Guia da Semana

11 discos consagrados que completam 20 anos em 2014

1994 lançou tantos álbuns históricos que aquele ano é conhecido como um dos melhores da música.

Há quem diga que 1994 foi "o ano da música". E não é à toa: O Rappa e Oasis surgiram, o Raimundos lançou seu primeiro disco, Green Day e Skank estouraram. Sem falar que o ano aparece em boa parte das listas de melhores discos de todos os tempos. Por isso, o Guia da Semana listou 11 álbuns que completam 20 anos em 2014.

+ Confira as músicas mais tocadas nas rádios brasileiras em 2013
+ Shows internacionais que acontecem no Brasil em 2014

+ Veja também as melhores músicas de 2013

Aqui você vai poder relembrar e (por que não?) conhecer o que estava nas paradas de sucesso do Brasil e do mundo. Confira e saiba por que estes discos são referência até hoje.

Raimundos | Raimundos

O disco de estreia da banda Raimundos foi de extrema importância para o cenário do rock brasileiro nos anos 1990. O álbum chegou à marca de 120 mil discos vendidos em poucas semanas e trouxe uma mistura de forró com som hardcore, intitulado mais tarde de forró-core.

Alice in Chains | Jar of Files

Logo em janeiro daquele ano, a banda Alice in Chains lançou Jars of Flies, o primeiro EP a chegar à primeira posição na Billboard. Este feito só iria se repetir 10 anos depois, com o lançamento de Collision Course, da banda Linkin Park em parceria com Jay-Z.

Blur | Parklife

Após uma redução de vendas com o álbum Modern Life Is Rubbish (1993), o terceiro álbum da banda de rock alternativo Blur, intitulado Parklife, ascendeu a banda às paradas de sucesso novamente. Além disso, o disco foi um dos responsáveis por aquecer o mercado de Britpop.

Beck | Mellow Gold

1994 foi o ponto alto da carreira de Beck. Mellow Gold recebeu cinco estrelas dos principais críticos musicais da época, incluindo o The Rolling Stone Album Guide. Além disso, o álbum trouxe um dos maiores hinos da música indie, Loser.

Skank | Calango

Calango é o segundo álbum da banda Skank. Com mais de 1 milhão de cópias vendidas, foi responsável pela popularização do grupo. O disco conta com músicas como "É Proibido Fumar", "Jackie Tequila" e "Te Ver".

Marisa Monte | Verde, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão

Segundo a revista Rolling Stone, o terceiro álbum da cantora Marisa Monte está entre os 100 melhores discos da história da música brasileira. Foi o primeiro trabalho produzido pela própria cantora e foi um dos mais vendidos e premiados da época.

Green Day | Dookie

Dookie é o terceiro álbum da banda Green Day e causou grandes controvérsias no cenário do punk rock. Além disso, foi o responsável pelo grupo estourar, venceu o Grammy de melhor disco de música alternativa e está em quase todas as listas de melhores álbuns dos anos 1990. O disco ocupa a 50ª posição dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame e está em 193º na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone.

Chico Science & Nação Zumbi | Da Lama ao Caos

Da Lama ao Caos é o primeiro álbum de estúdio da banda Chico Science & Nação Zumbi. Ele inaugurou a cena manguebeat e foi um dos principais influenciadores do rock brasileiro dos anos 1990. Tido como um dos melhores discos brasileiros de todos os tempos, o trabalho está na lista dos 100 melhores discos da música brasileira na 13ª posição, feita pela Rolling Stone.

The Offspring | Smash

Com mais milhões de cópias vendidas no mundo todo, Smash é o álbum comercializado por gravadora independente mais vendido de todos os tempos. O sucesso foi tamanho que despertou uma disputa entre as grandes gravadoras da época a fim de contratarem a banda The Offspring. 

O Rappa | O Rappa

Em 1994, a banda O Rappa estreiava no cenário musical com um ritimo eclético e letras engajadas. Aliás, O Rappa mantém o sucesso tocando até hoje nas rádios brasileiras com a mesma fórmula.

Oasis | Definitely Maybe

Com estreia também em 1994, a banda Oasis lançou Definitely Maybe. O sucesso foi imediato: álbum de estreia que vendeu mais rápido na história da Inglaterra e considerado o melhor álbum de estreia de todos os tempos!

 

Atualizado em 15 Jan 2014.

Por Bruno Ibaldo
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

12 músicas que falam sobre comida (e que você precisa adicionar na sua playlist)

Canções inspiradoras que vão abrir o apetite de qualquer um

Os melhores clipes de 2018... até agora

Confira algumas produções que têm se destacado no mundo da música

Conheça as músicas da Copa do Mundo de 2018

Tem funk, pop, samba e até mistura de axé com funk!

Mais de 15 funks obrigatórios na playlist do Carnaval 2018

Funk pode não ser o seu gênero musical preferido, mas que ele anima qualquer festa, ele anima

Após retorno, Rouge lança clipe do primeiro single "Bailando"; assista!

Faixa também está disponível em todos os serviços de streaming

Além da marcha nupcial: 7 músicas para a entrada da noiva

Prepare os lencinhos: você vai se emocionar com essas músicas!

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.