Guia da Semana

É numa movimentada rua da Vila Olímpia, frequentada por quem busca opções para o almoço no horário de trabalho, que fica localizado o Oriba, restaurante que vem com a proposta de ser o primeiro fast-food brasileiro do mundo.

Com um ambiente de cores vibrantes, mas que foge do óbvio verde e amarelo, o Oriba já chama a atenção logo na porta, de onde é possível sentir o aroma de ingredientes bem brasileiros saindo das panelas. O objetivo ali é praticidade: pedir no balcão, pagar e levar o prato para alguma das diversas mesas, que ficam na varandinha do restaurante e no andar de cima do estabelecimento.

Apesar do modelo “vapt-vupt”, o cardápio é preparado com ingredientes frescos para que tudo saia com um sabor bem caseirinho, como deve ser a culinária nacional. Além disso, é possível acompanhar o preparo do seu pedido ali do balcão mesmo – a cozinha é aberta e os ingredientes ficam expostos para o cliente através de um vidro – e trocar um ou outro ingrediente.

CARDÁPIO DE INSPIRAÇÃO BRASILEIRA

Segundo José Neto, proprietário do restaurante e criador do menu, o cardápio buscou inspirações em cada cantinho do Brasil, trazendo releituras dos pratos mais conhecidos da culinária brasileira, de Norte a Sul.

Todos os pratos são servidos no esquema “mexidão”: eles levam arroz, que pode ser branco ou integral, e os ingredientes típicos de cada receita – tudo feito com quitutes naturais e em menos de cinco minutos.


Mineirinho (Foto: Divulgação/Oriba Restaurante)

Todos os pratos levam o nome dos estados de onde vieram, como o Mineirinho e o Paraibinha, por exemplo, que são os preferidos dos clientes. O Mineirinho, inspirado no Feijão Tropeiro, leva feijão, linguiça, bacon, ovo cozido, couve e outros temperinhos. Já o Paraibinha, inspirado no Baião de Dois, leva feijão, carne seca, queijo coalho e temperos.

Há também o Baianinho (com camarão, leite de coco, dendê e pimenta baiana), Gauchinho (com carne temperada), Vegetariano (vegetais, queijo coalho e tempero suave), Goianinho (frango, milho e cenoura), Paulistinha (lombinho de porco, feijão, couve e sabores de um Virado à Paulista), além de opções de saladas e sobremesas. A casa também trabalha com novidades de acordo com a estação e renova o cardápio de tempos em tempos.


Paraibinha (Foto: Divulgação/Oriba Restaurante)

Ex-executivo de multinacional, José Neto resolveu se aventurar no empreendedorismo depois de conhecer diversos países, bem como suas cozinhas e temperos. “O curioso é que voltei dessas viagens convencido a abrir um negócio que valorizasse o melhor do Brasil. Um lugar que reúne a riqueza de sabores de todo o país. E isso é o Oriba Restaurante”, afirma.

O cardápio do Oriba conta com pratos que vão de R$ 22,90 a R$ 31,90 e o restaurante abre apenas de segunda a sexta-feira, no horário de almoço. A casa também trabalha com delivery online.

Oriba Restaurante

Endereço: Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 498, Vila Olímpia, São Paulo – SP
Horários de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h30 às 15h
https://www.facebook.com/oribarestaurante/

Por Marina Marques

Atualizado em 28 Jun 2017.