Guia da Semana
Na Cidade
Por Lidia Capitani

Bienal de São Paulo: confira o novo site e visite as edições anteriores

Site da 34ª Bienal de São Paulo já está no ar com novidades; e você pode fazer visitas virtuais pelas edições passadas.

Obras do artista Daniel de Paula (Fotos: Andrea Rossetti | Filipe Berndt e PAC, Milano (via assessoria de imprensa - Conteúdo Comunicação))

Com o tema “Faz escuro mas eu canto”, a 34ª Bienal de São Paulo, que realizará sua mostra coletiva de 3 de outubro a 13 de dezembro de 2020, acaba de lançar um site exclusivo e bilíngue da edição. Agora, é possível ter acesso a todos os detalhes sobre as mostras coletiva e individuais, sobre a publicação educativa e textos inéditos sobre os artistas participantes.

No site, é possível ver detalhes das exposições (tanto da mostra coletiva quanto das individuais), conhecer mais profundamente os artistas já anunciados, visualizar o calendário completo do ano, baixar materiais educativos e publicações relacionadas, acessar vídeos e áudios produzidos pela Fundação para esta edição e entrar em contato com outros conteúdos referenciais, como imagens de obras dos artistas convidados, trocas curatoriais e assuntos complementares.


Faz Escuro Mas Eu Canto

Encarado mais como uma afirmação que como um tema, o título da 34ª Bienal de São Paulo, “Faz escuro mas eu canto”, é um verso do poeta Thiago de Mello (1926, Barreirinha, AM) publicado em livro homônimo do autor em 1965. Em sua obra, o poeta amazonense fala de maneira clara dos problemas e das esperanças de milhões de homens e mulheres ao redor do mundo:

"A esperança é universal, as desigualdades sociais são universais também (...). Estamos num momento em que o apocalipse está ganhando da utopia. Faz tempo que fiz a opção: entre o apocalipse e a utopia, eu fico com a utopia", afirma o escritor. Jacopo Crivelli Visconti completa: "por meio de seu título, a 34ª Bienal reconhece o estado de angústia do mundo contemporâneo enquanto realça a possibilidade de existência da arte como um gesto de resiliência, esperança e comunicação".


Edições passadas

Enquanto esperamos mais novidades sobre a 34º Bienal de São Paulo, é possível conferir as mostras passadas no site da Fundação Bienal. É possível ver os cartazes das edições anteriores, conferir fotos, assistir a vídeos e até fazer visitas virtuais em algumas edições. E o melhor: tem conteúdo de todas as edições passadas, desde 1951, ano da 1ª Bienal de São Paulo. Confira aqui!

Além disso, a 33ª edição da Bienal, que rolou em 2019 com o tema “Afinidades afetivas”, possui uma tour virtual que você também pode conferir. A edição contou com artistas que expuseram seus trabalhos ao lado de artistas que os influenciam ou que eles possuíam afinidades criativas. O resultado você confere nas fotos, tour virtual e vídeos da exposição.


Por Lidia Capitani

Atualizado em 20 Mai 2020.

Mais notícias

Jantar em roda gigante com vista para a Ponte Estaiada chega a São Paulo em outubro; saiba tudo!

Na Cidade

Festival do Pescado e Frutos do Mar chega ao Ceagesp com Paella à Marinera e outros clássicos

Na Cidade

Feriado em SP: passeios para aproveitar 7 de setembro na cidade

Na Cidade

Parque de infláveis PopHaus estreia brinquedos aquáticos na unidade do Tatuapé

Na Cidade

Casal @turistando dá dicas exclusivas para aproveitar o feriado de 7 de setembro

Na Cidade

Theatro Municipal comemora 110 anos com ópera multimídia e série no YouTube

Na Cidade