Guia da Semana



O outono já chegou aos restaurantes do eixo Rio-São Paulo, que prepararam diversos cardápios especiais para a estação. E para acompanhar o frio que começa a chegar, aparecem ingredientes mais encorpados. Segundo a chef Cris Maccarone, do Madame Aubergine Atelier, agora é uma boa época para se deliciar com risotos, guisados e massas acompanhadas de molhos marcantes.

As saladas, carros-chefe do verão, aparecem complementadas por lentilha, grão-de-bico e torradas quentes. Entre os pratos principais, ganham destaque os risotos, o bacalhau e as carnes vermelhas, que devem fazer sucesso em cozidos e assados. Para adoçar as papilas gustativas, o morango e o chocolate continuam figurando como boas opções, assim como os digestivos. "Para terminar a refeição, uma dose de grappa sempre vai muito bem nessa época", indica Cris, se referindo a aguardente de vinho italiana.

Falando em bebidas...

Com o clima mais ameno e seco, o outono pede vinhos mais quentes e fortes para acompanhar os pratos. A tendência é de um aumento no consumo de rótulos tintos, com suas características mais estruturadas. Segundo a Maitê Marani, sommelier da Enoteca In Vino Amici, apesar desta ser uma propensão em estações mais frias, há também a previsão de aumento no consumo de espumantes, brancos e rosés, o que mostra que o consumidor está mais aberto a novidades.

Para a sommelier Alexandra Corvo, os tintos são realmente a melhor pedida, pois possuem um pouco mais de corpo, além não precisarem ser consumidos tão frios. Na sua opinião, por terem mais concentração de taninos, são mais adequados para harmonizar com as proteínas (carne, por exemplo) e açúcares, com destaque para as uvas Cabernet Sauvignon, a Syrah e a Malbec, que costumam ser as mais procuradas no período.

As escolhas

Perguntamos às duas especialistas quais são as boas pedidas para a estação. Maitê indica vinhos fáceis de encontrar no mercado, como um Cabernet Sauvignon chileno, um Malbec argentino, um Merlot nacional, ou um Syrah da África do Sul. Alexandra, por sua vez, aponta os espumantes rosés, os vinhos de Nebbiolo, Syrahs do sul da França, rótulos brasileiros da Encruzilhada do Sul e a unanimidade entre as duas: o Vinho do Porto.

Para harmonizar

Cabernet Sauvignon: tinto encorpado. Com toques ligeiramente doces, essa uva combina com carnes bem temperadas, pratos com molhos fortes e queijos marcantes, como o roquefort.

Syrah: essa uva traz um toque de especiarias. Combina com carnes de caça e massas encorpadas.

Malbec: com aromas de frutas, leve e cor intensa, essa uva combina com carne vermelha grelhada.

Confira o que os restaurantes preparam para a estação:

Em São Paulo
No Rio de Janeiro

Foto: Getty Images

Atualizado em 7 Ago 2012.