Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

A Poltrona Escura

Cacá Carvalho encena peça inspirada na obra do dramaturgo Luigi Pirandello.

Este evento terminou

A Poltrona Escura

Data Sáb 01 Jan 2000
17 de julho de 2008.

Preço(s) R$10,00

Horário(s) Quinta, 20h

Rua Capitão Porfírio, 2141, 00000-000
Depois de temporadas de sucesso no Brasil e na Itália, o ator Cacá Carvalho apresenta o monólogo A Poltrona Escura no Teatro Theresinha Petry Cardona. Com direção do italiano Roberto Bacci, a peça se baseia em contos retirados dos livros Berecche e La Guerra e Candelora, do dramaturgo italiano Luigi Pirandello.

O monólogo é composto por três contos. O primeiro, intitulado Os pés na grama, fala sobre a solidão de um pai viúvo, a cruel sucessão das gerações e o isolamento dos que vivem a última fase da vida. No segundo, O carrinho de mão, um advogado desmascara a miséria da condição humana em uma tragicomédia que revela inconfessável prazer. Por último, em O sopro, um homem descobre ter o poder de matar o próximo apenas soprando os dedos e acaba por destruir a si mesmo.

Em São Paulo, o espetáculo rendeu ao ator global o prêmio Shell 2003 de melhor ator, além do prêmio APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte, considerado um dos seis melhores trabalhos em cartaz na cidade.

Cacá Carvalho foi convidado para encenar a obra de Pirandello durante uma das apresentações de O homem com a flor na boca, na Itália. Após assistir à montagem em Roma, em 2002, Alessandro D´Amico, herdeiro de Pirandello, sugeriu que o ator se aprofundasse na obra do dramaturgo. Cacá estudou mais de 250 novelas de Pirandello e três delas foram escolhidas para compor o espetáculo. Foram quatro meses e meio para a memorização e montagem em italiano e outros três para refazê-la em português.


Mapa do local

Notícias recomendadas

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte

Museu da Empatia chega a São Paulo com instalação interativa; saiba mais!

Arte

Obras do MASP agora podem ser vistas em plataforma on-line gratuita

Arte