Se você é daqueles que tira de letra receitas muito fáceis e sempre gosta de um desafio, as receitas elaboradas são perfeitas para praticar esse dom. Já imaginou fazer uma receita de um grande chef para sua família?
 
 Pois o Guia da Semana descobriu o passo a passo de pratos principais e sobremesas de grandes restaurantes de São Paulo. Todas elas serão servidas durante o evento Taste of São Paulo, que acontece em setembro de 2016 no Clube Hípico Santo Amaro.
E se você não puder comparecer ao evento, que tal arriscar e fazer na sua própria casa? Tem receita do Tuju, Fasano, Bráz Trattoria e muitas outras casas famosas. Confira na galeria 6 receitas de chefs renomados para fazer em casa.
Confira
      Torta Caprese (Bráz Trattoria – Chef Benny Novak)
Ingredientes
 3 xícaras de chá de farinha de amêndoas
 1 xícara de chá bem cheia de açúcar
 6 ovos
 1 xícara de chá de manteiga sem sal
 300g de chocolate 70% em barra
 ½ xícara de chá de açúcar de confeiteiro
Modo de preparo
 Em micro-ondas, derreter o chocolate (barra) e a manteiga. Bater os açúcares e ovos na batedeira em velocidade baixa. Acrescentar a manteiga e o chocolate derretidos e depois a farinha de amêndoas. Mexer bem devagar. Assar a 160°C por 50 minutos, em forma de fundo falso, untada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó.
      Cassoulet (Le Jazz – Chef Chico Ferreira)
Ingredientes
 1 kg de feijão branco
 1 bouquet garni
 1 kg de linguiça fresca
 4 manchons de canard confit
 ½ kg de bacon em pedaços grandes
 1 colher de sopa da gordura do confit
 1 cebola
 4 dente de alho
 3 cenouras em rodelas de 1 cm
 1 litro de caldo de frango
 2 colheres de sopa de extrato de tomate
 
 Modo de preparo
 Cozinhar o feijão com o bouquet garni e água por 2 horas até que fique cozido mas ainda “al dente”. Em uma panela fritar os manchons até que fiquem bem crocantes e reservar. Desfiar a carne em pedaços grandes, e colocar os ossos para cozinhar com o feijão. Fritar o bacon e a linguiça na mesma panela, até que fiquem bem crocantes, retirar 2/3 da gordura da frigideira e juntar a cebola, a cenoura e o alho, refogar mais um pouco e colocar a carne do pato grosseiramente desfiada. Acrescentar o caldo de frango. Despejar tudo no feijão, retirar os ossos do pato, colocar o extrato de tomate e deixar cozinhar por tudo por 30 minutos. Servir no prato fundo, gratinado com a farinha de pão da brandade e um manchon frito no meio.
      Tiramissú (Fasano – Chef Luca Gozzani)
Ingredientes
 Biscoito
 3 ovos
 50 gr de farinha
 60 gr de açúcar
 Fava de baunilha
 Raspas de limão siciliano
 Creme mascarpone
 150 gr de mascarpone importado
 80 gr de açúcar
 3 gemas
 3 claras
Modo de preparo
 Biscoito: Bater as gemas com o açúcar, acrescentar a clara firme e as raspas de limão siciliano. Acrescentar a farinha e cozinhar a 180°C por 10 minutos. Creme mascarpone: Colocar o açúcar em uma panela com uma colher de chá de água e deixar virar xarope. Quando chegar a 116°C, incorporar nas gemas que estavam batendo na batedeira. Bater até ficar bem homogêneo, acrescentar o mascarpone e logo em seguida, incorporar as claras bem devagar. Montagem: Molhar os biscoitos com café e cobrir com o creme de mascarpone, granel de chocolate amargo 80% e cacau amargo em pó. Leve à geladeira e sirva gelado.
      Sunomono de Lichia (Kinoshita – Chef Tsuyoshi Murakami)
Ingredientes
 3 unidades de lichia em calda
 1 pepino japonês
 ½ nabo
 1 pimenta dedo-de-moça
 100ml de suco de limão tahiti
 100ml de suco de laranja pera
 100ml de Shoyu Kinkoman suave
 15gr de flocos secos de peixe bonito (katsuoboshi)
 1 alga Kombu
 Raspas de limão siciliano
 Sal a gosto
 
