Guia da Semana

Tem coisa melhor - e mais brasileira - do que um bom pastel de feira? Este quitute "raiz" e desgourmetizado merece um roteiro todinho para ele. Seja na versão basicona de carne e queijo ou nos sabores mais incrementados e exóticos, é impossível resistir a essa massa frita e recheada!

Conheça 10 lugares para comer um bom pastel de feira em São Paulo e caia nessa tentação:

1. Pastel da Maria


Shutterstock

O Pastel da Maria, que foi eleito como o melhor pastel de feira da cidade em 2010 no concurso realizado pela Prefeitura, começou em uma barraquinha e hoje já conta com algumas unidades fixas espalhadas por SP. Além das lojas, ainda é possível provar dos mais de 20 sabores dos pastéis da Maria em feiras livres (às terças, quintas e sextas na feira em frente ao Estádio do Pacaembu, às quartas em Santana e Perdizes, aos sábados no Parque Novo Mundo e aos domingos na Mooca).

Pastel da Maria

Confira a unidade mais próxima de você aqui.


2. Hooca Bar


Shutterstock

O Hooca Bar, que já é famoso pelo seu sanduíche de mortadela monstruoso, também é o responsável pelo mais famoso pastel de bacalhau do Mercadão. A lanchonete conta com outros sabores de pastel, como o de camarão e picanha triturada, ambos igualmente grandes e recheados. Além do Mercado Municipal, a casa também conta com unidades no Mooca Plaza Shopping, em São Bernardo do Campo e em Campinas.

Hooca Bar

Confira a unidade mais próxima de você aqui.


3. 10 Pastéis


Divulgação/10 Pastéis

A rede de pastelarias 10 Pastéis, que conta com quatro lojas em São Paulo, inova com pastéis de borda recheada, que pode ser escolhida em um sabor diferente do recheio, para dar aquela incrementada. A massa dos pastéis também pode ser escolhida entre tradicional, chocolate ou apimentada, assadas ou fritas. No cardápio existem 14 sabores de pastéis tradicionais, nove pastéis doces, seis pastéis da linha gourmet, três vegetarianos e quatro versões que vêm em tamanho "super". BÔNUS: rola um esquema de rodízio de pastel na unidade de Pinheiros, apenas durante o jantar, onde você pode comer à vontade 20 dessas opções em tamanho reduzido, pelo preço fixo de R$ 34,90.

10 Pastéis

Confira a unidade mais próxima de você aqui.


4. Pastel da Sueli


Shutterstock

O Pastel da Sueli, estabelecimento humilde localizado na região Norte de São Paulo, conquistou a cidade inteira pelo seu tamanho nada humilde: são 50 centímetros bem recheados de pastel para acabar com qualquer fome! A pastelaria fica localizada em frente à igreja Nossa Senhora do Loreto e funciona de segunda a sábado, das 16h30 às 20h. Vale lembrar que a pastelaria também vende outros salgados gigantes, como bolinhos e coxinhas, de 25 cm.

Pastel da Sueli

Endereço: Avenida Nossa Senhora do Loreto, 927 - Vila Medeiros
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 16h30 às 20h.


5. Yoka


Shutterstock

Um dos pastéis mais tradicionais da cidade, localizado no bairro da Liberdade, a pastelaria Yoka aposta em receitas ousadas que misturam o tradicional com a culinária japonesa. Tofu, shitake e outros ingredientes fazem parte dos recheios que dão um toque diferente ao cardápio. O diferencial também fica por conta da massa mais fina e incrivelmente sequinha. A loja funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 20h, e aos sábados e domingos, das 8h30 às 18h45.

Yoka

Endereço: Rua dos Estudantes, 37 - Liberdade
Telefone: (11) 3207-1795
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 20h, e aos sábados e domingos, das 8h30 às 18h45.


