Guia da Semana
Na Cidade
Por Luísa Celiberto

19 motivos para amar a cidade de São Paulo

Em vez de reclamar do trânsito dessa cidade, que tal refletir sobre as características que a tornam especial e única?.

Fotos: Shutterstock

A cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo hemisfério sul do planeta. Principal centro comercial e financeiro da América do Sul. A metrópole que nunca dorme, 24h ligada nas necessidades de seus habitantes. A cidade mais globalizada do país e que abriga culturas de diferentes partes do mundo todo. É a terra das oportunidades, mas também um lugar para curtir o agito da noite e a vida boêmia. A selva de pedra que encanta com seus grafites e manifestações de arte urbana. Como não amar uma cidade como São Paulo?

Em homenagem à capital paulista, nós listamos 19 motivos para você amar São Paulo. Apesar de caótica e muitas vezes corrida, SP continua sendo maravilhosa!

1. Aberta 24h por dia


Shutterstock

Precisa de um medicamento no meio da noite? Quer curtir uma balada até o amanhecer? Bateu uma fominha no meio da madrugada? Quer pedir comida em casa quando chegar do rolê? Então São Paulo é o lugar ideal para você. A cidade que nunca dorme oferece diversos serviços abertos 24h por dia - que vão desde farmácias e supermercados até lanchonetes e serviços de delivery.

2. Compras mil

Não é à toa que São Paulo é um dos centros comerciais mais importantes do continente. Quem procura por lojas de rua e preços acessíveis pode se aventurar na famosa 25 de Março, no bairro do Bom Retiro e do Brás, ou na feirinha e nos comércios tradicionais da Liberdade. Além disso, o que não faltam na cidade são os shoppings - são mais de 50 só na capital.

3. Gastronomia mundial


Shutterstock

Em São Paulo, é possível visitar os quatros cantos do mundo no quesito gastronomia. Das massas italianas às tapas espanholas, do churrasquinho coreano às empanadas argentinas, do ceviche peruano ao lámen japonês e do poke havaiano ao salsichão alemão - qual a próxima viagem? Descubra este lado da capital com o nosso roteiro gastronômico volta ao mundo.

4. Bairros fundados por imigrantes

A globalização em São Paulo vai além da gastronomia. Em bairros fundados por imigrantes, como o Bixiga, a Liberdade, a Mooca e o Bom Retiro, as culturas estrangeiras se evidenciam e modificam todos os costumes daquela determinada região, quase como se fosse estivesse visitando um outro país sem sair de SP. O mais incrível é poder conhecer todas essas culturas em um só lugar!

5. Comidas típicas paulistanas


Shutterstock

O sanduíche de mortadela do Mercadão, o lanche de pernil do Estadão, a coxinha do Veloso e o bolovo do bar Boca de Ouro são algumas das comidas típicas que você encontra em SP. Apesar de abranger a culinária de outros países e de outras parte do Brasil, o paulistano mantém a sua essência nestes quitutes, que já têm a sua fama consagrada pela cidade.

6. Programação cultural

São Paulo oferece uma diversidade de rolês culturais que valem muito a pena, principalmente se você busca sair da sua zona de conforto e se enriquecer de informação, conhecendo coisas novas. São diversas exposições, shows, mostras de cinema, feiras e instalações interativas à disposição do lazer do paulistano. Destacamos o Sesc Paulista, a Japan House e o Museu da Imagem e do Som (MIS) como boas opções.

7. Vida noturna


Shutterstock

A capital paulista é conhecida pela sua vida noturna, agitada por barzinhos, baladas e passeios diferenciados. Quem procura por música ao vivo e cerveja gelada pode se aventurar pelos bares da Vila Madalena. Para quem quer um happy hour mais descolado e casual, o bairro é Pinheiros. As baladas do Centro são para aqueles que procuram um programa mais "raiz", e os karaokês espalhados pela cidade garantem uma noite bem animada.

8. Não tem praia, mas tem rolê praiano

Quem acha que São Paulo realmente não tem praia, pode rever os seus conceitos. Apesar da capital paulista não ser uma cidade litorânea, ela consegue nos surpreender com lugares inusitados, descontraídos e com um clima praiano, que tornam os dias de verão mais agradáveis e completos. O Lar Mar, que conta com 16 toneladas de areia branca trazidas diretamente da praia, e o Peixaria, que acomoda seus clientes na calçada em cadeiras de praia, são bons exemplos disso.

9. Centro histórico


Shutterstock

O Centro histórico é com certeza um dos lugares mais peculiares de São Paulo. Ao lado de prédios antigos, patrimônios tombados e estabelecimentos tradicionais, novos empreendimentos deixam a sua marca, transformando o coração da cidade. De novidades a lugares menos óbvios, sempre há algo para se descobrir no Centro de SP!

10. Segunda maior consumidora de pizzas do mundo

É isso mesmo que você leu: a cidade de São Paulo é considerada a segunda maior consumidora de pizzas do mundo, perdendo apenas para a cidade de Nova York. Os apaixonados pela redonda encontram muitas opções gastronômicas por aqui - das tradicionais às mais inusitadas.

