Guia da Semana

É só chegar o inverno para querermos apenas ficar debaixo das cobertas e ver um filminho. Porém, a estação é também um ótimo momento para deixar a preguiça de lado e curtir os Festivais de Inverno que as cidades próximas a capital oferecem. Esses locais são conhecidos pelo clima frio - São Roque, Monte Verde, Paranapiacaba, Campos do Jordão - e aproveitam a estação mais para lançarem seus festivais recheados de música e gastronomia!

O Guia da Semana separou os principais festivais de inverno que estarão rolando nas cidades próximas a capital. Confira:

Festival de Inverno da Vinícola Góes 2017

O Festival de Inverno da Vinícola Góes já se consagrou como uma das melhores opções para aproveitar as férias de julho, inclusive, nesta edição, com novas opções de entretenimento e lazer. Com início no dia 1 de julho, as atrações acontecem sempre aos sábados e domingos, à partir das 13h, e se estendem até o dia 30.

No primeiro final de semana de festival, a Vinícola Góes expõe sua gama de produtos em um espaço exclusivo no Festival das Cerejeiras de São Roque, onde os visitantes têm a possibilidade de um passeio entre as floridas cerejeiras, podendo saborear um bom vinho com comidas típicas da culinária japonesa.

As atrações vão desde música ao vivo, chorinho, seresta, shows de MPB, bem como apresentação da banda sinfônica Conselheiro Mayrink, um espetáculo de dança irlandesa da Academia Mozart e do Circo Utopia para criançada, além da presença da Comitiva Brasil Poeira, que apresentará aos visitantes clássicos da música caipira.

Bier Haus em Campos do Jordão

Entre os dias 1º e 23 de julho, o Bier Haus se instala em Campos do Jordão, a 180 km de São Paulo. Inspirado pelos tradicionais biergartens da Alemanha – espaços ao ar livre utilizados para beber cerveja e conversar –, o evento reúne bons restaurantes e música ao vivo, garantindo animação aos finais de semana (até 23 de julho).

O espaço ocupará parte do Tênis Club, no bairro do Capivari, e contará com programações às sextas, das 18h à 00h, com apresentações de jazz da banda Hammond Grooves; aos sábados, das 12h à 00h, com shows da banda Monoclub Folk; e aos domingos, das 12h às 18h, com apresentações do DJ Latorre, Du Ferreira, Fatu e Thomas Basseto.

Entre as opções gastronômicas, o público encontrará a casa de grelhados Bassi, os hambúrgueres do Butcher’s e a culinária japonesa do Benihana. Uma pop-up store com diferentes produtos assinados pelas marcas de cerveja Serramalte e Colorado também estará à disposição dos visitantes.

Para visitar o Bier Haus é necessário comprar convite individual, no valor de R$ 15 consumíveis, na bilheteria do local.

Festival de Inverno de Campos do Jordão 2017

De 1 a 31 de julho, a cidade de Campos do Jordão, a cerca de 180 km de São Paulo, recebe o tradicional Festival de Inverno, que chega a sua 48ª edição. Ao todo serão mais de 80 apresentações de música, incluindo a da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que serão realizadas tanto em Campos do Jordão quanto em São Paulo.

As apresentações de Campos serão divididas entre o Auditório Claudio Santoro, a Praça do Capivari, a Capela do Palácio Boa Vista e a Igreja de Santa Terezinha. Já em São Paulo os shows acontecem na Sala São Paulo e Sala do Coro. Quem quiser prestigiar o evento, basta garantir o ingresso, que varia de R$ 25 a 50 reais.

Os concertos na Praça do Capivari, na Igreja de Santa Terezinha, na Capela do Palácio do Governo (Campos do Jordão) e na Sala do Coro (Sala São Paulo) são todos gratuitos.

Foto: Shutterstock

Festival de Inverno de Cabreúva 2017

A cidade de Cabreúva, a cerca de 80 km de São Paulo, se prepara para sediar o 1º Festival de Inverno, que acontece nos dias 8 e 9 de julho, na Praça Comendador Martins, no Centro. Com show do Ira! em versão acústica como atração principal, o evento reunirá o melhor da gastronomia local, além da Vila Cervejeira, com diversas opções de bebidas e com produção da cerveja oficial do evento.

