Guia da Semana

“O disco UM MINUTiiiiNHO não é temático. Tem músicas para todas as idades, de um a dez anos, e é mais trabalhado em cima dos arranjos”, explica o vocalista Paulo Tatit, sobre o mais recente trabalho do grupo Palavra Cantada.

>> Aplicativos para crianças
>> Disney on Ice - 100 anos de magia
>> Salões de beleza para crianças

Depois de quatro anos de hiato, Paulo Tatit e Sandra Peres reúnem em disco canções que nunca tiveram a oportunidade de entrar em seus projetos. Segundo Paulo, ele tinha 20 músicas quase prontas e guardadas no computador, que vieram sendo compostas desde o ano 2000. “É um disco que reuniu algumas músicas que estavam perdidas por aí e, como foram feitas em várias épocas, não estão a serviço de algum tema, não tem vínculo com nada, cada ideia veio de um jeito, isso é bem legal, fiz do jeito que eu quis”, conta.


Grupo lança álbum Um Minutiiinho

E é essa liberdade que permite a esse trabalho passear por diversas etapas da infância: tem músicas desde a "Bruxa Feia", para crianças de três e quatro anos, até a "O Papagaio Reginaldo", para crianças que já estão na escola. Um Minutiiinho tem 14 canções com guitarra, bateria, vibrafone, violão, baixo e parcerias com Zé Tatit (irmão de Paulo), Arnaldo Antunes e Alice Ruiz, na letra de “A Nossa Casa”, e Fernanda Takai, nos vocais de “Olha o Nenê”, além do Coral Infantil da Palavra Cantada, formado por 30 crianças.

Trajetória
Com 18 anos de carreira, o Palavra Cantada já lançou 155 músicas inéditas e acompanha uma geração. “Eu percebo que os pais estão cada vez mais envolvidos com o que os filhos estão ouvindo. O sucesso do Palavra Cantada se deve ao fato de os pais modernos se preocuparem com isso e as escolas se interessarem cada vez mais por temas fora das matérias. Dessa forma, nossa música é usada desde 1996, porque as escolas resolveram adotar e discutir outros temas”, diz Paulo Tatit.


O desenho Peixonauta, da Discovery Kids

Televisão
O Palavra Cantada também marca presença na telinha. A TV Cultura exibe diariamente o DVD Brincadeiras Musicais, no programa Quintal da Cultura. Eles também são os compositores da trilha sonora do desenho Peixonauta, da Discovery Kids. “Os temas foram baseados nas sonoridades brasileiras (folclórica, com berimbau e percussão). Não é um trabalho globalizado, tem uma cara, você sabe da onde vem”, explica Paulo Tatit. Além das trilhas dos episódios, eles fizeram um DVD de canções para cada personagem do Peixonauta.

Por Mariana Morais

Atualizado em 14 Mai 2012.