Guia da Semana

Que tal aproveitar o tempo livre em casa pra conferir alguma exposição virtual? Diversos museus do Brasil oferecem boas oportunidades para você se aprofundar em assuntos como arte, fotografia, cinema, esporte, cultura e história.

Ficou curioso(a)? Então, confira as exposições virtuais que o Guia da Semana selecionou para você curtir sem sair de casa:


► JOHN LENNON EM NOVA YORK POR BOB GRUEN, MIS

Foto: Linda Rowe (via assessoria - MIS)


O MIS disponibilizou um audioguia para a exposição do fotógrafo Bob Gruen, que estava em exposição antes da pandemia, e acompanha o cantor John Lennon por Nova York. O Audioguia amplia a experiência do visitante pela exposição e pode ser encontrado no site do museu.

Confira aqui


► CINEMA PAULISTA NOS ANOS 70, MIS

Em parceria com o Google Arts & Culture, o MIS apresenta três exposições online. A primeira, “Cinema Paulista nos anos 70”, traz uma galeria que narra a história do cinema na capital paulista durante os anos 1970.

Confira aqui


► A MULHER NA REVOLUÇÃO DE 32, MIS

Também em parceria com a plataforma do Google, o MIS traz a exposição virtual “A mulher na Revolução de 32”, que através de uma galeria de fotos, conta a participação das mulheres durante a revolução de 32, que marcou a revolução constitucionalista contra o governo Vargas.

Confira aqui


► LAMBE-LAMBE: FOTÓGRAFOS DE RUA EM SÃO PAULO NOS ANOS 1970, MIS

Uma viagem no tempo pelos movimentos políticos e artísticos da São Paulo. É o que propõe o MIS nas três exposições virtuais que traz pelo Google Artes & Culture. Em “Lambe-lambe”, o MIS traz uma galeria que relembra o papel e ofício dos fotógrafos de rua na São Paulo de 1970.

Confira aqui


EXPOSIÇÕES MUSEU DO FUTEBOL

Foto: Jo Galvao / Shutterstock.com

Em seu site e com parceria com o Google Arts & Cultura, o Museu do Futebol disponibiliza 14 exposições incríveis sobre o universo futebolístico. São exposições como “Mulheres, desobediência e resiliência”, “Visibilidade para o Futebol Feminino”, “Chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés”, “A "Michael Jackson": os primeiros chutes” e muito mais.

Confira aqui


► EXPOSIÇÕES MUSEU AFRO BRASIL

O Museu Afro Brasil disponibiliza 7 exposições virtuais através da plataforma do Google Arts & Culture sobre a cultura africana e suas influências no Brasil. São exposições como “O Maracatu e o Guerreiro de Alagoas: festividades afro-brasileiras”, “Panos e Tapas”, “Espíritos da África”, “Arte, adorno” e mais.

Confira aqui


► MESTIÇO, PINACOTECA

A Pinacoteca, em parceria com o Google Arts & Culture, disponibiliza a exposição “Mestiço” sobre a grande obra de mesmo nome do pintor consagrado Portinari. Na exposição virtual, você entenderá os pequenos detalhes desta obra e o porquê dela ser tão famosa.

Confira aqui


► PORTINARI: O PINTOR DO POVO

O Projeto Portinari, em parceria com o Google Arts & Culture, está com uma exposição virtual incrível sobre a obra e vida do pintor brasileiro. Em diversas galerias de fotos e pinturas, você pode conhecer mais sobre quem foi Portinari, sua trajetória através de uma linha do tempo e também suas mais diversas obras.

Confira aqui


► NOVOS TALENTOS, MUSEU PORTINARI

Foto: Divulgação (via assessoria - Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado)


O Museu Portinari está com uma exposição virtual chamada ‘Novos Talentos”, com pinturas de crianças de 9 a 12 anos inspiradas pelo artista Portinari. Nas aulas do projeto social, as crianças aprenderam sobre técnica, percepção, imaginação, sensibilidade e elementos como luz, plano, ponto, linha e movimento.

Confira aqui


► EXPOSIÇÕES ÍNDIA VANUÍRE

O site do museu Índia Vanuíre está com exposições imperdíveis sobre a cultura indígena no Brasil. São exposições que falam sobre dança, café, diversidade étnica, casamento e as mais diversas formas de arte indígena.

Confira aqui


► EXPOSIÇÕES FELÍCIA LEIRNER

O site do Museu Felícia Leirner possui exposições virtuais que você precisa conhecer. São exposições que envolvem a memória do próprio museu, fotografia e arte. “40 anos: 04 fotógrafos e 40 fotos”, “Felícia Leirner Natureza e Arte”, “Fotografias de Eduardo M. Garofalo” são algumas das exposições que você pode ver.

Confira aqui


► VIAGEM, SONHO E DESTINO, MUSEU DA IMIGRAÇÃO

O Museu da Imigração está com exposições virtuais ótimas sobre a vida dos imigrantes. “Viagem, sonho e destino” fala sobre a vinda dos imigrantes a São Paulo e como eles ajudaram a construir a cidade. A mostra traz uma trajetória dos imigrantes que desembarcaram no porto de Santos, hospedaram-se no Hospedaria de Imigrantes do Brás e criaram uma vida nova.