Cercada por três serras, incluindo a Serra do Japi, a cidade de Cabreúva chega a registrar temperaturas próximas a zero durante o período de inverno e, aproveitando isso, o Festival visa proporcionar aos turistas uma experiência inesquecível com caldos, chocolates, pratos típicos e bebidas propícias para a época. Todos os eventos e shows do festival possuem entrada gratuita.

No sábado, dia 8, a abertura oficial do evento acontece às 20h, com um espetáculo que reúne música e arte. Em seguida, às 22h, a banda Ira! sobe ao palco com o show intitulado “Ira Folk” – a apresentação traz versões dos clássicos do grupo em voz e violão.

Já no domingo, 9 de julho, o Festival proporcionará ao visitante uma tarde de apresentações de músicos locais, com a banda #QMIS3, que sobe ao placo às 13h30, trazendo clássicos da MPB e Rock.

Foto: Divulgação

Festival de Inverno de Monte Verde 2017

De 01 a 29 de julho, a cidade de Monte Verde, Minas Gerais, recebe a 5º edição do Festival de Inverno de Monte Verde, que promete esquentar os sábados do distrito de Camanducaia. Com uma programação recheada de shows, concertos, apresentações de rua e oficinas culturais, o Festival de Inverno de Monte Verde terá um novo formato com espaços descentralizados, levando atividades para diversos ambientes, como em atrativos turísticos como a Pedra Redonda e a Avenida Monte Verde, além das galerias.
Este ano, uma atração especial promete aquecer ainda mais o clima receptivo do destino turístico: o cantor e compositor Nando Reis, que vai se apresentar na segunda semana do Festival, no dia 8 de julho. A abertura contará com a tradicional apresentação dos artistas da Letônia, Matiss Uskans e Ilze Farte, e para a cerimônia de encerramento a emoção ficará por conta da Orquestra Melhoramentos Caieiras.

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Camanducaia, que espera receber cerca de 90 mil pessoas. As atrações são gratuitas, com exceção do show do Nando Reis, que é uma iniciativa privada dentro do Festival.

Foto: Divulgação/Orquestra Melhoramentos Caieiras

24ª Acordes na Serra de Cunha

Saborear um belo prato, apreciar uma boa música e contemplar as belezas da natureza é o que a temporada de inverno da cidade de Cunha, a cerca de 223 km de São Paulo, oferecerá no mês de julho durante a 24ª edição do evento Acordes na Serra.

Para animar o público estimado em mais de 30 mil pessoas, cerca de 6 mil a cada fim de semana, a Secretaria de Turismo e Cultura da cidade preparou uma programação especial com 22 apresentações musicais a serem realizadas durante todo o mês, de quinta a domingo, na Praça da Matriz (centro), em diferentes horários.

Além disso, foi montada uma praça de alimentação para os turistas saborearem receitas preparadas com produtos típicos de Cunha, como truta, pinhão, cogumelo shitake, entre outros ingredientes. Nos restaurantes locais, reconhecidos pela excelência e qualidade, também serão encontrados cardápios especialmente elaborados pelos chefs para o inverno.

O visitante ainda poderá apreciar o trabalho dos ceramistas em um evento de abertura de fornadas, quando os artistas abrem os fornos para retirar as peças produzidas em alta temperatura.

11ª edição do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires

A Prefeitura de Ribeirão Pires vai realizar o tradicional Festival do Chocolate que este ano chega a sua 11º edição. O evento acontecerá em dois finais de semana – entre os dias 28 a 30 de julho e 4 a 6 de agosto.

Este ano, o evento terá um novo formato: além de mais curto, já que será realizado em 2 finais de semana, quem quiser participar deverá ir a um dos pontos oficiais e doar 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) para receber os ingressos.

Além de apresentações musicais, o festival contará com palcos externos e barracas de comidas diversificadas.

Atualizado em 4 Jul 2017.