Guia da Semana
Na Cidade
Por Luísa Celiberto e Juliana Sartori

18 lugares imperdíveis para conhecer pela região da Consolação

Nem só de patrimônios históricos e centros culturais vive este bairro nobre de SP.

Foto: Shutterstock

Localizada no coração de São Paulo, a Consolação é uma das regiões históricas e culturais mais importantes da cidade. O distrito compreende parte do bairro de Vila Buarque, Cerqueira César, Higienópolis e Pacaembu, reunindo redutos intelectuais e um número considerável de patrimônios tombados.

Mas nem só de história vive este bairro nobre de São Paulo! Confira 18 lugares imperdíveis para conhecer pela região da Consolação e aventure-se:

1. Por Um Punhado de Dólares


Reprodução/Facebook Por um Punhado de Dólares | Reprodução/Facebook Por um Punhado de Dólares

A cafeteria Por Um Punhado de Dólares chama a atenção pelo nome e por seu ambiente industrial e descolado. O atendimento é feito direto no balcão, onde os clientes podem pedir versões variadas de café, além de vinhos em taça, drinks, cervejas e comidinhas deliciosas.

Endereço: Rua Nestor Pestana, 115 - Consolação

2. Zhöu Zhöu


Reprodução/Instagram @zhouzhou.brasil | Reprodução/Instagram @zhouzhou.brasil

É dentro de uma galeria da Rua Augusta, um tanto quanto escondida, que se encontra a Zhöu Zhöu, doceria especializada em bubble waffles crocantíssimos e bem recheados. Cada cliente pode personalizar o seu pedido, escolhendo o tipo de sorvete, as coberturas e os toppings que vão dentro do seu waffle.

Endereço: Rua Augusta, 1524, loja 43 - Consolação

3. Hi Pokee


Reprodução/Instagram @hipokee | Reprodução/Instagram @hipokee

O Hi Pokee, localizado em uma vila tranquila em meio à badalada Rua Augusta, conta com um ambiente clean e agradável, com mesas ao ar livre e um belo jardim externo. O cardápio da casa oferece opções de poke prontos, com opções que levam atum, salmão, pepino, kani, fatias de abacate e polvo, por exemplo. O mais legal é que o cliente pode montar o seu próprio prato, escolhendo a base, as proteínas, os molhos e outros acompanhamentos.

Endereço: Rua Augusta, 2052 - Cerqueira César

4. Urbe Café Bar


Reprodução/Facebook URBE CAFÉ BAR | Reprodução/Facebook URBE CAFÉ BAR

O Urbe, localizado na região da Consolação, é uma mistura de cafeteria com bar. A casa conta com cafés especiais, disponíveis em diferentes receitas, rótulos de cervejas, carta de drinks, além de um cardápio de comidinhas leves e saudáveis. O diferencial da casa é que ela fica aberta do café da manhã até a madrugada, principalmente às sextas e aos sábados.

Endereço: Rua Antônio Carlos, 404 - Consolação

5. Buraco


Reprodução/Instagram @buraco | Reprodução/Instagram @buraco

O Buraco é um bar escondidinho da Rua Doutor Cesário Mota Júnior, localizado acima de uma loja de perucas. O local, pequeno e aconchegante, conta com uma carta de drinks exclusiva - todas as bebidas são criações da casa e levam chá na sua composição. O bar bomba no esquenta pra balada e é ideal para quem quer curtir um rolê diferente.

Endereço: Rua Doutor Cesário Mota Júnior, 281 - Vila Buarque

6. Holy Burger


Reprodução/Instagram @holyburgersp | Reprodução/Instagram @holyburgersp

Dos mesmos donos da FÔRNO, a Holy Burger é sucesso de público na região da Consolação. A casa aposta em hambúrgueres que não são absurdamente grandes, mas que contam com ingredientes de qualidade e sabor marcante. O ambiente do local é uma atração por si só, com um ar industrial, descolado e super moderno.

Endereço: Rua Doutor Cesário Mota Júnior, 527 - Vila Buarque

7. Riviera Bar e Restaurante


Reprodução/Facebook Riviera Bar e Restaurante | Reprodução/Facebook Riviera Bar e Restaurante

No andar térreo, um bar com ambiente clássico, mas descolado. No andar de cima, um restaurante escondidinho e aconchegante, iluminado por meia-luz e pelas velas nas mesas dos clientes. Este é o Riviera, localizado na esquina da Avenida Paulista com a Rua Consolação! O cardápio abrange desde entradas chiques até sanduíches, além de contar com uma carta de drinks de primeira!

Endereço: Avenida Paulista, 2584 - Consolação

8. Igrejinha


Reprodução/Instagram @igrejinhabar | Reprodução/Instagram @igrejinhabar

O descolado e intimista Igrejinha, localizado na região da Consolação, atrai quem busca fugir um pouco dos tradicionais roteiros da capital. A ideia do bar é receber os amigos como se estivessem em casa, acomodando os clientes em sofás e poltronas. A carta de drinks de primeira e os petiscos deliciosos completam a experiência dos visitantes.

Endereço: Rua Fernando de Albuquerque, 302 - Consolação

9. Rock'n'Roll Burger


Reprodução/Instagram @rocknrollburger | Reprodução/Instagram @rocknrollburger

A hamburgueria Rock'n'Roll Burger, localizada na Rua Augusta, é um recanto gastronômico para os apaixonados por rock. O local investe em uma trilha sonora descolada, pôsteres espalhados pelas paredes, lanches que relembram ícones do estilo musical e ainda conta com um espaço de jogos no andar superior.

