Guia da Semana
Música
Por Lidia Capitani

12 artistas de R&B que você precisa ouvir

Nomes como SZA, Doja Cat, Kali Uchis e Baco Exu do Blues estão na lista.

Kali Uchis, Kehlani e SZA (Fotos: Ben Houdijk / Shutterstock.com | stock_photo_world / Shutterstock.com | Hunter Crenian / Shutterstock.com)

Melodias tranquilas, vozes potentes e letras sobre amor. O R&B, um dos gêneros mais amados da música contemporânea, se espalhou pelo mundo, adquirindo diferentes significados em cada país. Nomes como Beyoncé, Alicia Keys e Marvin Gaye são algumas das referências, mas o gênero musical está em constante evolução, abrindo portas para novos artistas.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 12 artistas de R&B que você precisa ouvir o quanto antes. Confira:


► H.E.R

Gabriella Wilson é o nome por detrás do projeto H.E.R, acrônimo de Having Everything Revealed. É um dos nomes mais aclamados do R&B contemporâneo. Ela despontou em 2016, com seu EP “H.E.R. Vol. 1”, mas foi em 2019 que lançou o álbum "I used to know her", que ganhou o Grammy do ano nas categorias de “Melhor Álbum R&B” e “Melhor Performance R&B”. Com certeza não dá para falar de R&B sem mencionar H.E.R.


► Chloe x Halle

Formado em 2013, o duo é composto pelas irmãs gêmeas Chloe e Halle Bailey. No início, as irmãs postavam vídeos no YouTube fazendo covers de artistas como Beyoncé – e a própria cantora notou as garotas. Desde então, elas lançaram um EP e três discos, sendo o último chamado "Ungodly Hour", de 2020. Não deixe de conferir o som das garotas!


► SZA

SZA é o nome artístico da cantora Solána Imani Rowe, que é outra estrela do R&B em ascensão. Foi com o lançamento do seu primeiro disco, "Ctrl", que a compositora recebeu notoriedade e ganhou atenção do público, mercado e crítica. De tão especial, ela foi indicada a diversos prêmios da música, inclusive ao Grammy, e para praticamente todas as categorias de R&B.


► Daniel Caesar

Daniel Caesar é o nome artístico de Ashton Simmonds, cantor e compositor canadense de R&B e neo soul. "Freudian" foi o álbum de estreia dele, de 2017, e muito aclamado pela crítica. O disco conta com participações de Kali Uchis, H.E.R., Syd, Charlotte Day Wilson e Sean Leon. Já em 2019, o cantor lançou seu segundo disco, "Case Study 01", que contou com mais participações especiais: de Brandy, Pharrell Williams, John Mayer, Sean Leon e Jacob Collier. Daniel Caesar tem o poder de incluir vulnerabilidade e sutileza em suas canções.


► Doja Cat

Cantora e rapper americana, Amalaratna Zandile Dlamini é o nome real de Doja Cat. Ela começou a fazer barulho em 2018 com o clipe do single "Mooo!", que viralizou como meme. Depois, lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Amala”, em 2018, e uma remontagem deluxe em 2019. Já no fim de 2019, ela lançou seu segundo disco, “Hot Pink”, e estourou com o single "Say So", que alcançou o número 1 na Billboard.


► Kali Uchis

Kali Uchis é metade colombiana, metade estadunidense. A artista lançou seu primeiro álbum de estúdio, "Isolation", que a lançou à notoriedade, em 2018. Ela também foi indicada ao Grammy por sua música em colaboração com Daniel Caesar, "Get You", ao Grammy Latino. Não deixe de ouvir este incrível álbum aclamado pela crítica e descubra outra pérola do R&B.


► Mahalia

Mahalia é uma cantora jamaicana-britânica que lançou alguns EP’s e dois álbuns, “Diary Of Me” (2016) e “Love and Compromise” (2019). Com apenas 13 anos, ela firmou um contrato com uma gravadora. Hoje, aos 22, faz sucesso com singles como “Sober”; “What You Did”, com a participação de Ella Mai; e “Simmer”. Ouça essa incrível voz!


► Kehlani

Kehlani começou a fazer sucesso após sua participação no programa “American’s Got Talent”, enquanto fazia parte do grupo pop adolescente “PopLyfe”. Atualmente, ele segue carreira solo, na qual já lançou dois discos de R&B aclamados: “SweetSexySavage”, de 2017, e “It Was Good Until It Wasn't”, de 2020.


► Malía

Malía é uma das descobertas para o ano de 2020. Ela lançou seu primeiro disco “Escuta”, com participação de Jão e Rodriguinho. A artista mistura um vozeirão com energia cativante e beleza incomparável. Já em seu primeiro ano de carreira, participou do Rock In Rio 2019 e foi chamada pela cantora Alcione para cantar “Faz uma Loucura por Mim”, após lançar um vídeo cover da canção.


► Davi Sabbag

Davi, o brasileiro de Goiânia, fazia parte do trio Banda Uó. Com o fim do grupo, em 2017, ele seguiu carreira solo. Assim, em 2018, Davi Sabbag lançou seu primeiro EP chamado “Quando”, mas foi em 2019 que lançou seu disco de estreia, “Ritual”, que possui os singles "Banquete", com participação de Jaloo, "Não Faz Diferença", com Urias, e "Ficar Sem Você".


► Baco Exu do Blues

Cantor, compositor e rapper brasileiro, Diogo Álvaro Ferreira Moncorvo, mais conhecido como Baco Exu do Blues, é de Salvador, Bahia, e ficou conhecido com seu segundo álbum, “Bluesman”, de 2018. Recentemente, lançou um EP feito em casa, durante a quarentena, chamado “Não Tem Bacanal na Quarentena”. O álbum fala sobre temas recentes, como a participação de Babu Santana no “Big Brother Brasil” e o meme da Cardi B falando sobre a pandemia de coronavírus.


► Alt Niss

Com dois EP's lançados, "Rimas e melodias", de 2017, e "A linha tênue", de 2019, Alt Niss é a nova promessa da produtora dos “Racionais”, Boogie Naipe. Eunice Santiago Albertini é o nome por detrás do projeto, que apesar de ser majoritariamente categorizado como R&B, possui influências do trap, house, Lo-fi e até synth pop.


Por Lidia Capitani

Atualizado em 22 Jul 2020.

Mais notícias

9 álbuns lançados em julho de 2020 que você precisa ouvir o quanto antes

Música

10 bandas de K-Pop para ouvir e entender o fenômeno

Música

Os melhores clipes de 2020... até agora

Música

12 novas divas do pop para ouvir o quanto antes

Música

10 álbuns lançados em junho para ouvir o quanto antes

Música

Os 10 melhores álbuns de 2020... até agora

Música