Guia da Semana
Restaurantes
Por Marina Marques

Aprenda a fazer a sopa de cebola do CEAGESP

Confira a receita do famoso prato e faça em casa.

A famosa sopa de cebola gratinada do Festival Ceagesp (Divulgação)

Quando falamos no festival de sopas do Ceagesp, impossível não pensar na famosa sopa de cebola. Tão querida pelos paulistanos, o festival chega a ter fila de horas só por causa dela.

Ícone da Ceagesp, a sopa de cebola fez muito sucesso no final da década de 1960 e começo de 1970, no período da construção do ETSP, na Vila Leopoldina. Naquela época, o prato era servido para os comerciantes atacadistas no antigo restaurante Ceasa. A iguaria repercutiu tanto entre os comerciantes, e depois entre os compradores que madrugavam no antigo entreposto, que acabou fazendo fama na cidade, muito carente, à época, de locais que servissem comida na madrugada.


Desde o fechamento do antigo restaurante, em meados da década de 1980, o sabor daquele prato que aquecia as madrugadas frias da então “terra da garoa”, como São Paulo era conhecida, permanece até hoje na memória dos paulistanos. Quando foi realizada a primeira edição do Festival de Sopas, na programação dos 40 anos da Ceagesp, o sucesso e a aprovação foram tão grandes que o evento passou a ser anual. Por isso, durante o período de inverno, a Ceagesp prestigia todos os amantes da sopa, e até quem ainda não conhece, mas ouve falar muito do prato, com a realização do Festival, que chega neste ano à sua sétima edição.

Festival de Sopas

A edição 2015 do Festival de Sopas CEAGESP começa no dia 6 de maio, quarta-feira, no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na Vila Leopoldina, zona oeste da capital, e vai até 30 de agosto. Por um preço fixo de R$ 32,90, cada pessoa poderá servir-se à vontade de cinco opções de caldos, que incluem as tradicionais sopas de cebola, gratinada e sem gratinar. Saiba aqui tudo sobre o festival.

Que tal então preparar essa delícia em casa para se esquentar nos dias frios? Conseguimos a receita secreta da tão falada sopa, confira:

Sopa de Cebola Gratinada – Por Ivar Felix

Ingredientes (para 10 porções)
1 kg de cebola
1/2 kg de músculo ou carne magra
300 g de tomate
200 g de cenoura
250 g de farinha de trigo
150 g de queijo parmesão ralado
100 g de manteiga ou margarina
4 litros de água
300 ml de vinho branco
2 talos de salsão
1 alho-poró inteiro, com folhas
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 pão francês
Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de preparo

Em uma panela grande (capacidade para seis litros), refogue, na manteiga, o alho, as 2 cebolas (cordadas em 4 pedaços), a cenoura, o alho-poró, o músculo, tudo previamente picado, com a folha de louro, sal e pimenta do reino. Acrescente a água e cozinhe em fogo baixo por dez horas ou em panela de pressão por uma hora. Em outra panela, adicione a manteiga, a farinha e a cebola (cortada em tiras finas), e mexa até que fique tudo bem misturado. Adicione o caldo e refogue por 20 minutos. Finalize com o vinho branco e deixe evaporar por aproximadamente 5 minutos.Transfira para uma sopeira, corte fatias grossas de pão francês e mergulhe na sopa. Acrescente o queijo parmesão ralado. Leve ao forno entre 180ºC e 200 ºC, por dez minutos para gratinar. Sirva bem quentinha.


Por Marina Marques

Atualizado em 10 Mai 2016.

Mais notícias

Bullguer vende sanduíche a R$10 nesta segunda-feira (22); saiba tudo!

Restaurantes

10 pratos imperdíveis com frutos do mar para provar em São Paulo

Restaurantes

Points gastronômicos em São Paulo com pratos especiais para o verão 2021

Restaurantes

Bob’s Galak com doce de leite Moça nas versões Big Cascão, Bob’s Max e Milk Shake entra no cardápio da rede por tempo limitado

Restaurantes

Com pernil fatiado, vinagrete e queijo prato, hamburgueria lança sanduíche em homenagem ao aniversário de São Paulo

Restaurantes

21 restaurantes para comemorar o Aniversário de São Paulo 2021

Restaurantes