Guia da Semana

Para quem ama gastronomia, mas está cansado da usual visita a restaurantes renomados de São Paulo, tem ganhado uma nova opção para aproveitar a cidade: são as experiências gastronômicas.

Seja conhecendo mais sobre vinhos, degustando queijos ou até num jantar às cegas, várias empresas têm investido na ideia de oferecer experiências divertidas envolvendo gastronomia, seja para você ou para dar de presente. Confira algumas opções imperdíveis:

Diletto Experience

Em aproximadamente 2 horas de degustação, os participantes terão um jantar completo, onde irão assistir o Chef José Maria Meira preparar pratos e sobremesas que fazem parte do menu selecionado por ele. Gelatos de diferentes sabores são combinados com diversos outros ingredientes como grana padano, búfala, azeite trufado, whisky, risoto, entre outros. Por exemplo, de entrada, é servido o Sorbet de Chocolate Belga 70%, com flor de sal de vanila e Whisky.

Vinho em Foco

A união de paixões sempre gerou grandes negócios. Vinho e arte, duas paixões com muito potencial. Foi com esse pensamento que a produtora de eventos Cris Simões se uniu a atriz e jornalista Vanessa Goulartt, e a advogada Fabiana de Paula e deram início a encontros degustativos batizados de experiências eno-artísticas. Com a presença da sommelière Tânia Canadá, que através de sua apresentação promove uma introdução ao mundo do vinho, os participantes vivem uma degustação diferenciada.

Tudo o que você precisa saber sobre vinhos

O grupo Sabiar, especializado em lazer criativo, oferece uma experiência irresistível para quem adora vinhos, mas ainda tem dúvidas sobre como escolher o melhor rótulo, harmonizar ou servir a bebida aos amigos. Num encontro de cerca de quatro horas no Itaim Bibi, os curiosos têm a chance de bater um papo descontraído com o professor Christian Wilkers e provar seis variedades de vinhos, entre um petisco e outro. O programa é ideal para quem quer fugir dos termos técnicos e regras engessadas, mergulhando na cultura do vinho pelo prazer. Para aproveitar ao máximo a noite, a dica é levar suas dúvidas na ponta da língua, já que a aula é moldada de acordo com as necessidades da turma.

Jantar Secreto

O Chef Gustavo Rigueiral, do catering Chef à Porter, e a jornalista gastronômica Larissa Januário, do site Sem Medida, realizam o Jantar Secreto, que funciona da seguinte maneira: eles elegem um lugar especial e os interessados garante o convite pelo site. O local do jantar só é revelado no dia, através de um e-mail, podendo ser em uma sala de jantar residencial ou mesmo em um belo jardim ao ar livre. Depois de garantida a vaga, basta você encaminhar suas restrições alimentares. A partir disso, o chef elabora um menu exclusivo com pratos que levam em conta ingredientes sazonais, escolhidos a dedo. Logo, além do lugar que sempre pode mudar, um prato servido em uma edição pode não aparecer em outra. Por isso, cada Jantar Secreto é uma experiência única e surpreendente.

Hungry4Beer

O Hungry4Beer, evento criado pelo beer sommelier Alessandro Pinesso e o chef Renato Rocha, acontece nos jardins do Nômade In Arte Hostel, na Vila Mariana, e participantes degustarão 5 pratos (duas entradas, dois pratos e uma sobremesa) com cervejas de estilos e sabores diferentes. Todas as cervejas servidas no evento estão disponíveis para compra com preços promocionais no local.

Jantar Sensorial no Escuro

Uma experiência inusitada e que toca cada participante aguçando sua percepção, imaginação e os seus sentidos. Os convidados participam com os olhos vendados. Os pratos utilizam ingredientes que agradam ao paladar e à imaginação, com texturas e harmonizações originais que surpreendem. Sons, palavras, aromas e texturas acontecem sempre, entretendo e desafiando os participantes a decifrá-los sem o auxílio da visão.

Degustação de Queijos Artesanais

A Mercearia Mestre Queijeiro abre exclusivamente para os frequentadores experimentarem as diversas comidinhas especiais da casa: 5 tipos diferentes de queijo (serra da canastra, raclette mineiro, curado de ovelha, pirêmide e azul do bosque), 3 tipos de geleia (morango, goiaba e alho), linguiça curada, chorizo picante, pães diversos e um bom vinho. Tudo isso ao lado de um chef e especialista em queijos, que tirará dúvidas e contará diversas curiosidades sobre os produtos e as melhores harmonizações.

Side - Guest Chef

Criado por Thiago Maeda, comandante da cozinha do restaurante Side, o projeto surgiu com a proposta de dar visibilidade e fomentar a troca de experiências entre os profissionais da nova geração que vem se destacando no mercado gastronômico. A ideia é levar o Guest Chef para outros restaurantes uma vez ao mês, sempre com receitas criadas ou selecionadas pelo chef da casa e por um chef convidado. O cardápio servido em seis tempos é variado e inclui duas opções de entrada, dois pratos principais e duas sobremesas com ingredientes do mar e da terra.

Por Marina Marques e Juliana Varella

Atualizado em 27 Abr 2015.