Guia da Semana

O Bixiga é uma das regiões mais tradicionais de São Paulo e símbolo da imigração italiana no Brasil. É famoso por reunir inúmeras cantinas, perfeitas para quem busca por massas artesanais e pratos fartos. Apesar de não ser oficialmente um bairro, a região corresponde à área localizada entre as ruas Major Diogo, Avenida Nove de Julho, Rua Sílvia e Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no distrito de Bela Vista.

Além das construções e estabelecimentos tradicionais, o Bixiga reserva muitas novidades para os paulistanos mais jovens. Dá uma olhada nesses 10 lugares que fazem do Bixiga um novo point descolado de SP e faça o seu próprio roteiro pelo bairro:

1. Escadaria do Bixiga


Reprodução Facebook/Escadaria do Jazz | Reprodução Facebook/Escadaria do Jazz

A Escadaria do Bixiga é uma construção antiga que liga a Rua Treze de Maio com o Morro dos Ingleses. Tombada como patrimônio cultural em 2002, o local passou a ser mais do que apenas um modo de cortar caminho pelas ruas do bairro, recebendo shows, feiras gastronômicas, exposições de arte e performances. Em todo segundo sábado de cada mês, rola o projeto Escadaria do Jazz, com música ao ar livre e diversos nomes do gênero.

Escadaria do Bixiga

Endereço: Rua Treze de Maio, 750 - Bela Vista

2. Casa Jardim Secreto


Reprodução/Facebook Casa Jardim Secreto | Reprodução/Facebook Casa Jardim Secreto

Foi o tamanho do sucesso da feira Jardim Secreto que levou a dupla Claudia Kievel e Gladys Tchoport a fixar um endereço para o projeto. A Casa Jardim Secreto, também localizada na Rua Conselheiro Carrão, no Bixiga, é uma loja colaborativa que reúne produtos artesanais e sustentáveis, promovendo o consumo consciente. Além de abrigar um café repleto de opções orgânicas, veganas e vegetarianas, e uma floricultura, o local já virou um point no bairro, graças à sua programação de eventos, pocket shows e oficinas.

Casa Jardim Secreto

Endereço: Rua Conselheiro Carrão, 374 - Bela Vista

3. Espaço 13


Reprodução/Instagram @e.treze | Reprodução/Instagram @e.treze

O Espaço 13, localizado em frente à Praça Dom Orione, reúne bar, estúdio de tatuagem, barbearia e galeria de arte em um só lugar. Este point do Bixiga atrai jovens de terça a domingo, com música, bons drinks e um ambiente descolado. O bar conta com uma carta de cervejas artesanais e coquetéis autorais e exclusivos, como os drinks nos sabores de cannoli e tiramissú, homenageando a herança italiana da região.

Espaço 13

Endereço: Rua 13 de Maio, 798 - Bela Vista
Telefone: (11) 2845-1300

4. Barbearia Cavalera


Reprodução/Instagram @barbearia_cavalera | Reprodução/Instagram @barbearia_cavalera

Instalada em um sobrado histórico, que foi tombado como patrimônio pela prefeitura de São Paulo, a Barbearia Cavalera traz o clima clássico dos anos 50 para o Bixiga. O ambiente, que passeia entre elementos old school e referências mexicanas, também abriga um bar e uma loja da marca, que vende roupas masculinas. Nomes como Marcelo D2 e João Gordo já passaram pelas mãos de Marinho, o barbeiro-chefe da casa.

Barbearia Cavalera

Endereço: Rua Conselheiro Carrão, 451 - Bela Vista
Telefone: (11) 2619-3472

5. Central Panelaço


Reprodução/Instagram @centralpanelaco | Reprodução/Instagram @centralpanelaco

Localizada no andar acima da barbearia, está a Central Panelaço. O espaço, idealizado por João Gordo e sua mulher, Viviana Torrico, reúne restaurante vegano, bazar e até mesmo shows e workshops relacionados à cultura roqueira. Além de provar de comidinhas deliciosas, como o strogovegan e uma feijoada vegana completa, dá para fazer umas comprinhas bacanas por lá, como coleções de vinis, pôsteres, quadros, cosméticos naturais e cervejas artesanais, por exemplo.

