Guia da Semana





Salada Verde Com Melão Orange - Receita da chefLarissa Aguiar, do DomitilaRestaurante

Ingredientes:

Folhas Verdes /melão orange / presunto cru / 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico / 1/3 dexícara de azeite extravirgem / 2 colheres de água / 1 colher de chá de mel /sal / pimenta do reino branca

Preparo:

Coloquetodos os ingredientes em uma tigela e mexa bem até que formem um molho bemuniforme.

Salada Nutritiva - Receita enviada pela AdriaAlimentos

Ingredientes:

1 embalagem de Penne Adria Grano D'oro (500g)/ 1 iogurte natural desnatado / 1 colher (sopa) de suco de limão / a gosto sale folhinhas de manjericão / 100g de nozes, picadas / 300g de peito de peru, emcubos / a gosto sal e folhinhas de manjericão / a gosto raspas de limão / 2pêras médias, picadas / 6 colheres (sopa) de azeite extra virgem / 100g decastanha-do-pará, ou castanha-do-brasil, picadas / 15 tomates cereja, cortadosao meio / 200g de queijo cottage, em cubos

Preparo:

Comece preparando omolho de pêra. Bata no liquidificador, 6 colheres (sopa) de azeite extravirgem, 1 colher (sopa) de suco de limão, 2 pêras médias, 1 iogurte natural.Acerte o sal, polvilhe as raspas de limão, mexa delicadamente e reserve.

Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhea massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a águavolte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ouaté que fique "al dente", ou seja, macia, porém resistente àmordida.

Escorra a massa e esfrie em águacorrente. Coloque num refratário grande, acrescente o molho de pêra e envolvabem com a ajuda de dois garfos grandes. Junte 200g de queijo cottage, 300g depeito de peru, 15 tomates cereja, 100g de nozes, 50g de castanha do para,misture delicadamente.

Decore com as folinhas demanjericão e sirva a seguir.

Rendimento: 6porções
Tempo de Preparo: 20 minutos
Dica: A pêra pode sersubstituída por melão

Pernil De Festa - Receita enviada pelaMarinex®

Ingredientes:

1 pernil desossado/ sal e pimenta-do-reino recém-moída / 1 pimenta dedo-de-moça sem sementespicadinha / 4 dentes de alho amassados / 3 ramos de salsinha / 1 ramos dealecrim / 2 folhas de louro / ½ xícara (chá) de suco de laranja (100ml) / ½xícara (chá) de vinho branco (100ml) / ½ tablete de manteiga em temperaturaambiente (100g)

Preparo:

Com uma faca pequena,faça pequenos furos no pernil e coloque-o na Assadeira Oval Grande Marinex®& Teflon®. Tempere com sal, pimentas, cebola, o alho, ervas frescas,louro e regue com os sucos e o vinho. Cubra com papel alumínio e leve àgeladeira de véspera, virando 3 a 4 vezes para que a carne fique bem temperada.No dia seguinte, besunte o pernil com a manteiga e leve ao forno médio (180°C)coberto com alumínio por 2 horas e meia. Durante este período, regue o pernilalgumas vezes com o suco que ficou no fundo da assadeira. Retire o papelalumínio e asse por mais 40 minutos ou até ficar bem dourado. Antes de servir,decore com frutas frescas como caju, figo, uva verde, ameixa, carambola e ervascomo o alecrim.

Rendimento: 10 porções
Tempo dePreparo: 20 minutos

Lombo Recheado - Receita da banqueteira Vivi Barros

Ingredientes:

1lombo de 1 e ½ kg / suco de 1 limão / 400 g de ameixa / 1 copo (americano) devinho branco / 1 copo (americano) de suco de laranja / 100 g de bacon / 150 gde alho com casca / 1 colher (sobremesa) de manteiga / 1 colher (sopa) deaçúcar / ½ copo (americano) de água / 200 g de cebolas pequenas / 100 g dedamasco / 2 xícaras (chá) de suco de laranja

Preparo:

Abra o lombo, temperecom sal e limão e deixe-o marinando na geladeira por 12 horas. Coloque asameixas de molho no vinho e suco de laranja por seis horas. Escorra e bata-asno liquidificador. Frite o toucinho e junte a pasta de ameixa. Recheie a carnecom essa mistura enrolando-a como um rocambole. Envolva em papel alumínio easse a 180ºC por uma hora. Retire o papel alumínio e deixe dourar. Asse o alhopor dez minutos e reserve. Faça um caramelo com a manteiga, o açúcar e a água.Mergulhe as cebolas sem casca e cozinhe por cinco minutos. Reserve. Cozinhe osdamascos com o suco de laranja por oito minutos. Deixe esfriar e bata noliquidificador até virar um creme. Cubra o fundo da travessa com o creme dedamasco e coloque o lombo no centro, rodeando-o com as cebolas e o alho.

