Guia da Semana
Música
Por Lidia Capitani

10 duplas e grupos de rap para ouvir se você curte o gênero

Outkast, Run The Jewel, Racionais MC’s, Run DMC e Death Grips estão na lista.

Dupla de hip hop Outkast (Foto: Sterling Munksgard / Shutterstock.com)

O rap e o hip hop são gêneros que estão na indústria da música há muitos anos e fazem muito sucesso, seja nos Estados Unidos ou no Brasil. Grupos como Run DMC e Beastie Boys quebraram barreiras, assim como os brasileiros Racionais MC’s e Planet Hemp, que também são grandes agentes políticos e influenciadores do hip hop. Apesar do gênero possuir grandes nomes de carreira solo, há diversas bandas e duplas que fizeram e fazem sucesso.

Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 duplas e grupos de rap que você precisa ouvir o quanto antes. Vale destacar que a lista conta com nomes consagrados e recentes. Confira:


► Outkast

Você provavelmente já ouviu o hit “Hey Ya!”, da dupla americana de hip hop Outkast. Formada por André Lauren Benjamin (Andre 3000) e Antwan André Patton (Big Boi), a dupla mistura um pouco de tudo – desde funk, soul, eletrônica, rock, rap e blues. O Outkast fez muito sucesso, de 1991, quando foi fundada, até 2007, quando terminou. Neste período, sete discos foram produzidos. Entretanto, desde 2014 a dupla voltou à ativa.


► Run the Jewels

Run The Jewels, também conhecido pelas iniciais RTJ, é uma dupla de rap estadunidense composta pelo produtor-rapper El-P e pelo rapper Killer Mike. O duo, que surgiu em 2013, lançou seu primeiro disco homônimo de forma gratuita pela internet e logo recebeu boas críticas da mídia. Desde então, eles lançaram quatro discos, sendo o último intitulado “RTJ4”, lançado em 2020.


► Death Grips

Outro grupo de rap que nasceu nesta década e faz muito sucesso é Death Grips. Formado pelo vocalista MC Ride e pelos produtores Zach Hill e Andy Morin, o grupo de Sacramento, Califórnia, faz sucesso com seu estilo diferente que mistura hip hop, hardcore punk, dance e noise music.


► Run DMC

Já da velha escola do hip hop americano, o Run DMC foi um grupo de rap que fez sucesso durante os anos 80 e 90. Era formado por Jason "Jam-Master Jay" Mizell, Joseph "DJ Run" Simons e Darryl "D.M.C." McDaniels. Foi o segundo grupo de hip hop a entrar no hall da fama, mas o Run DMC também alcançou outras conquistas: o primeiro grupo de rap a colocar um álbum no número 1 da parada; o primeiro grupo de rap a aparecer na capa da revista “Rolling Stone”; e o único grupo de rap a se apresentar no icônico Live Aid, em 1985.


► Racionais MC’s

Já nas terras brasileiras, o Racionais é um grande grupo de hip hop nacional que influenciou gerações. Fundado em 1988, é formado por Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e o DJ KL Jay. Suas canções possuem um forte apelo político, de denúncia contra o racismo e preocupação com as vidas dos jovens negros e de periferia no Brasil. Drogas, crime organizado, brutalidade policial e exclusão social também são temas recorrentes das canções.


► Beastie Boys

Ainda nos anos 80, os Beastie Boys foi outro grupo de rap de que fez sucesso. Formado em 1981, em Nova York, o grupo era formado por Michael Diamond (Mike D), Adam Yauch (MCA) e Adam Horovitz (Ad-Rock). Seu estilo mistura um pouco do rock e punk, inclusive, a banda é precursora para os gêneros rapcore e nu metal. Os Beastie Boys fizeram muito sucesso e conseguiram emplacar quatro álbuns no topo da Billboard.


► clipping

Já quem gosta de uma música mais experimental, deve conhecer o grupo clipping, formado em 2009, em Los Angeles. O grupo é composto pelo rapper Daveed Diggs e pelos produtores William Hutson e Jonathan Snipes. Seu estilo é parecido com Death Grips e My Bloody Valentine, que envolve o experimental, industrial e rap. clipping possui três discos, sendo o último intitulado “There Existed an Addiction to Blood”, de 2019.


► A Tribe Called Quest

A Tribe Called Quest é outro grupo de hip hop americano da década de 80, mas que também esteve em atividade até 2017. É composto pelo rapper e produtor Q-Tip e pelo DJ e Produtor Ali Shaheed Muhammad. O terceiro membro, Phife Dawg, morreu em 2016 devido a complicações da diabetes. O grupo é considerado um dos pioneiros do hip hop alternativo. Eles tiveram seis discos de estúdio, sendo o último lançado em 2016, chamado “We Got It From Here... Thank You 4 Your Service”.


► The Roots

Se você já assistiu ao programa “The Tonight Show” com Jimmy Fallon, provavelmente já se deparou com o grupo The Roots, que faz a musicalização ao vivo da atração desde 2014. Formado em 1987 por "Black Thought", "Questlove", Malik B., Leonard "Hub" Hubbard e Josh Abrams, o grupo faz misturas de jazz e hip hop, e possui uma carreira com 10 álbuns de estúdio.


► Planet Hemp

De volta para as terras brasileiras, o Planet Hemp é um dos grupos de rap mais famosos dos anos 90. Foi criado por Marcelo D2 e Skunk em 1993, no Rio de Janeiro, mas ao longo dos anos teve diversos integrantes conhecidos da música brasileira – caso de BNegão, Formigão, Bacalhau, Black Alien, entre outros. Depois de anos de sucesso, a banda virou tema de livro, "Mantenha o Respeito", e filme, "Legalize Já - Amizade Nunca Morre".


Por Lidia Capitani

Atualizado em 26 Ago 2020.

Mais notícias

Lista: saiba quais são os discos mais aguardados de 2021

Música

10 discos de David Bowie para ouvir o quanto antes

Música

7 discos lançados em dezembro de 2020 para ouvir o quanto antes

Música

Saiba quais foram os artistas mais ouvidos em 2020

Música

10 melhores discos internacionais de 2020

Música

Saiba quais são os melhores discos nacionais de 2020

Música
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!