Loja Central Panelaço

Endereço: Rua Conselheiro Carrão, 451 - Bela Vista

6. Titus Bar


Reprodução/Instagram @titusbar | Reprodução/Instagram @titusbar

Com ambiente convidativo e aconchegante, o Titus Bar é o local ideal para os amantes de cerveja artesanal. A carta de bebidas é voltada para as cervejas especiais, vendidas na garrafa ou engatadas nas torneiras de chopp da casa. Para comer, o local oferece hambúrgueres caprichados, pratos e porções, como a de arancini, que honra a história italiana do bairro.

Titus Bar

Endereço: Rua Rocha, 370 - Bela Vista
Telefone: (11) 3384-5595

7. Ludus Luderia


Reprodução/Instagram @ludusluderia | Reprodução/Instagram @ludusluderia

A Ludus Luderia, localizada na Rua Treze de Maio, é conhecida por ser uma casa que mistura um bar com os jogos de tabuleiro. Volte à infância com os clássicos - como "Jogo da Vida" e "War" - e se divirta com os milhares de jogos que fazem parte do acervo da casa. O valor da entrada dá direito a jogar quantos jogos quiser até às 3h. Além disso, monitores especialistas auxiliam na escolha e ensinam todos os jogos aos clientes.

Ludus Luderia

Endereço: Rua Treze de Maio, 972 - Bela Vista
Telefone: (11) 3253 8452

8. Beats Hostel


Reprodução Instagram @beatshostel_brasil | Reprodução Instagram @beatshostel_brasil

O Beats Hostel é uma opção de hospedagem localizada na Alameda Ribeirão Preto, que recebe pessoas de todo o Brasil e de todo mundo! O ambiente é todo decorado com grafites e páginas de gibis antigos, além da casa contar com uma parede de lousa em sua fachada para os visitantes escreverem o que mais querem fazer na vida antes de morrer. O mais legal é que o hostel possui o seu próprio bar, que pode ser frequentado por pessoas que não estão hospedadas. O horário de funcionamento é das 12h até a meia-noite, todos os dias.

Beats Hostel

Endereço: Alameda Ribeirão Preto, 258 - Bela Vista
Telefone: (11) 2366-9909

9. Club Yacht


Reprodução/Instagram clubyachtsp | Reprodução/Instagram clubyachtsp

Com temática náutica, o Club Yacht é uma casa noturna para quem quer curtir com muito agito na região do Bixiga. Situado na Rua Treze de Maio, o local atrai um público descolado e LGBT+ de quarta a sábado, com muito pop, funk, eletrônico e brasilidades contagiantes no som.

Club Yacht

Endereço: Rua Treze de Maio, 703 - Bela Vista
Telefone: (11) 3231-3705

10. Feira de Antiguidades do Bixiga


Reprodução/Facebook Feira de Antiguidades do Bixiga | Shutterstock

Realizada aos domingos, das 8h às 18h, desde 1982, a Feira de Antiguidades do Bixiga é uma grande atração turística do bairro. Instalada na Praça Dom Orione, a feira reúne de tudo um pouco: móveis de época, livros, discos de vinil, objetos decorativos e até mesmo roupas de brechó.

Feira de Antiguidades do Bixiga

Endereço: Praça Dom Orione - Bela Vista

10 lugares descolados que você vai querer conhecer na nobre região dos Jardins

Confira quais são os melhores points do Jardim Paulista, Paulistano, América e Europa em São Paulo

7 baladas no centro de São Paulo para explorar na noite paulistana

Pista de dança no rooftop, vista para pontos históricos da cidade, preços acessíveis e música eclética

Guia cult em SP: 12 rolês para explorar o melhor da arte, cultura e gastronomia na cidade

De bares a cafés, livrarias, museus e restaurantes - conheça os points mais intelectuais da cidade

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 23 Out 2018.