Guia da Semana

Um dos grandes guitarristas do mundo, de uma das maiores bandas da história: Keith Richards. O integrante dos Rolling Stones completa 70 anos na quarta-feira, 18 de dezembro - mesma data de aniversário de casamento com Patti Hansen, sua esposa. Sucesso, drogas, brigas, entre outros, marcam a trajetória de um dos grandes músicos da história do rock ainda vivos.

+ Veja os shows internacionais confirmados para 2014 no Brasil
+ Saiba quais shows rolam esta semana em SP

Os Stones foram oficialmente assim chamados no dia 12 de julho de 1962, fazendo dos ingleses um dos grupos mais antigos ainda em atividade. O que faz de Richards um dos maiores músicos de todos os tempos são vários fatores: sua figura como rockstar, sua maneira de tocar guitarra, com um estilo e riffs completamente inovadores, sua aparente imortalidade às quantidades exorbitantes de drogas que consumiu, entre tantos outros.

Um dos segredos da sonoridade única que produz é a afinação de sua guitarra, inspirada em Robert Johnson e Charley Patton, mestres do blues. Richards mudou a afinação das cordas de mi-lá-ré-sol-si-mi para ré-sol-ré-sol-si-ré. Dessa forma, produziu os riffs de Tumbling Dice, Brown Sugar, Honky Tonk Women, All Down the Line,Can’t You Hear Me Knocking, entre outros, com um som completamente característico, numa Fender Telecaster.

Para comemorar o aniversário do músico, o Guia da Semana escolheu 7 músicas para os 70 anos de Keith Richards.

rolling stones by rafaela barcha piccin on Grooveshark

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 18 Dez 2013.