11. Arte de rua


Juliana Sartori/Guia da Semana

Os grafites de São Paulo são reconhecidos no mundo inteiro como verdadeiros diamantes da arte urbana. Como um museu a céu aberto (e com entrada gratuita), a capital conta com murais espalhados pelos seus quatro cantos. Depois de visitar estes lugares para apreciar arte ao ar livre, você vai perceber que SP não é uma cidade tão cinza assim.

12. Bike friendly

Com ciclovias e serviços de aluguel de bicicleta se popularizando, São Paulo está cada vez mais se tornando uma cidade bike friendly! Para fugir do trânsito caótico dos carros e da lotação dos transportes públicos, as duas rodas acabam sendo a melhor opção para o paulistano chegar onde precisa. Alguns estabelecimentos, como a cafeteria King Of The Fork e o bar Paribar, ainda reservam descontos e condições especiais para os ciclistas.

13. Paulista aberta aos domingos


Shutterstock

Desde 2015, o maior cartão-postal da cidade de São Paulo passou a ser fechado para carros aos domingos. A Paulista aberta já faz parte da programação dos paulistanos, abrindo um leque de possibilidades e passeios incríveis para se fazer por lá. Tem quem ande de bicicleta, tem quem vá com criança, tem quem fique nos barzinhos e quem visite os museus. Sem contar que essa ocasião costuma ser marcada por intervenções artísticas e apresentações musicais.

14. Passeios gratuitos ou baratinhos

As opções de lazer na capital existem para todos os bolsos. Existe muita coisa legal para se fazer de graça (ou por um precinho acessível) em São Paulo! No Mirante 9 de Julho e no Red Bull Station, por exemplo, é possível curtir uma programação cultural e musical, além de uma cafeteria a preços acessíveis, com entrada gratuita. Já no Farol Santander, que revitalizou o antigo Edifício Banespa, os ingressos custam a partir de R$ 10, para curtir exposições, pista de skate e uma vista única da cidade.

15. Paisagens de tirar o fôlego


Shutterstock

Além das diversas opções de entretenimento, lazer e gastronomia, a cidade possui paisagens maravilhosas, que podem ser apreciadas por diversos ângulos! Quem quiser conhecer a cidade de cima pode visitar um dos diversos mirantes espalhados por São Paulo, como o do Vista Ibirapuera, a Praça Pôr do Sol, o mirante do Sesc 24 de Maio e a cobertura do Terraço Itália.

16. Uma selva não tão de pedra assim

Pela quantidade de prédios, é comum imaginar que não há áreas verdes em São Paulo. Mas a realidade é que existem diversos lugares capazes de fazer você se sentir bem longe da cidade! O Parque Estadual da Cantareira, na Zona Norte da capital, preserva parte da Mata Atlântica em seu território, oferecendo trilhas e quedas d'água aos visitantes. Na Área de Preservação Ambiental Capivari-Monos, na Zona Sul, é possível praticar esportes radicais, como o rafting e o water trekking.

17. O Parque Ibirapuera


Shutterstock

Das áreas verdes da cidade, a mais famosa é o Parque Ibirapuera. Além de oferecer muito lazer e natureza aos paulistanos, com jardins, lagos e muitas árvores, o local ainda abriga museus, quadras esportivas, playgrounds, aparelhos de ginástica, quiosques e até mesmo um planetário, tornando a experiência do visitante completa.

18. Carnaval de rua em expansão

Já faz tempo que o feriado de Carnaval não é sinônimo de viagem para os paulistanos. A festa de rua em São Paulo cresceu e começou a ganhar cada vez mais força, tornando a "cidade que nunca dorme" um ótimo destino para a folia. Atualmente, são mais de 500 blocos desfilando pelas ruas da cidade.

19. Te faz se sentir um turista mesmo sendo paulistano


Shutterstock

São Paulo é tão enorme e multicultural que até os próprios paulistanos conseguem se sentir turistas em sua cidade de nascença! Entre pontos turísticos famosos e points badalados, que se renovam com frequência, é difícil não se surpreender diariamente com a capital paulista.

Aniversário de São Paulo: confira uma programação imperdível para curtir o feriado na cidade

Shows, promoções e passeios gratuitos agitam o feriado prolongado na capital

15 rolês bem clássicos em São Paulo que definem um paulistano de verdade

Por mais que seja incrível conhecer lugares novos na capital, os tradicionais nunca serão esquecidos

Roteirão por SP: mais de 200 lugares imperdíveis que você tem que conhecer em cada região da cidade

Prontos para bater perna pelos quatro cantos de São Paulo?


Por Luísa Celiberto

Atualizado em 4 Out 2019.

Mais notícias

O que fazer em São Paulo durante o feriado de 15 de novembro de 2019

Na Cidade

Vela lança bike elétrica conectada à internet; saiba tudo!

Na Cidade

11 exposições imperdíveis em São Paulo em novembro de 2019

Na Cidade

6 benefícios da bicicleta elétrica que talvez você não saiba

Na Cidade

Conheça a Vela, a bicicleta elétrica perfeita para o dia a dia

Na Cidade

17 eventos imperdíveis em São Paulo nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2019

Na Cidade