Guia da Semana

Cachaça, pinga, branquinha e até "água que passarinho não bebe". São dezenas de nomes ques servem como sinônimo da bebida, isso porque ela foi até definida como produto cultural do Brasil, sendo a mais tradicional por aqui.

Com tanta fama, acabou ganhando um dia só dela, comemorado em 13 de setembro, data criada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) em junho de 2009.

>> Saiba onde tomar vinho em São Paulo
>> Onde beber "Biritis", a cerveja do Mussum
>> As melhores bebidas regionais brasileiras

A água ardente obtida através da destilação do caldo da cana de açúcar tem grande importância cultural, social e econômica há mais de 500 anos, se misturando com a história do nosso país.

E com o passar dos anos, a bebida deixou de ser a bebida "do bar da esquina lá de casa" e ganhou toques de requinte. Para garantir status, alguns produtores fazem com que a bebida seja envelhecida em barris de carvalho, investem no design das garrafas e conquistam mais apreciadores.

O Guia da Semana fez uma seleção de seis casas que contam com bons rótulos da marvada, para os já fãs da bebida e os futuros "pinguços".

Esquina Mocotó

Inaugurado em abril, o restaurante é uma versão mais “contemporânea” do vizinho já famoso Mocotó, ambos liderados pelo chef Rodrigo Oliveira. No cardápio é possível encontrar variedades por preços camaradas. Entre elas, a cachaça mineira João Mendes(R$ 4) e há também coquetéis que levam a bebida, como o Medeiros Conection, onde o uísque é substituído pela Cachaça Mazzaropi (R$ 19,90).

Água Doce - Moema
Com mais de 112 rótulos da bebida em suas prateleiras, a filial da famosa Cachaçaria Água Doce também conta com coquetéis, preparados com cachaça, vinho ou vodka.

Bar do Arnesto

O bar que fica na Vila Olímpia foi inspirado nos botequins paulistas dos anos 60, época em que Adoniran Barbosa compôs o Samba do Arnesto, nome que batiza a casa. O local conta com uma carta de cachaça com mais de 503 marcas.

Piratininga Bar
O tradicional boteco chique da Vila Madalena é frequentado por casais, famílias e jovens em busca de relaxar ao som de MPB, piano e violão. Além da variedade de cachaças mineiras, o cardápio conta com porções variadas, como o Filé à Arrelia (cubinhos de carne com molho de catupiry) e Calabresa Berna Caracol (grelhada e recheada com provolone).

Empório Sagarana

Um pedacinho de Minas cravado em São Paulo, o Empório Sagarana é um lugar para relaxar. A casa traz simplicidade na decoração, relembrando aspectos de um armazém de cidade do interior, com mesas rústicas de madeiras. O empório é o local certo para apreciadores, são quase 600 rótulos de cachaça disponíveis.

Paralelo 12:27
Graças a carta das marvadas, cariocas e mineiras, o bar foi apelidado de Estação da Cachaça pelos seus frequentadores. A casa oferece mais de 40 rótulos de cachaça nobre. Para acompanhar, não pode faltar a Calabresa na Cachaça, feita na mesa do cliente em chapa de ferro fundido e flambada na bebida.

Por Marina Marques

Atualizado em 12 Set 2013.