Guia da Semana
Música
Por Lidia Capitani

15 discos nacionais lançados em setembro de 2019 que você precisa ouvir

Confira os novos lançamentos da música nacional de setembro de 2019.

Fotos: Marcos Hermes/Divulgação (via assessoria - Batucada Comunicação) | Divulgação (via assessoria - Batucada Comunicação)

Já conhece os novos lançamentos da música brasileira? Todos os meses são lançados discos de diversos gêneros, cada um mais criativo que o outro. São tantas músicas que fica difícil acompanhar os melhores álbuns.

Mas fique tranquilo(a), o Guia da Semana preparou um compilado com os melhores lançamentos de setembro de 2019 para você curtir o que há de melhor na música brasileira. Confira:


► daBossa

Foto: Divulgação (via assessoria - Batucada Comunicação)

daBossa é um projeto de Danilo Cutrim, que construiu sua reputação no pop punk brasileiro como vocalista e guitarrista do Forfun e, posteriormente, ele ampliou seus horizontes musicais com o BRAZA, junto com o violonista Jean Charnaux. Juntos, eles lançaram o primeiro álbum do projeto, Um Dois, que se inspira e homenageia os ritmos brasileiros samba-canção e bossa nova. Ouça esse álbum e se deixe deliciar pelo ritmo contagiante.


► Mave

Banda do Rio de Janeiro, Mave tem poucos meses de vida, mas segue em ritmo acelerado de produção. A banda lançou nas plataformas digitais em setembro seu primeiro EP, Arte Improvisada, que conta com três músicas: “Afogados”, “Tarde Cinza” e “Girassol”. Os planos da banda é lançar uma música por mês para, em 2020, lançar seu disco de estreia.


►Rico Ayade

Rico Ayade lança seu terceiro disco de estrada, Canções para Curar um Grande Amor, com músicas autorais e participação da cantora Illy em uma das faixas. Suas letras tratam de uma cura de um amor perdido, através da sonoridade e de poesias, que misturam elementos da música brasileira e do pop.


►Davi

Davi Sabbag, ex-Banda Uó, lançou seu primeiro disco solo chamado Ritual. Suas músicas falam sobre amor, espiritualidade, desejo e falta, e trazem um pop eletrônico muito contemporâneo, com muita influência do R&B e ritmos nordestinos. O disco ainda conta com a participação de Urias, Jaloo e Kafé.


► Jaloo

No início de setembro, o cantor Jaloo lançou o disco “Ft (part 1)”, totalmente recheado de participações especiais. Dentre os artistas que aparecem no disco constam Lia Clark, Karol Conká, Ceú, Gaby Amarantos e Mc Tha. O hiatus desde o lançamento de seu disco de estreia, em meados de 2015, finalmente foi quebrado e os fãs já podem aproveitar mais do cantor.


► Luísa e os Alquimistas

Foto: Divulgação (via assessoria - Conteúdo Comunicação)


Terceiro álbum do grupo Luísa e os Alquimistas está arrancando elogios da crítica. O disco reúne influências da música nordestina de estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Participam do álbum as cantoras e compositoras nordestinas e do norte MC e repentista, Jessica Caitano, Catarina Dee Jah, Doralyce, Sinta A Liga Crew e Jamila e Luê.


► Saskia

A cantora Saskia lançou álbum de estreia intitulado “Pq”, com apoio da Natura Musical. O disco ainda conta com produção de Mateus Miranda (Tabu) e Renato Godoy e pré-produção de Ava Rocha e Negro Leo. A cantora tem se destacado no circuito alternativo e já se apresentou em festivais como Bananada, Novas Frequências e Morrostock. Um disco que mistura experimentalismo com ativismo.


► Rashid

Rashid lançou seu sétimo disco de carreira, porém, este é diferente. Chamado Tão Real, o disco será lançado em três partes, sendo esta a primeira. O álbum fala muito sobre a vida negra e sua importância, além de falar sobre a cultura rastafari e reforçar seus ideias de liberdade e justiça.


► Ana Frango Elétrico

A artista carioca Ana Frango Elétrico lançou o disco Little Electric Chicken Heart. Suas canções são marcadas por ironias, sarcasmos e construções não convencionais. Ela é um dos nomes mais promissores da música alternativa brasileira. Dê uma conferida!


► Rael

Rapper paulista destaque na cena de hip hop brasileiro, Rael lançou seu último disco, chamado Capim-Cidreira, em setembro. O álbum é marcado por uma positividade e uma mistura de hip hop e reggae. Ao todo o disco conta com 10 faixas e ainda conta com a participação especial de Thiaguinho e o grupo Melim.


► Elza Soares

Foto: Marcos Hermes/Divulgação (via assessoria - Batucada Comunicação)


Elza Soares já está consagrada como um dos nomes da música brasileira contemporânea e seus discos vem fazendo um sucesso estrondoso de público. O novo álbum conta com 12 faixas, inéditas e regravações, e possui participações de BaianaSystem, Orkestra Rumpilezz, Virginia Rodrigues, BNegão, Pedro Loureiro e Rafael Mike. A obra fala muito sobre questões do tempo atual, principalmente do Brasil contemporâneo. Vale a pena ouvir e refletir.


► Céu

Um dos nomes mais proeminentes da música popular brasileira contemporânea, Céu lançou seu mais novo disco, Apká!, o quinto de sua carreira. O sucessor de Tropix (2016) é recheado de lirismos, característicos da cantora. Há músicas compostas por Caetano Veloso e Dinho, da banda Boogarins, e também conta com uma parceria com o grupo Tropkillaz.


► Jade Baraldo

Beats eletrônicos, acordes de violão e letras confessionais, esse é o disco de estreia de Jade Baraldo. As músicas misturam uma aura experimental com pop, e suas letras tratam de desejo, opressão, relacionamentos, raiva, sensualidade, tudo o que gira em torno de um término de relação.


► Castello Branco

Sermão é o novo disco de Castello Branco, o terceiro de sua carreira que faz parte de uma trilogia que começou com "Serviço" (2013) e "Sintoma" (2017). O disco fala sobre os tempos atuais, como se relacionar com os outros e como aproveitar melhor o tempo de agora. Sermão foi lançado no final de setembro, possui 11 faixas e faz parte do selo Natura Musical.


Por Lidia Capitani

Atualizado em 16 Out 2019.

Mais notícias

10 discos lançados em novembro de 2019 que você precisa ouvir

Música

10 álbuns nacionais lançados em outubro de 2019 que você precisa ouvir

Música

10 artistas e bandas do Rock in Rio 2019 que talvez você não conheça, mas deveria

Música

Músicas que prometem bombar no Carnaval 2019

Música

15 músicas que prometem bombar no verão 2019

Música

Saiba como assistir ao Grammy Latino 2019 ao vivo

Música