Endereço: Rua Augusta, 538 - Consolação

10. Sancho Bar y Tapas


Reprodução/Facebook Sancho Bar y Tapas | Reprodução/Facebook Sancho Bar y Tapas

O Sancho Bar y Tapas, localizado na Rua Augusta, é um tradicional bar espanhol. A especialidade da casa são as tapas - são 24 opções de sabores diferentes para os clientes escolherem, com ingredientes que prometem agradar até o paladar mais exigente. Com um ambiente intimista e aconchegante, o bar também atrai pelas boas sangrias e rótulos de cerveja.

Endereço: Rua Augusta, 1415 - Consolação

11. Sal Gastronomia


Reprodução/Instagram @salgastronomia | Reprodução/Instagram @salgastronomia

Chefiado por Henrique Fogaça, o Sal Gastronomia já conta com duas unidades em SP: na Cidade Jardim e em Higienópolis. O estabelecimento conta com pratos autorais deliciosos, que transitam pela culinária brasileira com muita personalidade e ingredientes de qualidade. E já que o chef defende que comida não pode ser considerada artigo de luxo, a experiência é completa e tem um preço acessível.

Endereço: Rua Minas Gerais, 352 - Higienópolis

12. Hamburgueria do Sujinho


Reprodução/Instagram @hamburgueriasujinho | Reprodução/Instagram @hamburgueriasujinho

Famoso por suas bistecas, o Sujinho expandiu suas atividades com a Hamburgueria do Sujinho, localizada na mesma altura, só que no lado oposto da Rua da Consolação. A lanchonete aposta em pratos rápidos e conta com um cardápio variado de hot-dogs, sanduíches clássicos e beirutes. Os hambúrgueres (de 80g, 160g ou 250g) são preparados na grelha de carvão, dando um gostinho autêntico ao lanche.

Endereço: Rua Maceió, 64 - Consolação

13. Passagem Literária


Foto: Shutterstock

Uma passagem subterrânea nunca foi tão agradável. Venda de livros, exposições e até mesmo música ao vivo aguardam os paulistanos em um dos pontos mais movimentados da capital: a Passagem Literária. O local, que fica bem em baixo do primeiro farol da Consolação, é uma ótima alternativa para quem não quer esperar o farol abrir para atravessar a avenida.

Endereço: ao lado do Riviera Bar e do Caixa Belas Artes

14. Petra Belas Artes


Foto: Reprodução/Instagram @petrabelasartes | Shutterstock

Conhecido pela programação alternativa que sempre privilegiou o cinema de arte e ofereceu reexibições de filmes clássicos, o Belas Artes se tornou ponto de encontro de cinéfilos paulistanos e impulsionou a vida cultural na região da Avenida Paulista, garantindo a sobrevivência de um pequeno, porém movimentado, circuito de cinemas de rua.

Endereço: Rua da Consolação, 2423

15. Roosevelt


Foto: Shutterstock

A Praça Roosevelt é um desses lugares incríveis na região central de São Paulo que vale a pena visitar! O local reabriu em 2012 com um espaço totalmente reestruturado e revitalizado. Com 200 árvores, ganhou novos ambientes com pisos ecológicos, cobertos por flores de cores variadas, iluminação especial e até um "cachorródromo", área verde dedicada aos animais de estimação! É o passeio perfeito para quem quer andar de skate, praticar atividades ao ar livre e quem sabe esticar em algum dos estabelecimentos que ficam em volta da praça.

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, s/n - Bela Vista

16. Dogma


Foto: Reprodução/Instagram @cervejariadogma e Reprodução/Instagram @cervejariadogma

A Dogma, micro-cervejaria de São Paulo, abriu um anexo à sua fábrica onde os clientes podem degustar os excelentes rótulos fabricados por lá. São mais de 20 torneiras que estão à disposição dos clientes. Para quem preferir, dá para levar a bebida engarrafada para casa. Para comer, a casa recebe food trucks periodicamente com diversas delícias.

Endereço: Rua Fortunato, 236 - Vila Buarque

17. Fôrno


Foto: Reprodução/Instagram @forno_sp e Reprodução/Instagram @forno_sp

A Fôrno, dos mesmos donos do Holly Burger, é um daqueles lugares surpreendentes que a gente encontra pela cidade. Subindo as escadas de uma antiga casa na Santa Cecília, encontra-se um ambiente rústico, de onde saem hambúrgueres, pizzas e massas de se comer com os olhos. O clima intimista e informal conquista os visitantes.

Endereço: Rua Cunha Horta, 70 - Consolação

18. Beluga Café


Foto: Shutterstock

Na Praça Rotary, escondido entre as construções, está o Beluga Café. Trata-se de um pequeno e aconchegante espaço que traz um cardápio com tortas, bolos, pães e deliciosos lanches. Para os amantes de um bom café, a casa tem a opção de microlotes de cafés especiais preparados com diferentes métodos – do coado ao espresso.

Endereço: Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 379


Por Luísa Celiberto e Juliana Sartori

Atualizado em 4 Nov 2019.

Mais notícias

Confira o melhor da programação grátis e virtual em agosto de 2020

Na Cidade

'Botafogo Xperience' é opção de empreendimento charmoso no bairro de Botafogo, no Rio de janeiro; saiba tudo!

Na Cidade

Exposições imperdíveis para conferir em agosto de 2020

Na Cidade

13 exposições de arte brasileira para conferir online

Na Cidade

LEGO inaugura loja certificada em São Paulo; saiba tudo!

Na Cidade

Tour virtual: 10 pontos turísticos de São Paulo para conhecer online

Na Cidade