Guia da Semana

Camarão, lula, polvo, peixes... Para quem ama frutos do mar, o Brasil é um prato cheio em variedades. Por aqui, encontramos os mais diversos tipos de pratos com o tempero especial de cada região do país, sendo um melhor que o outro.

Quem mora em São Paulo e vira e mexe tem vontade de se esbaldar com pratos que vêm direto do mar, pode contar com diversos restaurantes que são ótimas pedidas, servindo pratos que vão do clássico camarão na moranga até o refinado carpaccio de polvo. Confira no roteiro 12 endereços em São Paulo para quem ama frutos do mar!

Al Mare

O Al Mare pertence aos mesmos proprietários da rede Don Pepe di Napoli. Mas mantém apenas o ambiente descontraído e os pratos fartos das casas-irmãs. Seu cardápio prioriza peixes e frutos do mar, que são preparados à moda espanhola. As paellas estão presentes em duas versões. A mista combina camarão, lula, mexilhão, lagostim, peito de frango, vagem e pimenta. Há ainda variações de massas e risotos, como o feito com camarões e tomate. Preste atenção no logotipo do restaurante: ele é inspirado na cidade italiana de Santa Maria de Costellabate, terra natal do pai de um dos sócios, Andréa Doria Conte.

Avenida Pavão, 109 - (11) 5041-7179 Leia mais

La Mar Cebicheria

Inspirada nas milhares de cebicherias que existem em todo Peru, o La Mar traz para o Brasil o maior tesouro da culinária daquele país: o cebiche. Com a alegria natural das cebicherias e a autenticidade dos ingredientes e sabores peruanos, o La Mar foi criado pelo chef Gastón Acurio. A casa chegou a São Paulo em 2009 e traz receitas tradicionais peruanas em um menu dividido em cinco seções.

Rua Tabapuã, 1410 - (11) 30731213 Leia mais

Bacalhoeiro

Reunindo a tradição portuguesa em sua culinária, o restaurante Bacalhoeiro é inspirado nos vinhedos de Portugal, com grandes arcos entre pilares e azulejos de estilo português, além de espaço infatil com monitores. No cardápio, as sugestões de entradas são as Lulas à Servilhana, lula empanada com molho, e os pasteizinhos de bacalhau. Entre os pratos principais, destaque para o Bacalhau à Lagareiro com batatas ao murro, acompanhado por brócolis e tomate, e o Arroz de Polvo. A carta de vinhos da casa abriga cerca de 200 rótulos.

Rua Azevedo Soares, 1580 - (11) 2293-1010 Leia mais

Amadeus

O restaurante Amadeus traz para a mesa os sabores do mar com ostras e mariscos criados na própria casa. A curiosidade está no nome dos pratos, que sempre remetem à música, como o prelúdio para tinto (brandade de bacalhau, vieiras no rouge, haddock com lentilhas e straciatelli) e a sinfonia de camarões. O menu ainda destaca receitas como o camarão graúdo com molho de tomate e manjericão. Os temperos das receitas usam como base pratos portugueses, libaneses e italianos.

Rua Haddock Lobo, 807 - (11) 3061-2859 Leia mais

O Bacalhau do Porto

No início, esta esquina do bairro do Ipiranga servia apenas cinco receitas feitas com bacalhau. Hoje, o cardápio d´O Bacalhau do Porto é mais extenso e abrange outras iguarias típicas da culinária portuguesa. A proprietária Maria da Conceição é natural de Coimbra e trouxe de lá a medida certa para cada um dos pratos. Polvo, abadejo, truta, lula e outras espécies marinhas são também atração na casa. Mas os elogios ficam mesmo com o bacalhau. Um deles é feito com as lascas cozidas no leite e vem acompanhado de molho branco, batatas e gratinado em farinha de rosca e queijo.

Rua Vergueiro, 8333 - (11) 2063-6502 Leia mais

Badejo

Há 20 anos em São Paulo, o restaurante Badejo tem como carro-chefe a moqueca capixaba. A moqueca tradicional do Espírito Santo é mais leve que a baiana: ao invés do dendê, usa-se o azeite doce (óleo de oliva). O restaurante oferece mais de quinze alternativas em porções para duas pessoas. Algumas sugestões são as moquecas de badejo com mexilhão ou sururu e a de badejo com lagosta e camarão rosa.

