Guia da Semana

Está enganado quem pensa que música eletrônica é sinônimo de artistas gringos. Nos últimos anos, o Brasil tem revelado artistas incríveis de norte a sul que estão ganhando espaço nas playlists e em festivais brasileiros.

Tropkillaz, Jaloo e Alok possuem sons totalmente distintos. Conheça esses e outros DJs brasileiros que mandam muito bem na música eletrônica e você precisa ouvir já!

Tropkillaz

O Tropkillaz é um duo formado pelos produtores brasileiros André Laudz e Zé Gonzales (Zegon). Zegon é um dos DJs/produtores mais respeitadas do Brasil - com uma carreira de mais de 20 anos, e tendo trabalhado em mais de 100 gravações, incluindo colaborações com Kanye West, M.I.A, David Byrne (Talking Heads), George Clinton, entre outros. Já o Laudz tem apenas 5 anos de experiência, mas já trabalhou com nomes como Snoop Dogg, Dr. Dre e MCs brasileiros. Juntos, os dois criam um som que mistura Electro, Hip Hop, e amostras latino em um estilo único, motivo de orgulho para o Brasil. Um dos hits de maior sucesso é Tombei, com participação de Karol Conka, e Baby Baby:

Jaloo

Difícil explicar o estilo de Jaloo, é daqueles sons que só o Brasil poderia nos proporcionar. De Castanhal (Pará) para o mundo, há quatro anos, Jaloo - como o paraense Jaime Melo é conhecido - vem exercitando seu lado musical com uma série de versões únicas para hits, sejam eles covers, remixes ou mashups. Com lançamento do EP Insight, Jaloo faz sua despedida do caminhar sozinho no meio musical para ganhar a direção artística de Carlos Eduardo Miranda. São três músicas autorais unificando a influência do tecnobrega com o pop atual, um toque das novas divas do R&B e muita eletrônica de vanguarda. Além disso, as produções do clipes valem o clique, caso de Last Dance:

Alok

Influenciado pelos pais, Ekanta e Swarup (DJs), o brasiliense Alok Petrillo iniciou carreira em 2004 e em 2007, aos 17 anos, já se apresentava às multidões. Como produtor, conquistou destaque na cena nacional com estilo peculiar, traços underground's e grooves da house music com um estilo que prefere não ser categorizado. Em 2014 foi escolhido pela Revista House Mag como Dj número 1 do Brasil e recebeu o prêmio de melhor Dj pelo selo RMC (Rio Music Conference). Tornou-se ativo na cena internacional ao participar de apresentações em 4 continentes e hoje, completa o casting de uma das maiores agências artísticas dos EUA: Liaison Artists. Alok também é um dos organizadores do Festival Universo Paralello e cabeça responsável pelo 'UP Club Stage', a pista alternativa onde se apresentam nomes consagrados da cena mundial. Em 2015, alcançou a posição #44TOP 100 da DJ Mag Mundial sendo o único Brasileiro. E, finalmente, em 2016 foi uma das atrações do Lollapalooza Brasil. Confira o som de Alok:

The Drone Lovers

O trio paulistano The Drone Lovers é composto pelo veterano da house Davis Genuino, responsável pelas programações e pelos drum machines; Pedro Zopelar, que dá o acento melódico a guitarra, piano, baixo e synths; e Erica Alves, que dá a doçura aos vocais e às composições. A união dos três dá um clima multifacetado à música, banhado na house, mas também no rock e na disco. Com batidas orgânicas, resgatando a vibe disco; baixos palhetados, eventualmente distorcidos; guitarras oscilando entre grooves funkeados e solos melodioso e introspectivos, o som do Drone Lovers dispensa rótulos e assume suas diversas influências.

Gui Boratto

Nascido em São Paulo, Gui Boratto, arquiteto, músico, compositor e produtor iniciou sua carreira no setor publicitário em 1993. A partir de 2005 começou a dedicar-se a suas próprias produções e composições, mostrando ao público um lado autoral e mais personalizado às suas aptidões. Com inúmeras licenças com rótulos europeus respeitados, como Plastic City, Circle, Kompakt, Audiomatique, entre outros, Gui Boratto conseguiu aparecer no gráfico e playlists de pessoas como Michael Mayer, Tiefschwarz, Steve Bug, Phonique, Martin Landsky, Hernan Cattaneo, entre outros. O som é uma delícia, confira Beautiful Life:

LIVIT

LIVIT é um duo formado em Campinas de House Music. Groove e pegada são características marcantes em suas produções e apresentações. Formado pelos DJs e produtores Victor Rochetti e Tiago Melchior, LIVIT tem músicas lançadas por selos como LK2 Music – um dos maiores do Brasil – e The Groove Society – parceiro da Sony Music em Dubai e principal selo do Oriente Médio. Sua faixa "What Just Happened", foi tocada 20 mil vezes na semana em que foi ao ar e entrou para o top 50 de músicas mais virais do momento no Spotify Brasil. Ouça o hit mais famoso e agitadinho do duo, What Just Happened:

Felguk

Os cariocas Felipe "Fel" Lozinsky e Gustavo "Guk" Rozenthal estabeleceram-se ao longo dos anos como grandes referências da danc music. Desde 2007, o duo Felguk atinge pessoas de todo o mundo, tocando em clubes e festivais com sua assinatura electro house única. Desde que começaram o projeto, eles têm feito remixes oficiais para artistas como Madonna, Black Eyed Peas, David Guetta, Flo Rida e muitos mais. Em 2010, a carreira internacional começou quando a faixa "2nite" foi escolhida como tema do Electric Daisy Carnival. Ao longo da sua carreira, o duo Felguk tocou em festivais como EDC Las Vegas e Los Angeles, Tomorrowland na Bélgica, Ultra, Lollapalooza, Rock in Rio Brasil, Burning Man e muito mais. Confira o hit 2nite:

Elekfantz

Daniel Kuhnen e Leo Piovezani se conheceram cerca de vinte anos atrás, quando tocavam numa banda de blues. Músicos talentosos, eles nunca deixaram de se ligar nas novidades de produção mesmo fazendo um som mais puro. Porém, foi apenas depois de todo esse tempo que eles se reencontraram e, enfim, iniciaram um novo rumo em suas carreiras com o single Wish. A Elekfantz chamou a atenção do DJ e produtor Gui Boratto, que teve a dupla como a primeira contratada de seu selo D.O.C.. Confira um dos sons do duo, She Knows:

Por Marina Marques

Atualizado em 26 Mar 2016.