Guia da Semana
Na Cidade
Por Lidia Capitani

5 cine debates interessantes para participar em São Paulo

Discuta suas ideias; veja locais que sempre fazem cine debates.

Foto: Shutterstock

Cinéfilo de plantão sempre querendo discutir suas ideias com os amigos? Que tal frequentar um cine debate? Dá para aprender mais sobre cinema e sobre questões da atualidade. Em São Paulo há diversos locais que oferecem esta atividade, e o melhor é que muitos são de graça!

Há centros de cultura e salas de cinema de rua que vez ou outra organizam cine debates, porém, se quiser uma programação recorrente, o Guia da Semana selecionou 5 locais que prometem uma boa programação de debates para seu cinéfilo interior. Confira:

Museu de Arte Sacra

Foto: Shutterstock

O Museu de Arte Sacra, apesar de possuir um acervo com objetos religiosos, promove diversas atividades culturais interessantes. Uma delas é o cine debate, que acontece todo mês. Não é necessário se inscrever, ou pagar o ingresso, mas é bom chegar cedo porque há limite de lotação do auditório. Confira a programação.

Onde: Av. Tiradentes, 676 – Luz
Valores: Gratuito

Cinusp

O cinema pertencente à Universidade de São Paulo (USP) também organiza boas discussões em seus cine debates. Mas o cinema de lá funciona um pouco diferente dos mais comerciais: cada mês há uma exposição temática diferente. As discussões permeiam os assuntos dos filmes e trazem professores e pesquisadores da própria universidade para dar sua opinião. E o melhor de tudo: as sessões são gratuitas! Confira a programação.

Onde: Colméias - Favo 04, R. do Anfiteatro, 181 – Butantã
Valores: Gratuito

Maria Antonia

O centro cultural Maria Antonia pertence à Universidade de São Paulo e situa-se na região central de São Paulo, mas exibe a mesma exposição cinematográfica que o Cinusp. Entretanto, professores de cinema da USP organizaram um cine-debate em 2019 que ocorre regularmente duas vezes ao mês, sempre às segundas, às 18h30. O bate-papo é gratuito e aberto ao público. Confira a programação.

Onde: R. Maria Antônia, 258/294 - Vila Buarque
Valores: Gratuito

Sesc

Foto: Jo Galvao / Shutterstock.com

São diversas salas de cinema e auditórios do Sesc – de norte a sul, de leste a oeste – que organizam sessões de filmes com debates no final. Uma dica é conferir as programações do CineSesc na Rua Augusta e do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, próximo à estação de metrô Trianon-MASP.

Folha de São Paulo

O jornal Folha de São Paulo está sempre organizando cine debates dos filmes mais recentes ou de questões sociais da atualidade. Sem local fixo, as sessões ocorrem em vários pontos da cidade, porém, a entrada é gratuita e a discussão aprofundada é trazida por especialistas das áreas em questão retratadas no filme. Não se trata apenas de discutir as questões cinematográficas dos filmes, e sim trazer o debate para o lado da filosofia, cultura, política e arte. Uma verdadeira aula sobre a contemporaneidade.

Onde: Itinerante
Valores: Gratuito


Por Lidia Capitani

Atualizado em 16 Set 2019.

Mais notícias

Mirante com chão de vidro no centro de São Paulo inaugura dia 8 de agosto; saiba tudo!

Na Cidade

Do mesmo criador do Rock in Rio, The Town chega à São Paulo em setembro de 2023

Na Cidade

'Escape 60' lança sala em que jogadores precisam prender o maior mafioso da América Latina; saiba mais!

Na Cidade

Avenida Paulista será reaberta aos pedestres e ciclistas neste domingo, 18 de julho; saiba tudo!

Na Cidade

Museu da Língua Portuguesa reabre dia 31 de julho com exposição 'Língua Solta'; saiba tudo!

Na Cidade

Programação de junho do Museu do Futebol tem lives, interações educativas e workshop; saiba tudo!

Na Cidade