Farofa DeFrutas Secas - Receita do chef Valdir dos Santos, da Cozinharia Gastronomia eCafé

Ingredientes:

1 xícara de nozes/ 1 xícara de uvas passas branca e preta / 1 xícara de amendoim / 1 xícara demanteiga ou margarina / 300 gr de farinha de mandioca torrada / 1 de cebolapequena picada / 1 colher de chá de sal

Preparo:

Derreta a manteiga,junte a cebola já picada e deixe dourar. Coloque a farinha, mexa até o ponto defarofa. Adicionar os demais ingredientes. Servir emseguida.

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo:15 minutos

Farofa Tradicional - Receita da chefCarla Elage, do BrilatGourmet

Ingredientes:

3colheres de óleo / 1 Cebola grande cortada em cubos / 3 xicaras defarinha de mandioca / 15 unidades de azeitona verde sem o caroço e picadas /200gr de bacon picado / 4 ovos cozidos picados / 1/2 xícara de chá de uva-passasem sementes / Sal a gosto

Preparo:

Numa frigideira, aqueçaóleo e o bacon e refogue. Coloque e refogue a cebola. Acrescentea farinha, as azeitonas, ovos picados. Por último tempere com sal agosto. Se quiser, pode colocar damascos, uvas passas ou ameixa seca.Fica uma delicia!

Bolo De Especiarias E Mel - Receita da chef pâtisserie PriscilaBrunsfeld, da Make the Cake

Ingredientes:

3 colheres de sopade achocolatado em pó / 2 xícaras de chá de açúcar mascavo / 2 xícaras de cháde farinha de trigo / 1 copo americano de leite / 1 xícara de chá de óleo4 ovos/ 1 colher de sopa de fermento em pó Royal / 1 colher de sobremesa deerva-doce2 colheres de chá de canela em pó / 1 colher de chá de cravo da Índiamoído / 1 colher de chá de noz-moscada ralada

Preparo:

Misturartodos os ingredientes na ordem junto com as especiarias deixando o fermento porúltimo. Bater bem até ficar homogêneo. Coloque em uma forma de bolo e leve aofogo médio pré-aquecido por cerca de meia hora (varia de forno para forno).

Torta Santiago - Receita dos chefsArturo Frank e Paulo Renato, do FulanaRestaurante

Ingredientes:

Massa: 180 gramasde farinha de trigo / 150 gramas de manteiga derretida sem sal / 1 ovo /Recheio: 500 gramas de açúcar / 500 gramas de amêndoa ralada / 7 ovos / 1pitada de canela

Preparo:

Massa: Mistura amanteiga derretida com a farinha, acrescente o ovo e torne a misturar bem.Reserve.
Recheio: Coloca na batedeira, o açúcar, a farinha de amêndoa,a canela e por último os ovos, bata até ficar uma mistura homogênea.
Montagem: Coloque na forma a mistura,cobrindo o fundo e toda a borda,por cima coloque o recheio, e leve para assar em forno na temperatura de 150ºCpor aproximadamente 40 minutos.
Dica do chef: colocar uma dose delicor de amareto no recheio. Fazer a decoração com um molde do desenho da Cruzde Santiago e açúcar de confeiteiro peneirado.

Serviço dosEstabelecimentos:

MabrukPresentes
Av. Presidente Wilson, 1716-A, Mooca, São Paulo(SP)
(11) 2215-5222

Restaurante Domitila
Rua Clodomiro Amazonas, 99 - Itaim Bibi, São Paulo(SP)
(11) 3078-7434

Make the Cake
RuaGeneral Góis Monteiro, 172 - São Paulo (SP)
(11) 2597 1811

AdriaAlimentos
Rua Pedro José Lorenzini, 64, Cj. B, 3º andar -Santo Antônio
(11) 3883-9100

Marinex®
(11)5090-8941

Buffet Vivi Barros
Rua Antônio das Chagas,858/862, Chácara Santo Antônio - São Paulo/SP
(11) 51828666

Cozinharia Gastronomia e Café
Rua Iguatemi,480, Itaim Bibi - São Paulo (SP)
(11) 3071-1023

BrilatGourmet
Rua Prof. Oswaldo Teixeira, 474,Morumbi, São Paulo (SP)
(11) 3895-8166

FulanaRestaurante
Av. Luis Dumont Villares, 651 - Jardim SãoPaulo - Zona Norte, São Paulo (SP)
(11)2283-6575

Foto: Getty Images









Atualizado em 6 Set 2011.