Guia da Semana

No dicionário, brega é quem gosto duvidoso ou mau gosto. Na música, é um gênero que, mesmo sem definições rígidas de estilo, sempre fez e continua fazendo sucesso. O brega começou com letras românticas e foi se evoluindo até o tecnobrega ou brega pop, que é difundido principalmente no Norte do País.

+ Saiba os shows que rolam nessa semana em SP
+ Veja um roteiro com o melhor da programação grátis de SP

O Guia da Semana fez uma lista com alguns dos maiores ícones brega da música brasileira. Relembre alguns e opine quais estão faltando na lista:

Falcão

Apesar de ter ídolos como Raul Seixas, Bob Dylan e Frank Zappaé imbatível no brega. Além da música, o cara conseguiu juntar todos os elementos de vestuário brega numa pessoa só; um milhão de estampas sobrepostas, pochete, gravatas bizarras e a cereja do bolo: diversas coisas fixadas no paletó, como um girassol, porta-retrato, interruptor de luz, etc.

Sidney Magal

Realmente é preciso explicar? Sidney Magal conquistou gerações com "O Meu Sangue Ferve Por Você", "Sandra Rosa Madalena" e "Se Te Agarro Com Outro Te Mato" - canções que ele coreograva como ninguém. Seu estilo cigano, disco e latino conferiram a ele uma personalidade única. Fez diversas aparições em programas de TV, como o do Chacrinha, e gravou um longa, "Amante Latino", interpretando a si próprio.

Reginaldo Rossi

Depois que o gênero brega levou este nome, alguns artistas se ofenderam pelo tom pejorativo. Mas não Reginaldo Rossi, que adotou o título de Rei do Brega. O cantor, que ficou muito famoso com o hit "Garçon", começou sua carreira sob influência dos Beatles e da Jovem Guarda. Fez parte da primeira banda de rock nordestina, a The Silver Jets, mas encontrou seu lugar no brega romântico.

Cauby Peixoto

Conceiiiiçãããããão. Isso é o que vem à mente de todos quando o assunto é Cauby Peixoto. O cantor, do alto de seus 82 anos, sendo uns 70 em atividade musical, ainda faz shows periódicos, vez em quando no Bar Brahma, em São Paulo. Seus ternos e acessórios brilhantes, sobrancelha pintada e peruca fazem dele uma das maiores figuras brega da música brasileira.

Banda Calypso

A dupla Joelma e Chimbinha é da nova geração do brega - começaram as atividades em 1999 -, assim como Gaby Amarantos, que tem sucesso recente. Suas músicas mixam o calipso, o brega e o pop com forte influência de ritmos de Belém do Pará. Seus maiores sucessos são "Cavalo Manco", "A Lua Me Traiu", "Me Beija Agora", entre outras.

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 11 Nov 2013.