Alameda dos Jurupis, 813 - (11) 5055-3655 Leia mais

Manzuá

Desde 1992, o Bargaço, que agora se chama Manzuá, apimenta a refeição dos paulistanos com pratos da autêntica culinária baiana. Ensopados de siri, polvo, ostra e sururu dão consistência ao cardápio. As entradas e petiscos, a maioria à base de frituras, trazem bolinhos de frutos do mar - do camarão ao caranguejo. Mas a atração fica mesmo por conta das suculentas moquecas. Elas são servidas em panela de barro ao gosto do cliente (de camarão, lagosta, peixe, siri mole ou mistas) e também o bobó de camarão, o camarão na moranga e os grelhados de frutos do mar com destaque especial para o "manzuá de pescado nobre".

Rua Oscar Freire, 1189 - (11) 3085 5058 Leia mais

Cachoeira Natural

Localizado no bairro do Itaim Bibi, o cardápio do Cachoeira Natural oferece mais de 70 opções de pratos com pegada mais leve. Porém, no período noturno, de terça a domingo, o espaço se transforma no Bar do Camarão, onde diversas opções do crustáceo são servidas além do buffet de saladas e sucos naturais com frutas da época. Além disso, fazem parte do cardápio diário da casa pratos como camarão no bafo, camarão com creme de moranga, lasanha de camarão, camarão empanado e mais.

Rua João Cachoeira, 263 - (11) 3079-7578 Leia mais

Cantina do Marinheiro

Com mais de 60 anos de existência, a Cantina do Marinheiro é hoje comandada pelo chef Eduardo Alonso que assumiu o negócio de seus pais com apenas 17 anos. Entre os destaques das duas unidades da casa, em Moema e no Brás, estão os risotos de camarão, salmão, polvo e ostras, além das caldeiradas, das paellas e do típico bacalhau servido à moda portuguesa ou espanhola.

Viaduto Alcântara Machado, 552 - (11) 3207-6125 Leia mais

Marinara

O italiano Marinara, localizado em Pinheiros, traz um cardápio com muitas veriedades refinadas de peixe e crustáceos. Entre as opções: Grigliata Mista di Maré (frutos do mar grelhados com manteiga e ervas), Polpo con Pomodoro (polvo com molho de tomates), Sagliola con Gamberi e Shitake all Burro Nero (linguado com camarões e shitake em manteiga queimada), Gamberi con Champagne (camarões com champanhe), Gamberi al brie con Uves (camarões com molho brie e uva), Sépia com shitake e Gamberie (lulas recheadas com camarões e shitake) e muito mais.

Avenida São Gualter, 777 - (11) 3021-0055 Leia mais

Mexilhão

Fundado em 1970, o restaurante Mexilhão é um prato cheio para os aficionados de peixes e frutos do mar. O cardápio é dividido entre opções típicas baianas, camarões, guarnições, lagostas, lulas, massas, peixes, polvos, saladas e sopas. Alguns dos pratos são: Badejo à Baiana (filé de badejo com molho de tomate, leite de coco e azeite de dendê), Moqueca de Camarão, Camarões à Grega (camarões grandes com mozarela empanados na farinha de rosca – acompanha arroz à grega e batata palha), Polvo à Moda do Porto (polvo ao molho de tomate com batata, azeitona e pimentão) e muito mais.

Rua Treze de Maio, 626 - (11) 3263-0135 Leia mais

Rufino's

O Restaurante Rufino’s surgiu no Guarujá, nos anos 70, tendo como fundador o Sr. Rufino Casal Treinta, nascido na Espanha em uma cidade tradicional de marinheiros e pescadores. O estabelecimento conta com duas unidades em São Paulo: Itaim e Morumbi. Entre as sugestões do cardápio, estão diferentes preparos de garoupa, badejo, robalo, anchova, pargo, ciova ou pescado e frutos do mar. Pratos como o risoto de camarão caldoso, espaguete ao vôngole, tamarutaca à húngara, camarão gigante à mediterrânea, lagosta grelhada com aspargos frescos e salada de centolla são alguns dos destaques.

Rua Doutor Mário Ferraz, 377 - (11) 3078-6301 Leia mais

Atualizado em 14 Mar 2018.