Guia da Semana

E finalmente chegou o feriadão do 1º de Maio! O que isso quer dizer? Folga e muito entretenimento! Para você que não quer ficar em casa, mas também não está disposto a desembolsar muita grana neste fim de mês, o Guia da Semana selecionou 30 passeios gratuitos para aproveitar nos próximos dias de descanso.

Confira o nosso roteiro com a programação grátis em São Paulo no Feriado de 1º de Maio e escolha a atividade que mais lhe agradar. ;)


MÚSICA


Maiara & Maraisa (Foto: Globo/Paulo Belote)


► SÃO PAULO FEST SHOW
O Autódromo de Interlagos recebe a primeira edição do gratuito São Paulo Fest Show. Paula Fernandes, Sorriso Maroto, Thiaguinho, Péricles, Belo, Claudia Leitte, Ludmilla e Gusttavo Lima são apenas algumas das atrações.
ONDE Autódromo de Interlagos
QUANDO 27 a 30/4, às 17h; e 1/5, às 12h

► DOMINGO NA ZL
O projeto que pretende aproximar o público da zona leste da cidade a vários nomes da música nacional encerra sua programação com show de Rappin Hood e Negra Li.
QUANDO Domingo (29), às 11h
ONDE Avenida Professor Engenheiro Ardevan Machado


► HAPPY HOUR NO MUNICIPAL
Todas as segundas-feiras, sempre às 18h, o Theatro Municipal leva ao público uma série de concertos gratuitos, parte do projeto “Happy Hour”. Boa oportunidade para conferir um programa cultural de pompa na faixa!
QUANDO Segunda (30), às 18h
ONDE Theatro Municipal


► 1º DE MAIO NA PRAÇA CAMPO DE BAGATELLE
Os tradicionais Shows do 1º de Maio da Força Sindical invadem a Praça Campo de Bagatelle com apresentações de Maiara & Maraisa, Simone & Simaria, Leonardo e Nego do Borel, entre outros.
ONDE Praça Campo de Bagatelle
QUANDO Terça (1/5), das 9h às 15h


► 1º DE MAIO NA PRAÇA DA REPÚBLICA
O ato unificado com atrações artísticas '1º de Maio da Resistência', da CUT, CTB e Intersindical, acontece dia 1º de maio, terça, a partir das 12h na Praça da República. Entre as atrações deste ano estão nomes como Liniker e os Caramelows, a rapper Preta Rara, a sambista Leci Brandão, e o grupo Mistura Popula.
ONDE Praça da República
QUANDO Terça (1/5), 12h


MOACYR LUZ E O SAMBA DO TRABALHADOR
O Samba do Trabalhador, tradicional roda de samba da zona norte do Rio de Janeiro, e seu organizador, Moacyr Luz, se apresentam no quintal do Sesc Ipiranga no próprio Dia do Trabalhador.
QUANDO Terça (1/5), às 16h
ONDE Sesc Ipiranga


► FAFÁ DE BELÉM
A cantora entoa hits de sua carreira em show que marca a abertura da programação musical do novo Sesc Avenida Paulista.
QUANDO Domingo (29), às 16h
ONDE Sesc Avenida Paulista


► RINCON SAPIENCIA
Rincon Sapiência apresenta o seu primeiro e elogiado álbum, "Galanga Livre", em um show que reflete o conceito afrofuturista presente em sua obra de estreia.
QUANDO Terça (1/5), às 19h
ONDE Sesc Osasco

TEATRO


Sobre Homens e Ratos (Foto: Daniel Bianchini/Divulgação)


SOBRE HOMENS E RATOS
O Itaú Cultural apresenta minitemporada de "Sobre Ratos e Homens", montagem contemporânea brasileira de "Of Mice and Men", clássico do teatro mundial do autor americano John Steinbeck.
QUANDO Sábado (28), às 20h; e domingo (29), às 19h
ONDE Itaú Cultural


MOLIÈRE - UMA COMÉDIA MUSICAL
Embalada por músicas de Caetano Veloso, executadas ao vivo e com arranjos originais do maestro Gilson Fukushima, a comédia musical é uma verdadeira disputa entre a tragédia e a comédia.
QUANDO Sábado (28), às 20h; e domingo (29), às 18h
ONDE Centro Cultural Fiesp

CIRCO DO SÓ EU
O palhaço Zabobrim tenta realizar o espetáculo de uma companhia inteira e apresenta, sozinho, números de equilíbrio, hipnose, mágica, acrobacia e música.
QUANDO Domingo (29), às 16h
ONDE Sesc 24 de Maio


► ACÚMULOS
A peça aborda o tema do acúmulo em diferentes aspectos, do material ao existencial, e sua contradição com a sensação do vazio. Reserve aqui o seu ingresso.
QUANDO Sábado (28), às 20h30; e domingo (29), às 19h30
ONDE Centro Cultural Fiesp


ESCOMBROS
Pessoas que perderam tudo vagam nos escombros e tentam, apesar de toda a desesperança que paira no ar, compreender como tudo se perdeu sem que se dessem conta. E buscam recompor um mundo que desabou e, portanto, não existe mais.
QUANDO Sábado (28) e domingo (29), às 20h
ONDE Espaço Sobrevento

EXPOSIÇÕES

Tom Zé 80 anos | Foto: Ulisses Dumas/Divulgação (via assessoria)


► BILL VIOLA – VISÕES DO TEMPO
A mais nova unidade do Sesc São Paulo na capital abre as suas portas com uma exposição especialmente proposta para a inauguração. Trata-se da mostra inédita no país "Bill Viola – Visões do Tempo", que reunirá uma seleção de obras produzidas nos últimos 20 anos pelo artista estadunidense.
QUANDO 9h às 22h
ONDE Sesc Avenida Paulista


