Guia da Semana

Entrada

SALADA DE CAMARÕES E MANGA COM AMARANTO ORGÂNICO

Receita indicada pela chef Erica Barioni

Ingredientes:

12 camarões médios / 2 mangas firmes e maduras / 2g de gengibre ralado / 5g de cebola picada / 2g de coentro picado / 3g de açúcar mascavo / 30 ml de suco de limão / 5 ml de molho de soja (Shoyo) / 1 pé de alface americana / sal a gosto / 50g de amaranto orgânico

Modo de preparo:

Limpe os camarões e cozinhe-os em água fervente por 5 minutos. Escorra, deixe esfriar, corte cada um em três pedaços e reserve. Cozinhe o amaranto em 100 ml de água por 12 minutos. Escorra e reserve. Misture o açúcar mascavo, o suco de limão e o molho de soja. Acrescente o gengibre, a cebola picada e o coentro. Reserve e, se necessário, adicione sal. Descasque as mangas e corte a polpa em pequenos cubos. Lave bem a alface americana e pegue a travessa que irá à mesa. Cubra com os cubos de manga o amaranto e distribua os camarões com o molho sobre a salada.


Foto: Divulgação / Natural em Casa


Prato principal

PERU RECHEADO COM FAROFA DE AMÊNDOAS AO MOLHO DE ACEROLA E MEL ORGÂNICO

Receita indicada pelo chef Gustavo Klein

Ingredientes da farofa:

1 colher (sopa) de margarina / 1 cebola média cortada em cubos pequenos / 200g de amêndoas sem pele e filetadas / 2 ovos cozidos picados / 2 xícaras e meia (chá) de farinha de rosca / 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado / Azeitona preta a gosto

Ingredientes do molho de acerola com mel orgânico:

200g de polpa de acerola / 50g de mel orgânico / 50 ml de cachaça

Ingredientes do peru:

1 peru limpo (4 kg) / 2 cebolas grandes cortadas em pedaços pequenos / ½ colher (sopa) de molho de pimenta / 1 colher (sopa) mostarda tipo francesa / 1 garrafa de vinho branco / 3 xícaras (chá) de caldo de galinha / 1 xícara (chá) de manteiga derretida / Sal a gosto / Manteiga derretida para injetar

Modo de preparo da farofa:

Em uma panela, derreta a manteiga e doure a cebola com azeitona preta e amêndoa. Acrescente a farinha de rosca e dê o ponto com a manteiga. Finalize com o ovo picado e o coentro.

Modo de preparo do molho de acerola com Mel Orgânico:

Em uma panela acrescente todos os ingredientes e deixe engrossar.

Modo de preparo do prato completo:

Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°). Coloque num liquidificador as cebolas, o alho, o molho de pimenta, a mostarda, 1 xícara (chá) de vinho, 1 xícara (chá) de caldo de galinha, a manteiga, o sal e bata bem. Em seguida passe para uma vasilha, juntando o vinho e o caldo de galinha restantes e misture bem.

Recheie o peru com a farofa e coloque-o numa assadeira sem untar. Segure a pele do peito do peru com uma mão e, com a outra, empurre-a para soltar a carne. Fure a peça com um garfo e, com o auxílio de um injetor de tempero, injete a manteiga derretida em vários pontos do peito do peru.


Esfregue o tempero preparado na superfície do peru e injete um pouco na carne. Puxe a pele de volta, cobrindo novamente o peru e costure com uma linha grossa. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 3 horas, regando o peru a cada 20 minutos com o molho que cair na assadeira. Quando o papel alumínio já estiver escurecido, retire-o e deixe o peru no forno até dourar. Adicione o molho para finalizar.

Sobremesa

BOLO GELATINA

Receita indicada pela Fleischmann

Ingredientes:

1 embalagem de Mistura para Bolo Laranja (350 g) / 2/3 de xícara (chá) de leite gelado (160 ml) / 3 ovos / 3 colheres (sopa) de margarina (60 g) / 1 embalagem de Gelatina Fleischmann Sabor Morango (45 g) / 1 embalagem de gelatina sabor limão (45 g) / 1 embalagem de gelatina sabor abacaxi (45 g) / 1 xícara (chá) de coco fresco ralado

Modo de preparo:

Coloque a mistura para bolo na tigela da batedeira, junte o leite, os ovos, a margarina e bata em velocidade alta por cinco minutos ou até formar uma massa fofa e homogênea. Despeje em forma retangular untada (23 x 33 cm) e leve ao forno pré-aquecido (180° C). Asse por cerca de 35 minutos ou até que, ao espetar um palito na massa, este saia limpo e seco.

Enquanto isso, prepare as gelatinas. Dissolva cada uma delas em meia xícara (chá) de água fervente (120 ml) em tigelas separadas e deixe esfriar até ficar com consistência de clara de ovo.

Quando o bolo estiver assado e frio, desenforme e corte em quadrados. Passe cada quadrado em um dos tipos de gelatina, banhando levemente. Em seguida, passe pelo coco ralado. Coloque sobre um tabuleiro e leve à geladeira por 1 hora. Conserve em geladeira até o momento de servir.






Atualizado em 7 Ago 2012.