Guia da Semana

Com tantas tentações gastronômicas espalhadas pela cidade, às vezes é complicado controlar as lombrigas e a vontade de comer uma fritura ou um prato recheado de ingredientes industrializados. Só que o hábito de comer alimentos de qualidade não precisa ser um esforço: há vários lugares incríveis para comer bem e saudável em São Paulo.

Alimentos orgânicos, combinações criativas e sucos funcionais são alguns dos destaques da nossa lista fitness - que não tem nada de sem graça. Conheça alguns lugares para saborear pratos saudáveis na capital paulista:

Zona Cerealista


Foto: Shutterstock

O Armazém Santa Filomena, ou Zona Cerealista, como é mais conhecido, fica próximo ao Mercado Municipal, no Centro de São Paulo. Ali você encontra produtos naturais, integrais, temperos, especiarias, condimentos e leguminosas a um preço muito mais em conta do que no supermercado - perfeito para você que está começando uma dieta e não quer pesar no bolso. Você também pode comprar online, pelo site da Zona Cerealista.

Endereço: Rua Padre Sabóia de Medeiros, 1497 - Vila Maria Alta
Telefone: (11) 4112-9964 / (11) 2982-0036

Daya & Ture


Foto: Reprodução/Instagram @dayaeture | Reprodução/Instagram @dayaeture

Especializado em comidas orgânicas, o Daya & Ture oferece não só comidas frescas para seus clientes, mas também um local para comprar produtos que apoiam a cultura orgânica. As prateleiras da casa são ocupadas por temperos, geleias, massas e muito mais. Vale lembrar que os sucos feitos por eles são um dos destaques do cardápio. De segunda a sexta, o restaurante tem buffet à vontade durante o almoço.

Endereço: Rua Dr Mario Ferraz, 503 - Jardim Paulistano
Telefone: (11) 3078-4420

+ Veja um roteiro de lugares com comida orgânica para conhecer em São Paulo

Frutaria São Paulo


Foto: Reprodução/Instagram @frutariasaopaulo | Reprodução/Instagram @frutariasaopaulo

A Frutaria São Paulo é um dos points fitness mais saudáveis de SP. Localizado ao lado do Parque Ibirapuera, o local é frequentado por bikers, pets e muita gente com roupa de academia. No cardápio, você encontra de tudo: saladas, sanduíches, omeletes, sucos naturais, vitaminas e muito mais. O açaí natureba da casa, com frutas e cereais, é uma boa pedida para os dias quentes!

Endereço: Avenida Hélio Pellegrino, 100 - Vila Nova Conceição
Telefone: (11) 3842-5618

PÃO - Padaria Artesanal Orgânica


Foto: Reprodução/Instagram @padariaorganica | Reprodução/Instagram @padariaorganica

A PÃO - Padaria Artesanal Orgânica produz pães 100% integrais, com fermento natural, água mineral e sal do Himalaia. Todos os produtos são feitos diariamente e os clientes ainda podem assistir à produção. Além dos pães e biscoitos, o estabelecimento conta com saladas com flores comestíveis e sanduíches naturais. Para você que tá de dieta, mas não quer abrir mão do pão!

Endereço: Rua Bela Cintra, 1681 - Consolação
Telefone: (11) 2193-2116

+ Veja um roteiro de padarias artesanais para conhecer em São Paulo

Pitico


Foto: Reprodução/Instagram @piticofalafel | Reprodução/Instagram @piticofalafel

O Pitico, bar a céu aberto localizado em Pinheiros, oferece almoço de terça a sexta para os clientes - comida saudável e preparada quase que totalmente com os ingredientes orgânicos da horta da casa e agricultura familiar. Perfeito tanto para o happy hour quanto para a alimentação de quem quer ser mais saudável, os pratos tem como proposta trazer os sabores inconfundíveis dos alimentos para a mesa.

Endereço: Rua Guaicui, 61 - Pinheiros
Telefone: (11) 3582-7365

Casa na Praia


Foto: Reprodução/Instagram @casanapraiabar | Reprodução/Instagram @casanapraiabar

O bar e restaurante Casa na Praia chama a atenção por seu aspecto rústico de quiosque praiano. Localizado no bairro da Vila Mariana, o local conta com um cardápio de culinária simples e saborosa, com muitos peixes e frutas no menu, além de saladas, sucos, açaí e outras delícias saudáveis.

Endereço: Rua Doutor Amâncio De Carvalho, 329 - Vila Mariana
Telefone: (11) 5082-5002

Dona Vitamina


Foto: Reprodução/Instagram @donavitamina | Reprodução/Instagram @donavitamina

O cardápio da Dona Vitamina é um exemplo de criatividade - há opções de lanches, açaís, sucos, cremes, saladas e pratos quentes. Ou seja, é possível pedir praticamente de tudo no restaurante e ainda comer saudável. A cozinha da casa opta por combinações leves e receitas tradicionais com uma pegada mais fitness. Como o próprio nome do local fala, as vitaminas são os carros-chefes e levam base de frozen iogurte.

Endereço: Rua Mateus Grou, 152 - Pinheiros
Telefone: (11) 3063-0582

Tea Connection


Foto: Reprodução/Instagram @teaconnection | Reprodução/Instagram @teaconnection

O Tea Connection busca surpreender seu público não só através de suas comidas e bebidas refrescantes,mas também na experiência do cliente em seu ambiente. Com espaço pet friendly, cardápio rotativo e ingredientes frescos, sugestões de pratos saudáveis e saborosos é o que não falta no menu. Os fãs do chá do Tea Connection também podem comprar a bebida na pequena loja do restaurante.

Endereço: Alameda Lorena, 1271 - Jardim Paulista
Telefone: (11) 3063-4018

Feira de Alimentos Orgânicos no Parque da Água Branca


Foto: Shutterstock

O feira de alimentos orgânicos do Parque da Água Branca é um dos atrativos do local aos finais de semana. As barracas também se reúnem às terças, mas o fêrvo acontece aos sábados e domingos, das 7h às 12h. São cerca de 40 barracas com opções de verduras, legumes, frutas, cereais e alguns pratos congelados caseiros. Vá durante a manhã e aproveite o café da manhã orgânico servido bem em frente ao pavilhão da feira.

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455, Barra Funda

Fotos da capa: Reprodução/Instagram @casanapraiabar | Reprodução/Instagram @dayaeture | Reprodução/Instagram @donavitamina

12 lugares diferentões em SP que você precisa conhecer se ama comida japonesa

Para você que já é PhD no basicão do japonês - sushis e temakis tradicionais -, te convidamos a experimentar um novo mundo de sabores

Praia de paulistano: conheça 15 lugares que compensam a falta de praias em São Paulo

Você vai descobrir que, no final das contas, São Paulo não é uma cidade tão cinza assim!

10 receitas de hambúrgueres vegetarianos que não vão te fazer sentir falta da carne

Quem é que disse que hambúrguer bom necessariamente tem que ser carnívoro?

Por Luísa Celiberto/Juliane Romanini

Atualizado em 3 Out 2018.