Guia da Semana

Já conhece os novos lançamentos da música brasileira? Todos os meses são lançados discos de diversos gêneros, cada um mais criativo que o outro. São tantas músicas que fica difícil acompanhar os melhores álbuns.

Mas fique tranquilo(a), o Guia da Semana preparou um compilado com os melhores lançamentos de setembro de 2019 para você curtir o que há de melhor na música brasileira. Confira:


► daBossa

Foto: Divulgação (via assessoria - Batucada Comunicação)

daBossa é um projeto de Danilo Cutrim, que construiu sua reputação no pop punk brasileiro como vocalista e guitarrista do Forfun e, posteriormente, ele ampliou seus horizontes musicais com o BRAZA, junto com o violonista Jean Charnaux. Juntos, eles lançaram o primeiro álbum do projeto, Um Dois, que se inspira e homenageia os ritmos brasileiros samba-canção e bossa nova. Ouça esse álbum e se deixe deliciar pelo ritmo contagiante.


► Mave

Banda do Rio de Janeiro, Mave tem poucos meses de vida, mas segue em ritmo acelerado de produção. A banda lançou nas plataformas digitais em setembro seu primeiro EP, Arte Improvisada, que conta com três músicas: “Afogados”, “Tarde Cinza” e “Girassol”. Os planos da banda é lançar uma música por mês para, em 2020, lançar seu disco de estreia.


►Rico Ayade

Rico Ayade lança seu terceiro disco de estrada, Canções para Curar um Grande Amor, com músicas autorais e participação da cantora Illy em uma das faixas. Suas letras tratam de uma cura de um amor perdido, através da sonoridade e de poesias, que misturam elementos da música brasileira e do pop.


►Davi

Davi Sabbag, ex-Banda Uó, lançou seu primeiro disco solo chamado Ritual. Suas músicas falam sobre amor, espiritualidade, desejo e falta, e trazem um pop eletrônico muito contemporâneo, com muita influência do R&B e ritmos nordestinos. O disco ainda conta com a participação de Urias, Jaloo e Kafé.


► Jaloo

No início de setembro, o cantor Jaloo lançou o disco “Ft (part 1)”, totalmente recheado de participações especiais. Dentre os artistas que aparecem no disco constam Lia Clark, Karol Conká, Ceú, Gaby Amarantos e Mc Tha. O hiatus desde o lançamento de seu disco de estreia, em meados de 2015, finalmente foi quebrado e os fãs já podem aproveitar mais do cantor.


► Luísa e os Alquimistas

Foto: Divulgação (via assessoria - Conteúdo Comunicação)


Terceiro álbum do grupo Luísa e os Alquimistas está arrancando elogios da crítica. O disco reúne influências da música nordestina de estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Participam do álbum as cantoras e compositoras nordestinas e do norte MC e repentista, Jessica Caitano, Catarina Dee Jah, Doralyce, Sinta A Liga Crew e Jamila e Luê.


► Saskia

A cantora Saskia lançou álbum de estreia intitulado “Pq”, com apoio da Natura Musical. O disco ainda conta com produção de Mateus Miranda (Tabu) e Renato Godoy e pré-produção de Ava Rocha e Negro Leo. A cantora tem se destacado no circuito alternativo e já se apresentou em festivais como Bananada, Novas Frequências e Morrostock. Um disco que mistura experimentalismo com ativismo.


► Rashid

Rashid lançou seu sétimo disco de carreira, porém, este é diferente. Chamado Tão Real, o disco será lançado em três partes, sendo esta a primeira. O álbum fala muito sobre a vida negra e sua importância, além de falar sobre a cultura rastafari e reforçar seus ideias de liberdade e justiça.


► Ana Frango Elétrico

A artista carioca Ana Frango Elétrico lançou o disco Little Electric Chicken Heart. Suas canções são marcadas por ironias, sarcasmos e construções não convencionais. Ela é um dos nomes mais promissores da música alternativa brasileira. Dê uma conferida!


► Rael

Rapper paulista destaque na cena de hip hop brasileiro, Rael lançou seu último disco, chamado Capim-Cidreira, em setembro. O álbum é marcado por uma positividade e uma mistura de hip hop e reggae. Ao todo o disco conta com 10 faixas e ainda conta com a participação especial de Thiaguinho e o grupo Melim.


► Elza Soares

Foto: Marcos Hermes/Divulgação (via assessoria - Batucada Comunicação)


Elza Soares já está consagrada como um dos nomes da música brasileira contemporânea e seus discos vem fazendo um sucesso estrondoso de público. O novo álbum conta com 12 faixas, inéditas e regravações, e possui participações de BaianaSystem, Orkestra Rumpilezz, Virginia Rodrigues, BNegão, Pedro Loureiro e Rafael Mike. A obra fala muito sobre questões do tempo atual, principalmente do Brasil contemporâneo. Vale a pena ouvir e refletir.


► Céu

Um dos nomes mais proeminentes da música popular brasileira contemporânea, Céu lançou seu mais novo disco, Apká!, o quinto de sua carreira. O sucessor de Tropix (2016) é recheado de lirismos, característicos da cantora. Há músicas compostas por Caetano Veloso e Dinho, da banda Boogarins, e também conta com uma parceria com o grupo Tropkillaz.


► Jade Baraldo

Beats eletrônicos, acordes de violão e letras confessionais, esse é o disco de estreia de Jade Baraldo. As músicas misturam uma aura experimental com pop, e suas letras tratam de desejo, opressão, relacionamentos, raiva, sensualidade, tudo o que gira em torno de um término de relação.


► Castello Branco

Sermão é o novo disco de Castello Branco, o terceiro de sua carreira que faz parte de uma trilogia que começou com "Serviço" (2013) e "Sintoma" (2017). O disco fala sobre os tempos atuais, como se relacionar com os outros e como aproveitar melhor o tempo de agora. Sermão foi lançado no final de setembro, possui 11 faixas e faz parte do selo Natura Musical.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 16 Out 2019.