Guia da Semana

Com Will I See You, disponibilizado na web na manhã do dia 3 de setembro, Anitta deu um novo passo em sua carreira. O primeiro single em inglês da cantora, assinado junto ao americano Poo Bear, tem toques de bossa nova e é muito diferente de tudo o que ela já produziu antes.

A carreira de Larissa de Macedo Machado, conhecida pelo nome artístico de Anitta, começou em 2010 com a produtora independente Furacão 2000. Depois de muito sucesso como MC Anitta, lançou seu primeiro álbum de estúdio em 2013. Quatro anos depois, está cada vez mais longe daquela funkeira carioca, e já cantou e dançou diversos ritmos em três idiomas diferentes, apareceu nas manchetes do Brasil e fora daqui, e estrelou grandes parcerias internacionais.

O Guia da Semana preparou uma lista com as melhores músicas para relembrar a curta, porém animada, trajetória de Anitta.

“Meiga e Abusada”

Lançada originalmente em julho de 2012, ainda sob o contrato com a Furacão 2000, Meiga e Abusada fez tanto sucesso que foi relançada em 2013 pela Warner como parte integrante do primeiro álbum de estúdio da cantora, Anitta. Ainda com batidas de funk carioca, mas já apontando para o pop, o hit fez parte da trilha sonora da novela da Rede Globo, Amor à Vida, e virou olhos de todo o país na direção da carioca.


“Show das Poderosas”

Lançado em abril de 2013, o segundo single do álbum Anitta foi o que realmente marcou o momento da cantora. Todos queriam aprender a coreografia do novo clipe que Anitta interpretou em todas as suas turnês oficiais, desde a primeira, Show das Poderosas Tour (2013-2014), até a recente Bang Tour (2015-2016). Foi com essa música que Anitta passou a ser considerada uma das promessas para o pop brasileiro.


“Bla Blá Blá”

Blá Blá Blá foi o carro-chefe do primeiro DVD da cantora e depois integrou seu segundo álbum de estúdio, Ritmo Perfeito. O single atingiu a segunda posição na lista Brasil Hot 100 Airplay da Billboard e já mostrou uma Anitta afastada da MC Anitta, com uma pegada mais eletropop.


“Cobertor” part. Projota

Uma balada com influências pop e R&B, o single também fez parte tanto do primeiro DVD da cantora, quanto do álbum Ritmo Perfeito. Foi a primeira vez que Anitta compôs e gravou uma música com um nome grande como Projota e a crítica sinalizou esse momento como uma virada decisiva na carreira da cantora, que deixou o funk carioca para trás e se consagrou como uma estrela pop no país.


“Deixa Ele Sofrer”

Lançado em 2015 como carro-chefe do seu terceiro álbum, Bang!, o single Deixa Ele Sofrer veio para reforçar a marca do poder feminino na carreira da carioca. Essencial na fase pop da cantora, a música fala sobre não se abalar diante do desdém de um homem e eternizou Anitta como a primeira cantora brasileira a ocupar o topo do ranking do Spotify Brasil.


“Bang”

O single deu nome ao álbum de maior sucesso da carreira da cantora. Construído principalmente sobre o R&B e o pop, Bang! também tem algumas influências do trap e do funk dos anos 1970, por exemplo, e recebeu diversos elogios da crítica especializada, além de ter alcançado a posição de terceiro álbum mais vendido no Brasil. O clipe também não deixou a desejar, dentro da vibe lúdica prevista para o projeto, trouxe uma produção visual agradável de se assistir e uma coreografia que todos queriam copiar.


“Sim ou Não” part. Maluma

A música composta em pareceria com o cantor colombiano Maluma foi a responsável por chamar a atenção internacional para a nossa estrela pop. Em tempos de Despacito, o reggaetón é um gênero no qual vale a pena se investir, e Anitta certamente sabia disso. Sem deixar o pop de lado, o reggaetón de Anitta e Maluma alcançou ótimas posições nos rankings nacionais e internacionais.


“Paradinha”

Realmente decidida a se lançar internacionalmente, Anitta resolveu investir nos seus fãs falantes da língua espanhola. Seu segundo single de 2017 – lançado quatro meses depois do sucesso Você Partiu Meu Coração – foi o primeiro da cantora a ser inteiramente gravado em espanhol. A música, que buscou influência em dois gêneros musicais que têm feito sucesso no cenário internacional, o dancehall e o tropical house – Sorry de Justin Bieber e Work de Rihanna são dois exemplos –, alcançou as paradas de sucesso e grudou na cabeça de todo mundo.


“Sua Cara” – Major Lazer part. Anitta e Pabllo Vittar

Depois do sucesso internacional, Anitta foi convidada para participar da música Sua Cara, single do quarto álbum do grupo Major Lazer, Know No Better. A música está no mesmo espectro de gênero musical da Paradinha, e foi composta por Diplo, Anitta e outros nove artistas. Esperamos ansiosos para ver nossa estrela pop do momento e nossa mais famosa drag queen dançando no Deserto do Saara, e o vídeo bateu recordes no YouTube, com 20 milhões de visualizações em 24h – hoje já conta com mais de 150 milhões.


“Will I See You” part. Poo Bear

Depois de funk carioca, R&B, pop, reggaetón, sertanejo e tropical house, Anitta decidiu ousar com um pop com toques de bossa nova em seu primeiro single cantado em inglês. O vídeo teve mais de 5 milhões de visualizações em menos de 24h , e fez sentido que a cantora brasileira tenha escolhido levar um ritmo tão brasileiro para fora, mas a música é muito diferente de tudo o que veio antes, muito mais tranquila e menos dançante, e despertou desconfiança nos fãs e na crítica especializada. Will I See You foi o primeiro single do projeto CheckMate, que, por quatro meses, lançou uma música inédita por mês e garantiu nada menos que novos 10 milhões de seguidores no Spotify da cantora.


“Vai Malandra” part. Mc Zaac, Maejor, Tropkillaz e DJ Yuri Martins

Depois de Is That For Me com o DJ Alesso e Downtown, com J Balvin, o mais influente cantor latino do momento, Anitta escolheu terminar o seu projeto CheckMate voltando às suas origens com um funk que promete estar entre os hits do próximo verão. O movimento final de seu jogo de xadrez foi mostrar para o mundo, depois de se internacionalizar com maestria – sendo uma das 50 artistas mais influentes nas redes sociais do mundo, segundo a Billboard –, que ela ainda é brasileira e é capaz de transitar pelos mais variados gêneros musicais – em três idiomas diferentes – sem abrir mão de suas raízes. Xeque-mate.

Atualizado em 19 Dez 2017.