► LÁ & CÁ
O trabalhador brasileiro merece ser capa de revista, ter seu retrato ligado ao orgulho de sua profissão, seja como trabalhador rural ou engravatado da Avenida Paulista. É esse o conceito da exposição "Lá & Cá", do reconhecido fotógrafo Paulo Fridman, em cartaz no Sesc Parque Dom Pedro II.
QUANDO 10h às 18h
ONDE Sesc Parque Dom Pedro II


EX AFRICA
Maior exposição de arte contemporânea africana realizada no país, a "Ex Africa" traz à capital nomes que são destaque na cena artística atual, cujas obras revelam a história e o novo momento do continente que volta a expandir as suas cores e cultura para outras fronteiras.
QUANDO 9h às 21h
ONDE CCBB


EXPOSIÇÃO SARAMAGO
A proposta para a exposição se baseia no uso inédito de um rico acervo de materiais audiovisuais, criando uma vivência singular do ponto de vista de José Saramago em primeira pessoa.
QUANDO 9h às 19h (no domingo, até às 17h)
ONDE Farol Santander


MÁRIO FOTÓGRAFO
Reconhecido na literatura e na música, Mário de Andrade foi um dos pioneiros na fotografia modernista no Brasil. Com o objetivo de difundir trabalhos poucos conhecidos do intelectual, a exposição a exposição imagens de paisagens e personagens das regiões norte e nordeste do país, além de experimentos como autorretratos em sombra.
QUANDO 10h às 18h
ONDE Casa Mário de Andrade
QUANTO Grátis


VÉIO - A IMAGINAÇÃO DA MADEIRA
O escultor sergipano Cicero Alves dos Santos, conhecido como Véio, ocupa três andares do Itaú Cultural com uma mostra de 270 esculturas em madeira, de formatos e dimensões diversas.
QUANDO 11h às 20h
ONDE Itaú Cultural


OCUPAÇÃO ANGEL VIANNA
Fotos, documentos e vídeos compõem a homenagem do Itaú Cultural a bailarina, coreógrafa e educadora Angel Vianna, que completa 90 anos em 2018. Espetáculos de dança encenados pela própria Angel completam a programação.
QUANDO 11h às 20h
ONDE Itaú Cultural


TOM ZÉ 80 ANOS
Músicas, fotos, textos e depoimentos são traduzidos em instalações concebidas especialmente para a exposição em homenagem às oito décadas de vida do cantor e compositor tropicalista Tom Zé.
QUANDO das 9h às 19h
ONDE Caixa Cultura

CINEMA


Táxi Teerã, filme da mostra de Jafar Panahi (Foto: Reprodução/Imovision)


► MOSTRA ONDE ESTÁ VOCÊ, JAFAR PANAHI?
Conhecido pelo seu retrato realista e corajoso da paisagem contemporânea da vida no Irã, o cineasta Jafar Panahi ganha mostra inédita e gratuita no CCSP.
QUANDO Sessões no sábado (28) e domingo (29), entre às 15h30 e 20h
ONDE CCSP


► CINE MENINADA
O projeto do Sesc Bom Retiro dedicado a exibição de filmes infantis apresenta, neste sábado, a animação "O Pequeno Stuart Little".
QUANDO Sábado (28), às 12h
ONDE Sesc Bom Retiro


► CINECLUBINHO
O projeto do CineSesc dedicado a exibição de filmes infantis apresenta, neste domingo, a animação "Viva - A Vida é Uma Festa".
QUANDO Domingo (29), às 11h
ONDE CineSesc

GASTRONOMIA


Degustação de Cafés na Casa Santa Luzia (Foto: Shutterstock)


► DEGUSTAÇÃO DE CAFÉS NA CASA SANTA LUZIA
Apaixonados por café já sabem aonde ir até o próximo sábado, 28. A Casa Santa Luzia, empório gourmet no bairro dos Jardins, promove a Quinzena de Cafés Especiais, com degustações gratuitas da bebida. Participam marcas como Delta, Suplicy e Café do Centro, apresentando seus produtos das 11h às 19h.
QUANDO Sábado (28), das 11h às 19h
ONDE Casa Santa Luzia

PASSEIOS


Yoga no Parque (Foto: Shutterstock)


► BAZAR CAFOFO
O Bazar Cafofo ocupa o Tendal da Lapa com um mix de trabalhos de pequenos empreendedores criativos e uma programação cultural 100% gratuita. Nesta edição, acontecem apresentações de maracatu, rock reggae e jazz.
QUANDO Sábado (28), das 10h às 18h
ONDE Tendal da Lapa


► YOGA NO PARQUE
O projeto Yoga no Parque, da Primasi Yoga, comemora cinco anos com uma edição especial no Parque da Independência. Além da aula aberta, haverá cantos de mantras e sessão de meditação.
QUANDO Domingo (29), das 10h30 às 14h
ONDE Parque da Independência


► CAFÉ LITERÁRIO
O 24º Café Literário da Biblioteca Mário de Andrade discutirá o livro "A Insustentável Leveza do Ser", do escritor tcheco Milan Kundera. O evento contará com a palestra "A leveza e o Peso: Questões Estilísticas e Filosóficas em A Insustentável Leveza do Ser", ministrada pelo escritor e publicitário Jakson Nako.
QUANDO Domingo (29), das 15h às 17h30
ONDE Biblioteca Mário de Andrade

Atualizado em 29 Abr 2018.