6. Croc 30


Reprodução/Facebook Pastel Croc 30 Sena Madureira

A pastelaria Croc 30, localizada na Vila Clementino, próximo ao Parque Ibirapuera, oferece aproximadamente 30 opções de sabores de pastel, no tamanho de 30 cm. Por lá você encontra desde os clássicos, como mussarela, carne e catupiry, até os mais elaborados, como o Croc 30, que leva ricota fresca, tomate seco, coração de alcachofra, nozes picadas, azeitona e orégano. Além dos pastéis, o cardápio também conta com sanduíches, salgados, porções e sobremesas.

Croc 30

Endereços Rua Sena Madureira, 450 - Vila Mariana
Telefone: (11) 5083-3001
Horário de funcionamento: segunda, das 17h às 22h30, de terça a sábado, das 11h30 às 22h30, domingo, das 16h às 22h30.


7. Pastel do Trevo


Shutterstock

A franquia paulistana do tradicional Pastel do Trevo de Bertioga fica localizada no bairro da Pompeia, Zona Oeste de São Paulo. Os pastéis são servidos no tamanho de 30 cm e com uma vasta quantidade de recheio. Vale ressaltar também que a casa conta com mais de 40 opções de sabores, que vão do doce ao salgado. Além dos tradicionais, um dos mais pedidos da casa é o de queijo com escarola e bacon.

Pastel do Trevo

Endereço: Rua Ministro Ferreira Alves, 730 - Perdizes
Telefone: (11) 3871-9609 / (11) 3805-1266
Horário de funcionamento: de domingo e segunda, das 18h às 22h30, terça a sábado, das 11h às 22h30.


8. A Pastella


Reprodução/Facebook A Pastella

O restaurante A Pastella é especializado em pastéis gourmet, idealizado por Sandro Aires, ex-subchef do restaurante Fasano. No cardápio não faltam opções, que vão desde as clássicas, como os pastéis de carne, queijo, palmito e pizza, até as mais refinadas, como o de calabresa defumada com cogumelos mistos e queijo provolone. Queijo brie, Nutella, cookies e cream cheese são alguns dos ingredientes nobres que compõem os outros sabores da casa.

A Pastella

Endereço: Rua Booker Pittman, 61 - Chácara Santo Antonio
Telefone: (11) 2371-0567
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 16h.


9. Empório do Pastel


Shutterstock

Conhecido pelos recheios exóticos e pelo formato triangular (quase como em formato de empanada), os pastéis do Empório do Pastel são, sem dúvidas, um capítulo à parte na gastronomia. O restaurante fica localizado no Parque São Domingos e conta com sabores "diferentões", como os pastéis de camarão chiclete, strogonoff, macarronada e até mesmo um recheado de arroz com feijoada.

Empório do Pastel

Endereço: Rua Emílio Colella, 97 - Parque São Domingos
Telefone: (11) 3903-5454
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11h30 às 15h e das 18h às 23h30, domingo, das 17h até o último cliente.


10. Pastel do Zé


Shutterstock

Você quer pastelaria raiz? Então toma! No Pastel do Zé, barraquinha que participa da feira livre em frente ao Estádio do Pacaembu, as massas são feitas artesanalmente, sem adição de conservantes. Quem prova assegura que o segredo para uma massa tão leve e crocante está nos anos de experiência do seu Zé! O horário de funcionamento é às quintas, sábados e domingos, das 7h às 14h. Fique de olho na programação do pasteleiro pela página do Facebook.

Pastel do Zé

Endereço: feira em frente ao Estádio do Pacaembu
Horário de funcionamento: às quintas, sábados e domingos, das 7h às 14h.

Pra quem não recusa um dogão: 10 lugares para comer um hot dog caprichado em SP

Dos mais exóticos aos mais "raiz", conheça os melhores lanches de SP no quesito dogão!

Pra quem não gosta de dividir: 15 lugares em São Paulo que servem pizzas individuais

Desfrute de uma "redonda" todinha para você!

Além do pão, carne e queijo: conheça os 15 hambúrgueres mais exóticos e diferentões de SP

Conheça lugares que recriaram o tradicional hambúrguer de forma exótica, diferenciada e inusitada!

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 11 Dez 2017.