Guia da Semana

Apesar de sua origem ser chinesa, foi no Japão que o lámen ganhou personalidade e se tornou um dos pratos preferidos dos orientais. Com texturas, caldos e acompanhamentos que invocam um sabor diferenciado, o lámen dominou o mercado gastronômico paulistano com sua excentricidade – e já tem muitos fãs por aí.

Para os apaixonados pelo famoso 'macarrão com caldo', veja 7 lugares imperdíveis para comer lámen em São Paulo:

Tan Tan Noodle Bar


Foto: Reprodução/Instagram @tantannb | Reprodução/Instagram @tantannb

O Tan Tan Noodle Bar busca explorar o universo dos noodles, além de oferecer uma carta de drinks modernos e autênticos para seus clientes. Inspirado de cima a baixo pela cultura oriental, a casa possui um pequeno salão que vai de encontro à cozinha. O cardápio muda constantemente devido a sazonalidade dos ingredientes - muitos são importados -, e tem sugestões de lámen e porções aperitivos, entre eles, 'Kaarage de Copa', 'Yakimen' e 'Gyozas'.

Endereço: R. Fradique Coutinho, 153 - Pinheiros
Horário de funcionamento: terça a quinta, das 18h às 23h30; sexta e sábado, das 18h à 0h30; domingo, das 18h às 23h30.

Jojo Ramen


Foto: Reprodução/Instagram @jojo_ramen | Reprodução/Instagram @jojo_ramen

O restaurante é especializado no lámen tradicional, prato típico da cultura japonesa, que é feito artesanalmente pela casa. Além dos bowls de macarrão, o Jojo Ramen possui combos com Karaguedon e nada mais - as sugestões são precisas e feitas para agradar quem realmente é fã do prato.

Endereço: R. Rafael de Barros, 262 - Paraíso
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 22h; sábado, das 12h às 15h e das 18h às 22h.

Hirá Ramen Izakaya


Foto: Reprodução/Instagram @hiraramenizakaya | Reprodução/Instagram @hiraramenizakaya

O Hirá Ramen Izakaya tem ótimas opções de bebidas com saquê e shochus orientais, drinks variados e os tradicionais ramens para almoço e jantar. Com um cardápio peculiar, é possível degustar pratos diferentes e inusitados no local, por exemplo, o 'Kaki Furai', que nada mais é que ostras empanadas. Vá pronto para experimentar clássicos da culinária japonesa, mas também variações exóticas da gastronomia oriental.

Endereço: R. Fradique Coutinho, 1240 - Vila Madalena
Horário de funcionamento: domingo a quinta, das 12h às 15h e das 19h às 23h; sexta, das 12h30 às 15h e das 19h à 0h; sábado, das 12h30 às 16h e das 19h à 0h.

Lamen Kazu


Foto: Reprodução/Instagram @lamen.kazu | Reprodução/Instagram @lamen.kazu

Entre os lugares mais concorridos para apreciar um bom lámen está o Lamen Kazu, renomado restaurante japonês que fica na Liberdade. A massa, importada do Japão, é um dos diferenciais da casa, mas o sabor inigualável dos pratos é o que realmente atrai os clientes - o atendimento da casa funciona no estilo 'come e vai embora', e a fila é sempre gigante. São 12 tipos de lámen com caldos especiais. Não deixe de provar o guioza da casa.

Endereço: R. Thomaz Gonzaga, 51 - Liberdade
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 11h às 15h e das 17h30 às 22h30; domingo, das 11h às 15h e das 17h30 às 21h.

Aska


Foto: Shutterstock (foto meramente ilustrativa)

O Aska é referência no quesito lámen 'bom e barato' no bairro nipônico paulistano. No cardápio, o cliente pode escolher entre três opções de massa, além do caldo à base de galinha, de porco ou demais combinações da casa. Vá preparado para gastar dinheiro vivo, pois o estabelecimento não aceita cartões.

Endereço: R. Galvão Bueno, 466 - Liberdade
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 11h às 14h e das 18h às 21h30.

Momo Lamen


Foto: Reprodução/Facebook Momo Lamen

Não apenas um, mas três andares formam a Momo Lamen, restaurante que também é fábrica e produz sua própria massa. Entre os acompanhamentos dos 13 tipos de lamens disponíveis, estão ingredientes como lombo de porco, frango, ovo, broto de feijão e algas. O balcão voltado para a cozinha, perfeito para os curiosos que adoram ver o prato sendo feito, é um dos lugares de ouro do espaço.

Endereço: R. dos Estudantes, 34 - Liberdade
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 15h e das 18h às 21h; sábado, das 11h às 22h; domingo, das 11h às 21h.

Tatá Sushi Noodle Bar


Foto: Reprodução/Facebook Tatá Sushi | Reprodução/Facebook Tatá Sushi

Na lista de casas de lámen de São Paulo, o Tatá Sushi é uma das mais charmosas e aconchegantes. Espaçoso e receptivo, o ambiente segue a decoração oriental e se destaca por seu cardápio variado de porções a sobremesas. O 'Tokyo Lamen', feito de chuchu, ovo, naruto, cebolinha e kisami nori com caldo é um dos especiais do menu.

Endereço: R. João Cachoeira, 278 - Itaim Bibi
Horário de funcionamento: terça a quinta, das 12h às 15h e das 19h às 23h30; sexta e sábado, das 12h às 15h e das 19h á 0h; domingo, das 12h às 16h e das 19h às 22h30.

9 receitas simples, práticas e diferentonas de macarronada que vão te surpreender

Opções deliciosamente irresistíveis para quem é apaixonado por massa

Lugares em SP para comer o famoso macarrão dentro do queijo

Cremoso e de dar água na boca, é impossível não querer provar essa maravilha

12 points gastronômicos em SP que vão te fazer se sentir na Itália

Cantinas, empórios, docerias e bares que vão te transportar para o berço da gastronomia italiana

Por Juliane Romanini

Atualizado em 12 Abr 2018.