Guia da Semana

Junho chegou e com ele muito programas incríveis e gratuitos. Sim, o mês oficial das Festas Juninas conta com muitas atrações grátis imperdíveis – inclusive, a maioria das festanças juninas têm entrada gratuita, etão vale ficar de olho na programação completa ;)

Pensando em você que não quer gastar nada ou quase nada, o Guia da Semana reuniu 12 passeios gratuitos em São Paulo em junho de 2019. Confira:

GASTRONOMIA


* Imagem meramente ilustrativa | Foto: Shutterstock


SMORGASBURG BRASIL 2019

O Smorgasburg, feirinha de comida de rua de Nova York, chega pela primeira vez em São Paulo durante os dias 8 e 9 de junho, das 11h30 às 20h, no Obelisco do Ibirapuera. Em um formato de festival, o evento vai reunir mais de 100 expositores [brasileiros e estrangeiros] em um espaço de mais de 10 mil metros quadrados. Com entrada gratuita e ao ar livre, o Smorgasburg vai oferecer, além das comidinhas, três espaços para apresentações culturais.

QUANDO: 8 e 9 de junho, das 11h30 às 20h
ONDE: Obelisco do Ibirapuera
QUANTO: entrada gratuita

SHOWS


Foto: Globo/Tata Barreto


► SCALENE

A banda Scalene sobe ao palco do Deck do Sesc Pompeia para comemorar os seus 10 anos de carreira. Na apresentação, Gustavo Bertoni (voz), Tomás Bertoni (guitarra), Lucas Furtado (baixo) e Philipe “Makako” Nogueira (bateria) repassam músicas de todos os seus discos: “Real/Surreal” (2013), “Éter” (2015) e “Magnetite” (2017), além do EP “+gnetite” (2018).

QUANDO: 9 de junho, às 16h
ONDE: Sesc Pompeia
QUANTO: entrada gratuita


► JORGE ARAGÃO

Jorge Aragão apresenta clássicos como "Malandro", "Coisinha do Pai", "Vou Festejar", "Enredo do Meu Samba", "Eu e Você Sempre" e até uma "versão para cavaquinho" da clássica "Ave Maria".

QUANDO: 30 de junho, às 15h e às 17h
ONDE: Sesc Itaquera
QUANTO: entrada gratuita

TEATRO


Foto: Pedro Andretta/Divulgação (via assessoria Arte-Plural)


► TEATRO DE BONECOS

A mostra de repertório do grupo Pia Fraus acontece no SESC Parque Dom Pedro II, de 2 a 30 de junho, sempre aos domingos, às 16h. O espetáculo de abertura é Gigantes de Ar (dia 2 de junho), seguido por Bichos Vermelhos (dia 9 de junho) e Círculo das Baleias (dia 16 de junho). Outras duas peças, da Companhia Buzum!, também de Beto Andreatta (Pia Fraus), estão na programação: Darwin BR (dia 23 de junho) e Intolerância (dia 30 de junho).

QUANDO: de 2 a 30 de junho (domingos, às 16h)
ONDE: SESC Parque Dom Pedro II
QUANTO: entrada gratuita

PASSEIOS

Foto: Divulgação (via assessoria de imprensa - Textual)


► POOL PARTY PET

Para comemorar em grande estilo um ano de Pet Park, o Mooca Plaza Shopping recebe uma Pool Party para os pets nos dias 01 e 02 de junho, das 12h às 16h. O evento terá várias piscinas de bolinhas para que os bichinhos possam se divertir de uma forma diferente. Os donos não ficam de fora da festa e poderão entrar nas piscinas junto com eles! Além disso, um espaço instagramável e adereços estarão disponíveis para trazer ainda mais alegria para os pets e deixá-los com visual fashion.

