Se você é daqueles que faz cara feia quando te falam o nome de algum ingrediente que você não gosta, pode deixar essa mania de lado. Apesar de exóticas, listamos receitas que vão te dar água na boca.
Já ouviu falar em bolo de chocolate com abobrinha? E que tal carpaccio de melancia? Pode soar bastante estranho, mas garantimos que o resultado é sensacional! Confira 5 receitas que parecem estranhas, mas ficam deliciosas:
Confira

Bolo de chocolate com abobrinha
Receita por @creativeroger
Ingredientes
4 abobrinhas descascadas
1 xícara + 1/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de cacau em pó ou chocolate em pó
1 colher de chá de pó de café (expresso de preferência)
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1 ovo
Meia xícara de açucar mascavo
Meia xícara de açucar refinado
4 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
1/4 de xícara de óleo (canola)
1 colher de sopa de extrato de baunilha
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 graus por cerca de 15 minutos. Rale as abobrinhas na parte mais grossa do ralador, isso vai facilitar a mistura depois, não se preocupe ela vai desaparecer no bolo mas tem a vantagem de usar menos farinha e ter um bolo bem fofinho. Coloque as abobrinhas raladas em uma peneira e aperte para tirar o excesso de água. Em uma tijela grande, misture a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato de sódio, o café, o sal e misture tudo muito bem. No liquidificador coloque a abobrinha, o ovo, os dois acúcares, a manteiga derretida, o óleo e o extrato de baunilha. Bata bem até tudo ficar homogêneo. Ainda no liquidificador, coloque a mistura "seca" (farinha, cacau, café, etc.) junto com a que você acabou de bater e bata novamente até ficar bem incorporado. Coloque na forma do bolo a mistura e asse, de 30 a 35 minutos são suficientes. Retire do forno, deixe esfriar, depois você pode cortar ele ao meio e rechear com uma ganache de chocolate, creme de avelãs ou cobrir com outra cobertura a seu gosto, por exemplo, uma calda de frutas vermelhas. Ninguém vai imaginar é que esse bolo tem abobrinha nele!

Almôndegas de cogumelos
Receita por @creativeroger
Ingredientes
500 gramas de cogumelos frescos do tipo Portobelo ou cogumelos Paris frescos (atenção, não pode ser cogumelos em conserva) picados em cubos pequenos
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 cebola média picada em cubos pequenos
4 dentes de alho amassados
1 xícara e meia de chá de farinha de aveia
1 punhado de salsinha picada
1 xícara e meia de chá de queijo parmesão ralado na hora bem fininho
1 colher de chá de sal
Pimenta do reino a gosto
1 pitada de orégano seco
2 ovos
3 xicaras de chá de molho de tomate (se você fizer o seu vai ficar ainda melhor)
Modo de preparo
Aqueça o azeite na frigideira em fogo médio/alto. Adicione os cogumelos junto com uma pitada de sal, eles irão começar a soltar água, deixe cozinhando até que todo o líquido tenha evaporado mexendo de vez em quando. Assim que todo líquido tiver evaporado coloque a manteiga e reduza o fogo para médio, cozinhe sempre mexendo até os cogumelos dourarem, deve levar cerca de 8 minutos. Coloque a cebola e cozinhe, mexendo sempre, até a cebola ficar translúcida, e mais 5 minutos. Desligue fogo e com a frigideira ainda quente coloque o alho e misture bem, mais ou menos 1 minuto. Aproveite e transfira tudo para a tigela e deixe esfriar um pouco. Agora misture a aveia com os cogumelos até ficar bem homogêneo, depois o queijo parmesão a salsinha, o orégano e 1 ovo. Tempere com sal, pimenta do reino. Misture com um garfo até parecer meio quebradiço. Insira o outro ovo misture bem, tudo deve ficar bem unido como uma massa de carne mesmo. Cubra a tigela com filme plástico deixa na geladeira por, no mínimo, 4 horas. Aqueça o forno uns 230/250 graus por 15 minutos. Se sua assadeira não for antiaderente, forre ela com papel manteiga. Pegue a massa da almôndega e forme as bolinhas como você faria com a carne, uma colher de sopa da massa é o ideal para cada bolinha. Coloque elas na assadeira. Asse no forno até almôndegas ficarem com um tom marrom meio dourado, dependendo do forno deve levar de 15 a 20 minutos. Remova as almôndegas do forno com cuidado, Agora coloque o seu molho de tomate com um pouco de água na panela e deixe ferver, depois reduza o fogo, coloque as almôndegas delicadamente para elas não quebrarem. Você precisa cozinhar elas por mais uns 20 minutos no molho. Coloque um pouco de parmesão ralado por cima e sirva.

Carpaccio de Melancia
Receita por @creativeroger
Ingredientes
3 fatias de melancia com 1 dedo de espessura sem caroços
1 colher de sopa de mostarda de preferência Dijon
1 colher de sopa de alcaparras picadas
1 colher de chá de limão
2 colheres de chá de azeite
Queijo parmesão relado
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Para conseguir a textura de carne, coloque um pano sobre uma bancada, depois uma das fatias da melancia e por cima pressione levemente com o outro pano para retirar o suco da melancia, vai sair bastante água, por isso o pano embaixo é necessário. Continue pressionando com cuidado para não "quebrar" a fatia, você vai perceber que ela vai ficar parecendo um pedaço de carne, flexível. Repita com todas as fatias. Misture a mostarda com as alcaparras picadinhas, o limão e o azeite e misture bem, vai parecer uma textura de maionese. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Para servir, coloque os pedaços de carpaccio e sobre eles um pouco de sal, pimenta e por cima o molho de mostarda e salpique o parmesão ralado, se tiver umas ervas, coloque.

Brigadeiro de Casca de Banana
Ingredientes
4 cascas de banana em tiras
Água suficiente para cozinhar
1 xícara de adoçante tal e qual ou açúcar se preferir
1 colher (sopa) de margarina light
1 colher (sopa) de mel
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de leite desnatado morno
1 xícara de leite em pó desnatado (sem água)
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 pacotinho de chocolate granulado
Modo de fazer
Lave bem e cozinhe em uma panela as cascas da banana com a água e o adoçante até ficar pastoso. Acrescente os demais ingredientes mexendo até o preparo desprender do fundo da panela. Despeje a mistura em um prato para esfriar. Unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e passe-as no chocolate granulado.

Bolo de refrigerante de laranja
Ingredientes
6 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de refrigerante de laranja
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Cobertura
1 vidro de leite de coco
1 1/2 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado (ou outra cobertura de sua preferência)
Modo de preparo
Massa: Aqueça o forno a 200 °C. Bata as claras em neve. Ainda batendo junte as gemas e o açúcar. Acrescente o fermento, o refrigerante e por último a farinha de trigo. Ponha em uma assadeira untada e leve ao forno por 40 minutos. Reserve. Cobertura: Misture o leite condensado, o leite de coco e despeje sobre o bolo ainda quente. Cubra com o coco ralado ou chocolate derretido, deixe esfriar e leve à geladeira. Quando estiver bem gelado, retire e sirva.
Por Marina Marques
Atualizado em 6 Jan 2016.