Guia da Semana

Tão distante de nós, brasileiros, a Rússia acabando sendo um destino distante não só geograficamente, mas também na parte cultural. Não é comum encontrar alguém que saiba detalhes sobre o estilo de vida de quem vive no país que tem Moscou como capital. E quando o assunto é música, provavelmente pouco saberiam citar o que se escuta por lá no momento.

Pois o maior país do mundo traz artistas que fazem sons muito parecidos com o que se escuta no restante do globo: rap, pop, música eletrônica e outros sons modernos não saem da playlist dos russos mais antenados em música. Ficou curioso? Então se esqueça da barreira do idioma e confira 7 bandas e cantores russos que você precisa conhecer!

1 - Timati (Тимати)

Quando o assunto é rap, Timati é um dos mais famosos nomes do estilo. Timur Ildarovich Yunusov, seu nome original, é cantor e compositor, produtor musical, ator e empresário. Ele colaborou com artistas americanos como Snoop Dogg, Busta Rhymes, P. Diddy e seu grupo Diddy - Dirty Money, Xzibit, Mario Winans, Fat Joe, Anthony Z, Eve e Timbaland.

2 - Nyusha (Нюша)

Nyusha é uma famosa cantora pop russa, considerada uma das mais bem-sucedidas do país, com oito singles no topo das paradas e detentora de vários recordes de sucesso. A artista vem de uma família de músicos e acumula hits desde 2009.

3 - Mooncake

Mooncake é uma banda pós-rock de Moscou criada em 2006 e composta por duas guitarras, um baixo, violão, teclados e bateria. Considera como seu objetivo principal fazer com que os ouvintes descubram em objetos de seu cotidiano um espaço cósmico. Seu som é muitas vezes comparado ao de Pink Floyd e Mogwai.

4 - Guf

O rapper russo Alexei Dolmatov, mais conhecido como Guf, acumula um grande número de visualizações em seus videoclipes no YouTube. Polêmico, o artista tem em seu passado acusações de envolvimento com drogas e de fazer propaganda sobre elas em suas músicas.

5 - Pizza (Группа ПИЦЦА)

O grupo foi fundado em 2010 e é liderado pelo artista Sergeem Prikazchikovym, que é autor, compositor e arranjador de canções da banda. O grupo tem uma grande popularidade, com milhões de visualizações em seus vídeos, e desde o início da carreira acumulou participações em trilhas sonoras de séries e filmes e dois álbuns de estúdio.

6 - Julia Volkova

O nome de Julia Volkova pode soar familiar, isso porque a cantora era uma das duas integrantes do duo t.A.T.u., sucesso nos anos 2000. A artista segue com carreira solo, com menos popularidade, mas ainda é um grande nome da música pop. Seus videoclipes sempre trazem histórias de amor picantes, alguns chegam até a conter censura no YouTube.

7 - SEREBRO

O girl grupo musical russo faz grande sucesso com suas músicas agitadas e clipes que abusam da sensualidade das garotas. Elena Temnikova, Olga Seryabkina, e Anastasya Karpova se juntaram em 2006, através do produtor Maxim Fadeev, muito conhecido nos lados orientais da Europa, e o grupo chegou a ser um dos mais populares no país em 2007.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 11 Set 2017.