Muito além das belezas naturais, o Rio de Janeiro é uma cidade recheada de opções culturais e gastronômicas, como o Guia da Semana mostra com frequência.
Com tantas iguarias por aqui, selecionamos 5 coisas que você precisa comer no Rio pelo menos uma vez na vida. Ou pensaram que a Cidade Maravilhosa era só biscoito Globo?
Filé à Oswaldo Aranha no Cosmopolita
Fundado em 1926, o bar e restaurante é o detentor da receita original do filé que virou prato típico do Rio. Isso se deve porque o próprio diplomata Oswaldo Aranha frequentava o local e gostava de seu bife regado de alho em fatias. Ainda vem acompanhado com aquela farofinha e batatas fritas portuguesas.
Travessa do Mosqueira, 4 - (21) 2224-7820 Leia mais
Bolinho de Feijoada no Aconhego Carioca
Comandado pela chef Kátia Barbosa, o Aconchego Carioca tem como carro-chefe o bolinho de feijoada, que acabou se popularizando em outros bares do Rio. Na casa, ele é servido com gomos de laranja, torresmos e batida de limão.
Rua Barão de Iguatemi, 379 - (21) 2273-1035 Leia mais
Angu do Gomes
Inicialmente servido em carrocinhas espalhadas pelo Centro do Rio, o Angu do Gomes tem um endereço fixo desde 1977 na região da Praça Mauá. Mistura de bar e restaurante, o tradicional é feito com angu de milho e o sarapatel por cima, levando miúdos de porco e temperos. Ainda há opções com frutos do mar, frango com milho, calabresa e carne moída.
Rua Sacadura Cabral, 75 - (21) 2233-4561 Leia mais
Sopa Leão Veloso no Rio Minho
O Rio Minho detém o título de mais antigo restaurante da Cidade. Além disso, foi lá que, segundo a lenda, nasceu a sopa adaptada pelo diplomata Paulo Leão Veloso do famoso bouillabaisse francês. Hoje disponível em vários estabelecimentos, a versão tropical da sopa feita por pescadores de Marselha surgiu na década de 20 com o então embaixador brasileiro em Paris e leva cabeça de peixe, camarão, polvo, lula e mexilhão.
Rua do Ouvidor, 10 - (21) 2509-2338 Leia mais
Feijoada da Tia Surica
É a tradição personificada. Uma das figuras mais queridas da Portela, escola de samba que mais venceu no Carnaval carioca, Tia Surica também é famosa pela sua feijoada, que segue os moldes da Tia Vicentina. Depois de 10 anos sendo servida no Teatro Rival, agora a iguaria pode ser apreciada todo terceiro sábado do mês no Cordão da Bola Preta, na Lapa.
Rua da Relação, 3 - (21) 2240-8049 Leia mais
Por Marco Sá
Atualizado em 9 Set 2016.
Mais notícias
Sabiá do Parque aposta em gastronomia saudável no coração do Ibirapuera
Pirajá inaugura 15ª unidade no coração da Avenida Paulista
Pobre Juan lança menu especial de fim de ano criado chef pelo Geraldo Ribeiro
10 restaurantes em São Paulo para celebrar o Ano Novo 2026
10 restaurantes em São Paulo para celebrar o Natal 2025