Guia da Semana

“Tiro ao Álvaro”, “Trem das Onze”, “Saudosa Maloca” e “Samba do Arnesto” são todas composições do incrível e aclamado sambista Adoniran Barbosa. No dia 6 de agosto de 2020, o poeta completaria 110 anos, e como forma de homenagem, 11 artistas da música brasileira se aventuraram no projeto de gravar 11 canções inéditas compostas pelo sambista.

Assim, nasceu o projeto “Onze”, lançado em forma de playlist no Spotify. É uma bela forma de celebrar o legado deste artista tão carismático e que moldou parte importante da cultura brasileira. Artistas como Elza Soares, Zeca Baleiro, Di Melo, a banda Francisco El Hombre, Zé Ibarra, Rubel, Barro, Luê, Amanda Pacífico, Illy e o dueto ÀVUÀ fazem parte do projeto.

Já em relação às 11 músicas inéditas, os títulos são: “Bares da Vida”, “Careca Velha”, “Como Era Bom”, “Bolso de Fora”, “A Partida”, “Debaixo da Ponte”, “Vaso Quebrado”, “Feira Livre”, “Bebemorando”, “Dias de Festa” e “A Escola”. Além das canções, também há faixas comentadas de alguns artistas que participaram das músicas. Nos áudios, eles falam sobre os bastidores e a beleza do processo de gravação.

E que tal relembrar os grandes sucessos do sambista? Bote o corpo para mexer ao som dos icônicos sambas “Tiro ao Álvaro”, “Trem das Onze”, “Saudosa Maloca”, “Samba do Arnesto”, “Bom dia Tristeza”, “Despejo na Favela com Gonzaguinha”, “Apaga o fogo Mané”, entre tantos outros.

Ouça a playlist completa:

Por Lidia Capitani

Atualizado em 18 Ago 2020.