Confira aqui


► O CAMINHO DAS COISAS, MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Em parceria com o Google Arts & Culture, o Museu da Imigração traz a exposição virtual “O Caminho das Coisas”, que fala sobre a conservação e construção do acervo do museu. São três “Encontros com o Acervo”: o primeiro, com membros da comunidade lituana de São Paulo; o segundo, com representantes do Museu Histórico da Imigração Japonesa do Brasil; e o terceiro, com um antigo doador do museu.

Confira aqui


► PALÁCIO DA BOLSA OFICIAL DE CAFÉ, MUSEU DO CAFÉ

Foto: Diego Grandi / Shutterstock.com


A exposição “Palácio da Bolsa Oficial de café” do Museu do Café aborda a trajetória da construção deste palacete que abrigou a bolsa de café e hoje é o local do Museu do Café. Através desta galeria, você verá fotos e textos que trazem esta memória tão importante para o Brasil e São Paulo.

Confira aqui


► BENEDICTO CALIXTO, MUSEU DO CAFÉ

As três obras de Benedicto Calixto expostas no Museu do Café podem ser observadas online e acompanhadas com textos explicativos de cada detalhe. As pinturas contam um pouco da história de Santos na visão do pintor. É possível conhecer detalhes e curiosidades de cada uma das pinturas desse ícone da arte paulista.

Confira aqui


► MEMÓRIAS DA PRAÇA, MUSEU DO CAFÉ

A exposição virtual ‘Memórias da Praça’ é o fruto de quatro anos de pesquisas da praça por meio da História Oral. Em três momentos diferentes você poderá conhecer histórias de corretores, exportadores, ensacadores, catadeiras, classificadores, costureiras, estivadores, traders, diversos profissionais da cadeia comercial do café que atuaram na cidade de Santos. São depoimentos, fotos e textos que costuram a atuação desses profissionais em três momentos: o da Corretagem, da Armazenagem e o da Exportação.

Confira aqui


► EXPOSIÇÕES DO MAM

Foto: Divulgação (via assessoria - a4&holofote comunicação)


O MAM está com uma rica programação online para quem quer acessar cultura de forma fácil, gratuita e sem sair de casa. Parte da programação é composta por exposições online interessantes, como ‘Sinais/Signals’, com monotipias e objetos gráficos de Mira Schendel; ‘Ismael Nery: feminino e masculino’, que apresenta nus, retratos, autorretratos e obras surrealistas criadas por Nery; e ‘MAM 70: MAM e MAC USP’, coletiva que reúne obras do período inicial do Museu, entre 1949 e 1963, até trabalhos que entraram para o acervo após essa data e integram coleções do MAM e do MAC USP.

Confira aqui


► PORCELANA EUROPEIA DA COLEÇÃO DE EMA KLABIN

A mostra virtual “Porcelana Europeia” do Museu Ema Klabin traz uma seleção de 39 peças das manufaturas de Sèvres, Berlim, Viena, Meissen, Limoges, Coalport, entre outras, e busca narrar a história da porcelana europeia. Muitas destas porcelanas fizeram parte dos jantares que Ema Klabin organizou com presença de figuras ilustres.

Confira aqui


► FRAGMENTOS, MUSEU EMA KLABIN

Você também pode conferir a exposição Online “Fragmentos”, que faz uma retrospectiva da série Backdrop Grafite. Para isso, basta fazer download do volume um da ‘Revista Cadernos da Casa-Museu’ com a temática “Mulheres e seus Saberes”, e das publicações “A Casa da Rua Portugal” (2014), que conta a história do bairro Jardim Europa e da construção da Casa de Ema Klabin, e do livro “A coleção Ema Klabin”, que marca os dez anos da instituição.

Confira aqui


► SANDRA CINTO: DAS IDEIAS NA CABEÇA AOS OLHOS NO CÉU, ITAÚ CULTURAL

Foto: Ding Musa (via assessoria - Itaú Cultural)


O site do Itaú Cultural está com uma exposição virtual chamada “Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu”, que pode ser vista a partir do dia 6 de abril. A mostra está presente em três andares da organização, porém, devido à pandemia, foi transposta para o digital por meio de uma câmera 360 graus, que dá liberdade para o visitante se mover livremente pelos espaços, tendo uma visão completa da exposição.

Confira aqui


► EXPOSIÇÃO GALERIA F 28

A Galeria F 28 está com uma exposição virtual diretamente do seu Instagram, com fotos incríveis da cidade de São Paulo feita por diversos fotógrafos. A exposição conta com uma série de 10 fotos da cidade de São Paulo, quase todas inéditas, e que foram feitas em 2019. A ideia é que o perfil publique um artista a cada cinco dias.

Confira aqui


► O RIO DOS NAVEGANTES, MUSEU DE ARTE DO RIO

Ocupando três galerias do pavilhão de exposições, “O Rio dos Navegantes” apresenta ao público mais de 550 itens, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações, objetos, documentos e esculturas, que ajudam a contar a história do Rio de Janeiro como cidade portuária desde o século XVI. Na tour virtual disponível no canal do MAR no YouTube é possível percorrer todos os espaços da exposição e conhecer mais detalhes sobre as obras e temas que a compõem.

Confira aqui

Por Lidia Capitani

Atualizado em 14 Abr 2020.