 Modo de preparo
 Molho: Misture os sucos de laranja e limão, adicione o shoyu, a alga e o katsuoboshi, reserve um dia antes do preparo do prato. Momiji oroshi: Descasque o nabo, faça furos no sentido do comprimento, recheie os furos com a pimenta sem as sementes. Rale em movimentos circulares, reserve refrigerado. Pepino: Faça fatias finas e adicione sal para desidratar, reserve por cinco minutos em uma peneira para que a água escorra. Lave em água corrente e reserve novamente na peneira para retirar o excesso de água. Finalização: Faça uma base com as lichias, sobreponha com o pepino desidrato e o momiji oroshi. Regue com o molho e as raspas de limão siciliano.
      Arroz de Bacalhau (Adega Santiago – Alexandre Vorpagel)
Ingredientes
 120 gramas de bacalhau
 100 gramas de Bacalhau desfiado
 20 gramas de lascas de bacalhau
 ½ xícara de arroz Carolino
 2 talos de brócolis 
 20 gr amas de chouriço Cantimpalos
 Caldo de peixe
 1 colher de sopa de manteiga de escargot
 2 colheres de sopa de cebola
 5 unidades de tomate sweetgrape
 1 ovo cozido 
 5 folhas de rúcula
 1 fatia de jamón serrano
Modo de preparo
 Em uma panela refogue a cebola picada. Jogue o arroz e um pouco de caldo de peixe, quando o arroz ficar al dente, adicione o bacalhau, o chouriço e o brócolis. Cozinhe mais um pouco, até secar todo o caldo. Na hora de finalizar adicione, tomate e a manteiga e mexa um pouco. Para montagem coloque o arroz na panelinha ou em um prato no meio. De um lado coloque o ovo cozido aberto ao meio, do outo as lascas de bacalhau. No meio junte a rúcula como um maço e crave no arroz e o jamón serrano crocante. Finalize com azeite e salsinha bem picada. Para o ovo: o ovo é cozido na água, por imersão de nove minutos. Na água, coloque um pouco de vinagre. Para o jamón: para ficar crocante, coloque-o no forno por seis minutos a 180 graus em uma forma de teflon. Para a lasca de bacalhau: as lascas são cozidas por imersão no azeite com alecrim e tomilho, por 20 minutos a 120 graus, no forno.
      Sopa Fria de Amendoim (Tuju – Chef Ival Ralston)
Ingredientes
Sopa
80 ml de vinagre de Jerez
150 ml de azeite de oliva extra virgem
500 g de amendoim cru sem pele
200 g de pão amanhecido
150 ml de óleo de amendoim
1,5 l de água
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Melão com ají amarelo
½ melão, descascado e cortado em cubos pequenos
80 g de pasta de ají amarelo (pimenta)
8 ml de vinagre de vinho branco
2 g de sal
5 g de açúcar
Finalização e montagem
Fatias de presunto cru
Amendoim torrado
Migalhas de pão fritas
Evas de cores roxas variadas (manjericão roxo, amaranto, azedinha red)
Azeite de oliva
Pimenta-do-reino
Modo de preparo
Sopa: Em uma vasilha, coloque o vinagre, o azeite e o amendoim. Acrescente o pão e deixe marinando da noite para o dia. No dia seguinte, adicione o óleo de amendoim e a água. Triture até ficar homogêneo. Peneire ou coe sobre uma malha fina. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Melão com ají amarelo: Misture o ají, o vinagre, o sal e o açúcar em uma panela. Leve ao fogo e aqueça até ficar morno. Desligue e ponha o melão. Misture bem e deixe descansar por cerca de 3 horas. Finalização e montagem: Em um prato fundo, disponha as fatias de presunto no centro. Cubra com 1 colher de sopa do melão com ají e adicione 1 colher (de chá) de pão frito e de amendoim torrado. Finalize, despejando a sopa fria, de modo que fique aparecendo o melão no centro. Decore com as ervas e um fio de azeite e um pouco de pimenta-do-reino.
Por Marina Marques
Atualizado em 9 Set 2016.