QUANDO: 1 e 2 de junho, das 12h às 16h
ONDE: Mooca Plaza Shopping
QUANTO: entrada grátis

BRESHOW - 1ª FEIRA DE BRECHÓS DO PÁTIO METRÔ SÃO BENTO

No dia 1º de junho, o Pátio Metrô São Bento realiza o evento Breshow, sua 1ª Feira de Brechós. No evento, que contará com 19 expositores, o visitante encontrará roupas e acessórios para o público masculino e feminino, como calças, blusas, camisetas, shorts, sapatos, saias, bolsas e muito mais – peças de vários estilos, tamanho e até de marcas conhecidas estarão à venda a partir de R$ 5

QUANDO: sábado, das 10h às 17h
ONDE: Pátio Metrô São Bento
QUANTO: entrada gratuita


► CINE NA PRAÇA

A Uber leva o projeto Cine na Praça na Praça Victor Civita. Com uma programação especial com temática focada no orgulho LGBTQIA+, a programação rola entre os dias 6 e 27 de junho, sempre às quintas, a partir das 19h. Clique aqui para ver a programação completa

QUANDO: 6 e 27 de junho [quintas-feiras, às 19h e sessão especial 21 de junho, às 18h]
ONDE: Praça Victor Civita
QUANTO: entrada grátis


► MERCADO DAS MADALENAS

Nos dias 8 e 9 de junho, das 10h às 21h, o Mercado das Madalenas será em comemoração ao Dia dos Namorados. O evento acontece no espaço A Casa - Museu do Objeto Brasileiro e oferece aos seus visitantes um ambiente com variadas opções de produtos exclusivos, feitos artesanalmente, que incluem desde peças de vestuário (masculino, feminino e infantil), acessórios, objetos de decoração e presentes, além de opções para alimentação. Além disso, apresentações musicais também serão oferecidas nos dois dias de evento!

QUANDO: 8 e 9 de junho, das 10h às 21h
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita


23° CULTURA INGLESA FESTIVAL

O 23º Cultura Inglesa Festival acontece em São Paulo entre os dias 24 de maio e 16 de junho. A programação promete uma experiência multicultural e multidisciplinar inteiramente gratuita, com exposições, mostras de cinema, espetáculos de dança, teatro e muito mais. Clique aqui para ver a programação completa

QUANDO: até 16 de junho
ONDE: Clique aqui para ver a programação completa
QUANTO:
entrada gratuita


PARADA DE ORGULHO LGBT DE SÃO PAULO

A Parada de Orgulho LGBT de São Paulo, a maior do mundo, acontece no dia 23 de junho, domingo. Como de costume, a parada ocorre na Avenida Paulista e deve descer até o fim da Rua da Consolação.

QUANDO: 23 de junho, a partir das 10h
ONDE: Avenida Paulista
QUANTO: entrada grátis

EXPOSIÇÕES


Foto: Miguel Costa Jr/Divulgação (via assessoria)


► SÃO PAULO EM MOVIMENTO

Entre os dias 5 e 24 de junho, a Unibes Cultural cedia a Exposição São Paulo em Movimento, evento que faz parte do Mobile Photo Festival 2019. A exposição traz fotos de Miguel Costa Jr. e Mário Bock, que aceitaram o desafio de realizar um ensaio inédito com o celular para retratar a mobilidade urbana na cidade de São Paulo.

QUANDO: de 5 e 24 de junho [terça a domingo, das 10h às 19h]
ONDE: Unibes Cultural
QUANTO: entrada grátis


JAPÃO 47 ARTESÃOS

Até 17 de julho, a Japan House São Paulo recebe a exposição JAPÃO 47 ARTESÃOS. Tradição da habilidade manual e as novas possibilidades da tecnologia são destaques na mostra. A exposição ocupará o segundo andar do centro cultural e mostrará objetos contemporâneos feitos de forma artesanal seguindo técnicas tradicionais, propondo uma visão geral das 47 províncias japonesas.

QUANDO: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h
ONDE:
QUANTO:
entrada grátis

Por Amanda Matos

Atualizado em 3 Jun 2019.