Guia da Semana
Restaurantes
Por Marco Sá

5 coisas que você precisa comer no Rio pelo menos uma vez na vida

Da feijoada ao angu, conheça as delícias gastronômicas da Cidade Maravilhosa.

Tia Surica e sua inconfundível feijoada (Divulgação)

Muito além das belezas naturais, o Rio de Janeiro é uma cidade recheada de opções culturais e gastronômicas, como o Guia da Semana mostra com frequência.

Com tantas iguarias por aqui, selecionamos 5 coisas que você precisa comer no Rio pelo menos uma vez na vida. Ou pensaram que a Cidade Maravilhosa era só biscoito Globo?

Filé à Oswaldo Aranha no Cosmopolita

Fundado em 1926, o bar e restaurante é o detentor da receita original do filé que virou prato típico do Rio. Isso se deve porque o próprio diplomata Oswaldo Aranha frequentava o local e gostava de seu bife regado de alho em fatias. Ainda vem acompanhado com aquela farofinha e batatas fritas portuguesas.

Travessa do Mosqueira, 4 - (21) 2224-7820 Leia mais

Bolinho de Feijoada no Aconhego Carioca

Comandado pela chef Kátia Barbosa, o Aconchego Carioca tem como carro-chefe o bolinho de feijoada, que acabou se popularizando em outros bares do Rio. Na casa, ele é servido com gomos de laranja, torresmos e batida de limão.

Rua Barão de Iguatemi, 379 - (21) 2273-1035 Leia mais

Angu do Gomes

Inicialmente servido em carrocinhas espalhadas pelo Centro do Rio, o Angu do Gomes tem um endereço fixo desde 1977 na região da Praça Mauá. Mistura de bar e restaurante, o tradicional é feito com angu de milho e o sarapatel por cima, levando miúdos de porco e temperos. Ainda há opções com frutos do mar, frango com milho, calabresa e carne moída.

Rua Sacadura Cabral, 75 - (21) 2233-4561 Leia mais

Sopa Leão Veloso no Rio Minho

O Rio Minho detém o título de mais antigo restaurante da Cidade. Além disso, foi lá que, segundo a lenda, nasceu a sopa adaptada pelo diplomata Paulo Leão Veloso do famoso bouillabaisse francês. Hoje disponível em vários estabelecimentos, a versão tropical da sopa feita por pescadores de Marselha surgiu na década de 20 com o então embaixador brasileiro em Paris e leva cabeça de peixe, camarão, polvo, lula e mexilhão.

Rua do Ouvidor, 10 - (21) 2509-2338 Leia mais

Feijoada da Tia Surica

É a tradição personificada. Uma das figuras mais queridas da Portela, escola de samba que mais venceu no Carnaval carioca, Tia Surica também é famosa pela sua feijoada, que segue os moldes da Tia Vicentina. Depois de 10 anos sendo servida no Teatro Rival, agora a iguaria pode ser apreciada todo terceiro sábado do mês no Cordão da Bola Preta, na Lapa.

Rua da Relação, 3 - (21) 2240-8049 Leia mais


Por Marco Sá

Atualizado em 9 Set 2016.

Mais notícias

São Paulo ganha primeira casa dedicada ao avocado; saiba tudo!

Restaurantes

Restaurante Abbraccio aposta em Festival de Lula para os dias quentes do verão; saiba tudo!

Restaurantes

Bullguer vende sanduíche a R$10 nesta segunda-feira (22); saiba tudo!

Restaurantes

10 pratos imperdíveis com frutos do mar para provar em São Paulo

Restaurantes

Points gastronômicos em São Paulo com pratos especiais para o verão 2021

Restaurantes

Bob’s Galak com doce de leite Moça nas versões Big Cascão, Bob’s Max e Milk Shake entra no cardápio da rede por tempo limitado

Restaurantes