Guia da Semana

A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 3 a 12 de agosto no Pavilhão do Anhembi, traz para o público inúmeros títulos de autores brasileiros e internacionais, bem como diversas atrações. Neste ano, a programação vai de painéis com influenciadores a novos nomes da literatura e sessões de autógrafos concorridíssimas.

Com tantas opções, a melhor dica é ficar de olho em algumas das melhores atrações da Bienal do Livro 2018 - assim dá tempo de se programar e não perder nada:

Encontro de fãs da saga Harry Potter


Foto: Shutterstock

A saga, que já tem mais de 20 anos de existência, possui uma legião de fãs fiéis, que levam para a vida real o mundo mágico de Hogwarts. O bate-papo fará uma regressão ao início da história e terá foco nos valores e ideias que foram responsáveis em transformar a marca Harry Potter em uma referência no cenário literário. A conversa ainda fala sobre os universos paralelos, como 'Animais Fantásticos e Onde Habitam'. O encontro terá sorteio de livros, boxes e kits para os participantes.

Data: 10 de agosto, sexta, às 20h
Onde: Espaço de Fãs

Bate-papo com Lázaro Ramos


Foto: Reprodução/Instagram @olazaroramos | Divulgação/Livro 'Na Minha Pele'

Autor da obra 'Na Minha Pele', o ator Lázaro Ramos vai dividir com o público detalhes da sua trajetória artística, além de comentários sobre o surgimento do seu primeiro livro e um debate a respeito da cultura negra no Brasil. Ramos é conhecido por seus papéis em diversas novelas, filmes, como 'Mundo Cão', e séries, como 'Mister Brau'.

Data: 06 de agosto, segunda, às 16h
Onde: Arena Cultural

Mesa com influenciadoras


Foto: Reprodução/Instagram @camilacoutinho | Reprodução/Instagram @vicceridono

A internet mudou muito ao longo dos últimos 10 anos e este é o assunto do bate-papo que vai acontecer entre Camila Coutinho, criadora do blog Garotas Estúpidas, Lu Ferreira, do Chata de Galocha, Cris Guerra, dona do Hoje Eu Vou Assim, e Vic Ceridono, do Dia de Beauté. O que as quatro têm em comum? Todas estrearam com seus canais digitais quando o online ainda era um mistério e mal se sabia o que era um blog. As influenciadores falarão um pouco sobre como suas vidas mudaram e o impacto que a exposição tem em sua rotina e vida pessoal.

Data: 07 de agosto, terça, às 18h30
Onde: Arena Cultural

Palestra com Mário Sérgio Cortella e Maurício de Souza


Foto: Reprodução/Instagram @cortellaoficial | Reprodução/Instagram @cortellaoficial

O desenhista Maurício de Souza e o filósofo Mária Sérgio Cortella convidam a todos para pensar o verdadeiro significado da troca de ideias. Ambos afirmam que pensar em conjunto é, além de mais prazeroso, um estímulo para a liberdade e criatividade. O duo é responsável pela obra 'Vamos Pensar + Um Pouco?', livro lançado em 2017 que dialoga com o público através da Turma da Mônica.

Data: 11 de agosto, sábado, às 11h
Onde: Arena Cultural

Bate-papo com Fernanda Montenegro


Foto: Reprodução/Instagram @fernandamontenegrooficial | Reprodução/Instagram @fernandamontenegrooficial

Considerada uma das melhores atrizes brasileiras, a dramaturga Fernanda Montenegro divide sua experiência e carreira com o público da Bienal do Livro. A atriz já foi indicada a premiações como o Oscar, em 1999, e ao Globo de Ouro. Entre suas obras literárias, Montenegro possui o livro 'Itinerário Fotobiográfico', projeto que envolve sua vida pessoal e profissional.

Data: 11 de agosto, sábado, às 16h
Onde: Arena Cultural

Debate sobre o feminismo


Foto: Reprodução/Instagram @garbindaiana | Reprodução/Instagram @juliafaria

A atriz e blogueira Julia Faria, autora do livro 'Para as Solteiras, Com Amor', se reúne com a jornalista e autora Daiana Garbin, criadora da obra 'Fazendo as Pazes Com o Corpo', para uma conversa sobre as questões que envolvem a mulher contemporânea, seja em relação ao seu corpo, autoimagem ou relacionamentos. As influenciadores questionam os padrões atuais e defendem a liberdade de escolha de cada um.

Data: 09 de agosto, quinta, às 18h30
Onde: Arena Cultural

Palestra para os apaixonados por gastronomia


Foto: Reprodução/Instagram @mocotorestaurante | Reprodução/Instagram @mocotorestaurante

O chef Rodrigo Oliveira, um dos principais nomes da culinária brasileira e criador do livro 'Mocotó - O Pai, O Filho e o Restaurante', se abre para a plateia e conta um pouco de sua história dentro das cozinhas. O bate-papo ainda traz à tona o processo criativo da obra literária lançada pelo chef.Mocotó - o Pai, o Filho e o RestauranteMocotó - o Pai, o Filho e o Restaurante

Data: 06 de agosto, sexta, às 16h
Onde: Arena Cultural

Bate-papo sobre organização pessoal e produtividade


Foto: Reprodução/Instagram @thaisgodinhooficial | Reprodução/Instagram @thaisgodinhooficial

Para quem é profissional na arte da desorganização, a empreendedora Thais Godinho vai dar uma aula sobre como colocar as coisas no lugar e deixar de lado a procrastinação. A escritora é expert no assunto e se dedica ao lema 'GTD', get things done. O tema se encaixou tanto na sua vida profissional que hoje Godinho é responsável por capacitar todo um time que ensina dezenas de pessoas a serem mais organizadas e produtivas.

Data: 07 de agosto, sexta, às 14h
Onde: Espaço do Saber


Compre seu ingresso para a Bienal do Livro 2018

Foto: Reprodução/Site Bienal do Livro | Reprodução/Instagram @camilacoutinho

Livros de terror como você nunca viu: 5 motivos para conhecer a editora Dark Side

Ela é a primeira no Brasil que foca em obras de terror e fantasia.

10 livros autobiograficos incríveis para se inspirar na vida de pessoas maravilhosas

Atores, cantores e personalidades colocam a cara à tapa para contar suas trajetórias pessoais e profissionais

15 livros que vão prender sua atenção e você precisa ler até o fim do ano

Suspense, drama e ótimas indicações pra sua vida profissional

Por Juliane Romanini

Atualizado em 6 Ago 2018.