Guia da Semana

Localizada no coração de São Paulo, a Consolação é uma das regiões históricas e culturais mais importantes da cidade. O distrito compreende parte do bairro de Vila Buarque, Cerqueira César, Higienópolis e Pacaembu, reunindo redutos intelectuais e um número considerável de patrimônios tombados.

Mas nem só de história vive este bairro nobre de São Paulo! Confira 18 lugares imperdíveis para conhecer pela região da Consolação e aventure-se:

1. Por Um Punhado de Dólares


Reprodução/Facebook Por um Punhado de Dólares | Reprodução/Facebook Por um Punhado de Dólares

A cafeteria Por Um Punhado de Dólares chama a atenção pelo nome e por seu ambiente industrial e descolado. O atendimento é feito direto no balcão, onde os clientes podem pedir versões variadas de café, além de vinhos em taça, drinks, cervejas e comidinhas deliciosas.

Endereço: Rua Nestor Pestana, 115 - Consolação

2. Zhöu Zhöu


Reprodução/Instagram @zhouzhou.brasil | Reprodução/Instagram @zhouzhou.brasil

É dentro de uma galeria da Rua Augusta, um tanto quanto escondida, que se encontra a Zhöu Zhöu, doceria especializada em bubble waffles crocantíssimos e bem recheados. Cada cliente pode personalizar o seu pedido, escolhendo o tipo de sorvete, as coberturas e os toppings que vão dentro do seu waffle.

Endereço: Rua Augusta, 1524, loja 43 - Consolação

3. Hi Pokee


Reprodução/Instagram @hipokee | Reprodução/Instagram @hipokee

O Hi Pokee, localizado em uma vila tranquila em meio à badalada Rua Augusta, conta com um ambiente clean e agradável, com mesas ao ar livre e um belo jardim externo. O cardápio da casa oferece opções de poke prontos, com opções que levam atum, salmão, pepino, kani, fatias de abacate e polvo, por exemplo. O mais legal é que o cliente pode montar o seu próprio prato, escolhendo a base, as proteínas, os molhos e outros acompanhamentos.

Endereço: Rua Augusta, 2052 - Cerqueira César

4. Urbe Café Bar


Reprodução/Facebook URBE CAFÉ BAR | Reprodução/Facebook URBE CAFÉ BAR

O Urbe, localizado na região da Consolação, é uma mistura de cafeteria com bar. A casa conta com cafés especiais, disponíveis em diferentes receitas, rótulos de cervejas, carta de drinks, além de um cardápio de comidinhas leves e saudáveis. O diferencial da casa é que ela fica aberta do café da manhã até a madrugada, principalmente às sextas e aos sábados.

Endereço: Rua Antônio Carlos, 404 - Consolação

5. Buraco


Reprodução/Instagram @buraco | Reprodução/Instagram @buraco

O Buraco é um bar escondidinho da Rua Doutor Cesário Mota Júnior, localizado acima de uma loja de perucas. O local, pequeno e aconchegante, conta com uma carta de drinks exclusiva - todas as bebidas são criações da casa e levam chá na sua composição. O bar bomba no esquenta pra balada e é ideal para quem quer curtir um rolê diferente.

Endereço: Rua Doutor Cesário Mota Júnior, 281 - Vila Buarque

6. Holy Burger


Reprodução/Instagram @holyburgersp | Reprodução/Instagram @holyburgersp

Dos mesmos donos da FÔRNO, a Holy Burger é sucesso de público na região da Consolação. A casa aposta em hambúrgueres que não são absurdamente grandes, mas que contam com ingredientes de qualidade e sabor marcante. O ambiente do local é uma atração por si só, com um ar industrial, descolado e super moderno.

Endereço: Rua Doutor Cesário Mota Júnior, 527 - Vila Buarque

7. Riviera Bar e Restaurante


Reprodução/Facebook Riviera Bar e Restaurante | Reprodução/Facebook Riviera Bar e Restaurante

No andar térreo, um bar com ambiente clássico, mas descolado. No andar de cima, um restaurante escondidinho e aconchegante, iluminado por meia-luz e pelas velas nas mesas dos clientes. Este é o Riviera, localizado na esquina da Avenida Paulista com a Rua Consolação! O cardápio abrange desde entradas chiques até sanduíches, além de contar com uma carta de drinks de primeira!

Endereço: Avenida Paulista, 2584 - Consolação

8. Igrejinha


Reprodução/Instagram @igrejinhabar | Reprodução/Instagram @igrejinhabar

O descolado e intimista Igrejinha, localizado na região da Consolação, atrai quem busca fugir um pouco dos tradicionais roteiros da capital. A ideia do bar é receber os amigos como se estivessem em casa, acomodando os clientes em sofás e poltronas. A carta de drinks de primeira e os petiscos deliciosos completam a experiência dos visitantes.

Endereço: Rua Fernando de Albuquerque, 302 - Consolação

9. Rock'n'Roll Burger


Reprodução/Instagram @rocknrollburger | Reprodução/Instagram @rocknrollburger

A hamburgueria Rock'n'Roll Burger, localizada na Rua Augusta, é um recanto gastronômico para os apaixonados por rock. O local investe em uma trilha sonora descolada, pôsteres espalhados pelas paredes, lanches que relembram ícones do estilo musical e ainda conta com um espaço de jogos no andar superior.

