Guia da Semana

O rap e o hip hop são gêneros que estão na indústria da música há muitos anos e fazem muito sucesso, seja nos Estados Unidos ou no Brasil. Grupos como Run DMC e Beastie Boys quebraram barreiras, assim como os brasileiros Racionais MC’s e Planet Hemp, que também são grandes agentes políticos e influenciadores do hip hop. Apesar do gênero possuir grandes nomes de carreira solo, há diversas bandas e duplas que fizeram e fazem sucesso.

Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 duplas e grupos de rap que você precisa ouvir o quanto antes. Vale destacar que a lista conta com nomes consagrados e recentes. Confira:


► Outkast

Você provavelmente já ouviu o hit “Hey Ya!”, da dupla americana de hip hop Outkast. Formada por André Lauren Benjamin (Andre 3000) e Antwan André Patton (Big Boi), a dupla mistura um pouco de tudo – desde funk, soul, eletrônica, rock, rap e blues. O Outkast fez muito sucesso, de 1991, quando foi fundada, até 2007, quando terminou. Neste período, sete discos foram produzidos. Entretanto, desde 2014 a dupla voltou à ativa.


► Run the Jewels

Run The Jewels, também conhecido pelas iniciais RTJ, é uma dupla de rap estadunidense composta pelo produtor-rapper El-P e pelo rapper Killer Mike. O duo, que surgiu em 2013, lançou seu primeiro disco homônimo de forma gratuita pela internet e logo recebeu boas críticas da mídia. Desde então, eles lançaram quatro discos, sendo o último intitulado “RTJ4”, lançado em 2020.


► Death Grips

Outro grupo de rap que nasceu nesta década e faz muito sucesso é Death Grips. Formado pelo vocalista MC Ride e pelos produtores Zach Hill e Andy Morin, o grupo de Sacramento, Califórnia, faz sucesso com seu estilo diferente que mistura hip hop, hardcore punk, dance e noise music.


► Run DMC

Já da velha escola do hip hop americano, o Run DMC foi um grupo de rap que fez sucesso durante os anos 80 e 90. Era formado por Jason "Jam-Master Jay" Mizell, Joseph "DJ Run" Simons e Darryl "D.M.C." McDaniels. Foi o segundo grupo de hip hop a entrar no hall da fama, mas o Run DMC também alcançou outras conquistas: o primeiro grupo de rap a colocar um álbum no número 1 da parada; o primeiro grupo de rap a aparecer na capa da revista “Rolling Stone”; e o único grupo de rap a se apresentar no icônico Live Aid, em 1985.


► Racionais MC’s

Já nas terras brasileiras, o Racionais é um grande grupo de hip hop nacional que influenciou gerações. Fundado em 1988, é formado por Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e o DJ KL Jay. Suas canções possuem um forte apelo político, de denúncia contra o racismo e preocupação com as vidas dos jovens negros e de periferia no Brasil. Drogas, crime organizado, brutalidade policial e exclusão social também são temas recorrentes das canções.


► Beastie Boys

Ainda nos anos 80, os Beastie Boys foi outro grupo de rap de que fez sucesso. Formado em 1981, em Nova York, o grupo era formado por Michael Diamond (Mike D), Adam Yauch (MCA) e Adam Horovitz (Ad-Rock). Seu estilo mistura um pouco do rock e punk, inclusive, a banda é precursora para os gêneros rapcore e nu metal. Os Beastie Boys fizeram muito sucesso e conseguiram emplacar quatro álbuns no topo da Billboard.


► clipping

Já quem gosta de uma música mais experimental, deve conhecer o grupo clipping, formado em 2009, em Los Angeles. O grupo é composto pelo rapper Daveed Diggs e pelos produtores William Hutson e Jonathan Snipes. Seu estilo é parecido com Death Grips e My Bloody Valentine, que envolve o experimental, industrial e rap. clipping possui três discos, sendo o último intitulado “There Existed an Addiction to Blood”, de 2019.


► A Tribe Called Quest

A Tribe Called Quest é outro grupo de hip hop americano da década de 80, mas que também esteve em atividade até 2017. É composto pelo rapper e produtor Q-Tip e pelo DJ e Produtor Ali Shaheed Muhammad. O terceiro membro, Phife Dawg, morreu em 2016 devido a complicações da diabetes. O grupo é considerado um dos pioneiros do hip hop alternativo. Eles tiveram seis discos de estúdio, sendo o último lançado em 2016, chamado “We Got It From Here... Thank You 4 Your Service”.


► The Roots

Se você já assistiu ao programa “The Tonight Show” com Jimmy Fallon, provavelmente já se deparou com o grupo The Roots, que faz a musicalização ao vivo da atração desde 2014. Formado em 1987 por "Black Thought", "Questlove", Malik B., Leonard "Hub" Hubbard e Josh Abrams, o grupo faz misturas de jazz e hip hop, e possui uma carreira com 10 álbuns de estúdio.


► Planet Hemp

De volta para as terras brasileiras, o Planet Hemp é um dos grupos de rap mais famosos dos anos 90. Foi criado por Marcelo D2 e Skunk em 1993, no Rio de Janeiro, mas ao longo dos anos teve diversos integrantes conhecidos da música brasileira – caso de BNegão, Formigão, Bacalhau, Black Alien, entre outros. Depois de anos de sucesso, a banda virou tema de livro, "Mantenha o Respeito", e filme, "Legalize Já - Amizade Nunca Morre".

Por Lidia Capitani

Atualizado em 26 Ago 2020.