Guia da Semana

O Ano Novo Chinês, comemorado no dia 16 de fevereiro, já se tornou tradição em São Paulo e nada melhor do que aproveitar o melhor da data. Isso porque a cidade recebe muitas festas, comidas típicas, danças, apresentações e outras atividades especiais. A comemoração é muito aguardada tanto pela comunidade chinesa que vive por aqui quanto pelos próprios paulistanos que já se apaixonaram pela festa cheia de rituais e boas energias.

Quer saber onde comemorar o Ano Novo Chinês em São Paulo? Confira a programação:


► CHINA NA VILA

No dia 2 de fevereiro, das 17 às 20 horas, a Vila Butantan vai promover o China na Vila, evento em comemoração ao Ano Novo Chinês, que terá início no dia 5 de fevereiro, data da primeira Lua Nova do ano.

Os destaques da programação ficam por conta das aguardadas apresentações típicas da cultura chinesa, que serão realizadas pela ATS - Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Águia Lily Lau: a Dança do Dragão e a Dança do Leão.

Quando: 2 de fevereiro, das 17h às 20h
Onde: Rua Agostinho Cantu, 47
Preço: entrada gratuita


► PROJEÇÕES NA AVENIDA PAULISTA

Utilizando a técnica artística de projeção mapeada, o Ibrachina, Instituto Sociocultural Brasil China, fará uma projeção em homenagem ao Ano Novo Chinês na fachada do Shopping Center 3, no coração da Avenida Paulista.

A iniciativa faz parte das celebrações que o instituto prepara para a data, comemorada no dia 5 de fevereiro. A fachada do edifício será o pano de fundo para animações com símbolos e grafismos da cultura chinesa.

Quando: 2 e 3 de fevereiro, às 19h45
Onde: Av. Paulista, 2064
Preço: entrada gratuita


► FESTIVAL DA PRIMAVERA

O Festival da Primavera, realizado todos os anos em comemoração ao Ano Novo Chinês, será realizado nos dias 9 e 10 de fevereiro (sábado e domingo) na Praça da Liberdade, em São Paulo.

O Festival acontecerá no tradicional reduto da comunidade oriental e terá uma programação especial repleta de atrações culturais como as danças do Dragão e do Leão, artes marciais, massagem, acupuntura, caligrafia e apresentações musicais. As tradicionais barracas de artesanato e comidas típicas também marcarão presença na festa.

Quando: 9 e 10 de fevereiro
Onde: Praça da Liberdade
Preço: entrada gratuita


FESTIVAL DAS LANTERNAS

O Parque do Ibirapuera será o palco da grande festa de encerramento das comemorações do Ano Novo Chinês, celebrando o Ano do Porco. O ponto alto das comemorações será o show da banda chinesa de Pop-Rock Penicillin, que se apresentará pela primeira vez no Brasil durante o festival, às 20h na área de eventos em frente ao Planetário.

Quando: 16 de fevereiro, a partir das 10h
Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n [Portão 3]
Preço: Entrada gratuita


► ANO NOVO CHINÊS NO TEMPLO ZU LAI

Para celebrar a renovação de ciclo da cultura oriental, o Templo Zu Lai, o maior da América Latina, localizado em Cotia, realiza mais uma edição da festa do Ano Novo Chinês, com uma agenda repleta de atrações para toda a família.

O evento acontece no dia 17 de fevereiro, a partir das 10 horas, e a entrada é gratuita. O público poderá curtir desde a gastronomia marcante de um saudável almoço vegetariano (ou as comidinhas típicas das barracas que se espalham aos montes pelo local), até as apresentações especiais, as oficinas criativas, além das grandes estrelas do encontro: a Cerimônia dos Mil Budas e as aguardadas danças do Leão e do Dragão.

Quando: 17 de fevereiro, a partir das 10h
Onde: Rua Fernando Nobre, 1461 - Cotia [Templo Zu Lai]
Preço: entrada gratuita

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 3 Fev 2019.