Sabe aquele momento que você está ouvindo um som e adora mas não sabe o que é? O Shazam vai ser a sua salvação. Pressionando apenas um botão do aplicativo você vai descobrir quem está cantando e qual o nome da música. De lá, você também ir pro YouTube ou ouvir uma amostra de 30 segundos do iTunes ou no Rdio.

SoundHound

Assim como o Shazam, o SoundHound identifica músicas com todas as informações do artista e permite o compartilhamento nas redes sociais. A vantagem aqui é que ele pode reconhecer você cantando ou cantarolando melodias e também pode acessar sua biblioteca de música.

SoundCloud

Um dos melhores aplicativos para quem gosta de novidades. O SoundCloud é a maior comunidade mundial de artistas, bandas e podcasters, com isso, se torna uma plataforma musical em que é possível descobrir novas músicas todos os dias.

Traktor DJ

Tem vontade de ser DJ? Então é esse o aplicativo que você não pode deixar de ter no seu smartphone. O Traktor DJ tem acesso à sua biblioteca de músicas e assim você consegue discotecar em qualquer lugar. Além de oferecer dicas e ensinar a técnicas, o aplicativo tem diversos efeitos. Assim fica fácil, né?

Garage Band

Se a sua ideia é se arriscar na música, o GarageBand é um dos melhores aplicativos. Feito pela Apple, o Garage Band tem todos os tipos de ferramentas pra quem quer compor e gravar uma música. Você pode controlar todos os tipos de diferentes instrumentos, gravar sua voz usando o microfone embutido e ainda usar o misturador para afinar tudo.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 3 Jun 2014.