Guia da Semana

Realizada na última terça-feira (24), a cerimônia de premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants 2017, em Bogotá, acaba de revelar os melhores restaurantes da América Latina, e a lista inclui oito casas brasileiras, sendo que três deles integram o top 10.

Nomes já conhecidos aparecem na lista, que revelou o D.O.M., A Casa do Porco, Maní, Mocotó e outros restaurantes do Brasil como alguns dos 50 melhores da região. Além disso, o Brasil ainda levou dois prêmios individuais, com Saiko Izawa, d’A Casa do Porco vencendo o Best Pastry Chef 2017 e o Oro, de Felipe Bronze, recebendo o The One to Watch Award. A lista completa de restaurantes do Brasil na edição deste ano inclui: D.O.M. (3º), A Casa do Porco (8º), Maní (9º), Lasai (16º), Olympe (23º), Mocotó (27º), Esquina Mocotó (41º) e Tuju (45º).

Em primeiro lugar no ranking ficou o Maido, de Lima, no Peru. O restaurante, supervisionado pelo chef executivo Mitsuharu Tsumura, triunfou com sua cozinha Nikkei, fundindo influências japonesas e peruanas em menus de degustação, como o Experiência Nikkei, composto por 16 pratos.

O Central, que já alcançou o primeiro lugar três vezes no Latin America’s 50 Best Restaurants, dirigido por Virgilio Martínez e Pía León, passou a ocupar o segundo lugar, seguido pelo D.O.M., de São Paulo; Pujol, da Cidade do México e Boragó, de Santiago, que receberam os títulos de Melhor Restaurante do Brasil, México e Chile, respectivamente. Completando os 10 melhores estão o Quintonil, da Cidade do México, em 6º lugar; o Astrid y Gastón, de Lima, em 7º; A Casa do Porco, de São Paulo, em 8º; Maní, em São Paulo, em 9º e Tegui, em Buenos Aires, em 10º. Para conferir a lista completa clique aqui.

O Latin America’s 50 Best Restaurants, organizado e mantido pela William Reed Business Media, é uma plataforma gourmet que busca celebrar e incentivar excelentes restaurantes e chefs em toda a região, a fim de promover a variada gastronomia da América Latina em todo o mundo e fornecer um guia incomparável para o público internacional.

Por Marina Marques

Atualizado em 25 Out 2017.