Guia da Semana
Receitas
Por Redação Guia da Semana

Perfeito para o frio: aprenda a fazer chocolate empanado e frito

Aprenda a fazer essa receita quentinha, crocante e que derrete na boca.

Foto: Shutterstock

No frio, sempre bate aquela vontade de devorar alguma guloseima bem quietinha, que mate nossa vontade de doce e, de quebra, nos esquente. E se chocolate já tem tudo a ver com as baixas temperaturas, melhor ainda quando inventam variações dele, deixando-o ainda mais calórico - e delicioso!

Chocolate é bom, fritura é bom... Que tal juntar os dois? Pois é, o chocolate frito parece uma sobremesa inusitada e extremamente gorda. E é mesmo. Mas precisamos te contar que o resultado é daqueles que todo mundo vai querer experimentar! A receita leva vários ingredientes, mas todos bem fáceis de encontrar, e alguns passos. Mas garantimos que vale a pena!

Confira abaixo como fazer o incrível chocolate frito:


CHOCOLATE FRITO

*Receita do canal Cozinha do Bom Gosto

Ingredientes
Para o chocolate
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
3 ovos
2 col (sopa) de cacau em pó
200 g (1 barra fina) de chocolate meio amargo picado
Manteiga e chocolate em pó para untar
Para a massa
1 xíc (chá) de farinha de trigo
1 col (café) de sal
½ xic (chá) de leite morno
2 col (sopa) de açúcar
1 ovo
2 gemas
2 claras
1 col (café) de essência de baunilha
½ xíc (chá) de açúcar + 1 col (sopa) e chocolate em pó para finalizar
Óleo para fritar
Material extra: palito de churrasco, papel-toalha

Modo de preparo
Para o chocolate
: Unte uma forma média de vidro que suporte altas temperaturas com manteiga e chocolate em pó. Reserve. Em seguida, derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Em uma tigela grande (caso queira misturar com uma colher) ou no liquidificador, coloque: o chocolate, o creme de leite, o leite condensado e o cacau. Misture e, por fim, acrescente os ovos. Despeje a massa na forma untada e leve para ao forno a 180˚C em banho-maria por cerca 40 minutos ou leve ao microondas para assar. Se optar pelo micro, coloque 4 minutos de cozimento na potencia alta. Assim que o tempo terminar, verifique se o doce ainda está cru (espete um palito e veja se tem massa grudada). Se ainda não estiver no ponto, ligue o microondas mais 4 minutos. Repita o procedimento até a massa ficar consistente. Deixe esfriar e leve ao freezer por 10 minutos ou à geladeira por no mínimo 30 minutos. Desenforme e corte quadrados com cerca de 5 cm de largura. Para a massa: Em uma batedeira, bata as claras em alta velocidade por cerca de 10 minutos até obter ela ficarem ao ponto de neve (bem firmes e fofas). Reserve. Em uma tigela, coloque o leite morno, o sal e a baunilha. Misture e, na sequência, acrescente ovos e as gemas. Aos poucos, junte e o açúcar e a farinha. Com uma colher, incorpore as claras delicadamente.  Para fritar: Coloque óleo em uma panela e leve ao fogo alto para aquecer. Depois de quente, abaixe o fogo. Com a ajuda de um palito de churrasco mergulhe os pedaços de chocolate na massa e, logo em seguida, coloque-os para fritar no óleo. Com uma escumadeira, vire-os para que dourarem por completo. Retire e coloque sobre um papel-toalha para que o excesso de óleo seja absorvido. Passe sobre a mistura de açúcar com chocolate em pó e sirva quente ou na temperatura ambiente! Se quiser, coloque uma bola de sorvete no prato.


Atualizado em 9 Abr 2019.

Mais notícias

De Guioza a Tempurá: 10 receitas da culinária japonesa para fazer em casa

Receitas

12 lanchinhos práticos e gostosos para comer antes de dormir se a fome bater

Receitas

De cerveja amanteigada do Harry Potter a lasanha do Garfield: 10 receitas de filmes para fazer em casa

Receitas

Aprenda a fazer uma deliciosa bacalhoada portuguesa para a Páscoa

Receitas

10 sobremesas francesas que você pode fazer em casa

Receitas

Como fazer uma tarte tatin em casa

Receitas