Endereço: Rua Augusta, 538 - Consolação

10. Sancho Bar y Tapas


Reprodução/Facebook Sancho Bar y Tapas | Reprodução/Facebook Sancho Bar y Tapas

O Sancho Bar y Tapas, localizado na Rua Augusta, é um tradicional bar espanhol. A especialidade da casa são as tapas - são 24 opções de sabores diferentes para os clientes escolherem, com ingredientes que prometem agradar até o paladar mais exigente. Com um ambiente intimista e aconchegante, o bar também atrai pelas boas sangrias e rótulos de cerveja.

Endereço: Rua Augusta, 1415 - Consolação

11. Sal Gastronomia


Reprodução/Instagram @salgastronomia | Reprodução/Instagram @salgastronomia

Chefiado por Henrique Fogaça, o Sal Gastronomia já conta com duas unidades em SP: na Cidade Jardim e em Higienópolis. O estabelecimento conta com pratos autorais deliciosos, que transitam pela culinária brasileira com muita personalidade e ingredientes de qualidade. E já que o chef defende que comida não pode ser considerada artigo de luxo, a experiência é completa e tem um preço acessível.

Endereço: Rua Minas Gerais, 352 - Higienópolis

12. Hamburgueria do Sujinho


Reprodução/Instagram @hamburgueriasujinho | Reprodução/Instagram @hamburgueriasujinho

Famoso por suas bistecas, o Sujinho expandiu suas atividades com a Hamburgueria do Sujinho, localizada na mesma altura, só que no lado oposto da Rua da Consolação. A lanchonete aposta em pratos rápidos e conta com um cardápio variado de hot-dogs, sanduíches clássicos e beirutes. Os hambúrgueres (de 80g, 160g ou 250g) são preparados na grelha de carvão, dando um gostinho autêntico ao lanche.

Endereço: Rua Maceió, 64 - Consolação

13. Passagem Literária


Foto: Shutterstock

Uma passagem subterrânea nunca foi tão agradável. Venda de livros, exposições e até mesmo música ao vivo aguardam os paulistanos em um dos pontos mais movimentados da capital: a Passagem Literária. O local, que fica bem em baixo do primeiro farol da Consolação, é uma ótima alternativa para quem não quer esperar o farol abrir para atravessar a avenida.

Endereço: ao lado do Riviera Bar e do Caixa Belas Artes

14. Petra Belas Artes


Foto: Reprodução/Instagram @petrabelasartes | Shutterstock

Conhecido pela programação alternativa que sempre privilegiou o cinema de arte e ofereceu reexibições de filmes clássicos, o Belas Artes se tornou ponto de encontro de cinéfilos paulistanos e impulsionou a vida cultural na região da Avenida Paulista, garantindo a sobrevivência de um pequeno, porém movimentado, circuito de cinemas de rua.

Endereço: Rua da Consolação, 2423

15. Roosevelt


Foto: Shutterstock

A Praça Roosevelt é um desses lugares incríveis na região central de São Paulo que vale a pena visitar! O local reabriu em 2012 com um espaço totalmente reestruturado e revitalizado. Com 200 árvores, ganhou novos ambientes com pisos ecológicos, cobertos por flores de cores variadas, iluminação especial e até um "cachorródromo", área verde dedicada aos animais de estimação! É o passeio perfeito para quem quer andar de skate, praticar atividades ao ar livre e quem sabe esticar em algum dos estabelecimentos que ficam em volta da praça.

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, s/n - Bela Vista

16. Dogma


Foto: Reprodução/Instagram @cervejariadogma e Reprodução/Instagram @cervejariadogma

A Dogma, micro-cervejaria de São Paulo, abriu um anexo à sua fábrica onde os clientes podem degustar os excelentes rótulos fabricados por lá. São mais de 20 torneiras que estão à disposição dos clientes. Para quem preferir, dá para levar a bebida engarrafada para casa. Para comer, a casa recebe food trucks periodicamente com diversas delícias.

Endereço: Rua Fortunato, 236 - Vila Buarque

17. Fôrno


Foto: Reprodução/Instagram @forno_sp e Reprodução/Instagram @forno_sp

A Fôrno, dos mesmos donos do Holly Burger, é um daqueles lugares surpreendentes que a gente encontra pela cidade. Subindo as escadas de uma antiga casa na Santa Cecília, encontra-se um ambiente rústico, de onde saem hambúrgueres, pizzas e massas de se comer com os olhos. O clima intimista e informal conquista os visitantes.

Endereço: Rua Cunha Horta, 70 - Consolação

18. Beluga Café


Foto: Shutterstock

Na Praça Rotary, escondido entre as construções, está o Beluga Café. Trata-se de um pequeno e aconchegante espaço que traz um cardápio com tortas, bolos, pães e deliciosos lanches. Para os amantes de um bom café, a casa tem a opção de microlotes de cafés especiais preparados com diferentes métodos – do coado ao espresso.

Endereço: Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 379

Por Luísa Celiberto e Juliana Sartori

Atualizado em 4 Nov 2019.