Guia da Semana

Talvez você já tenha ouvido falar da mais nova tendência gastronômica brasileira - e ela vem lá do Havaí! O poke é um prato tradicional havaiano à base de peixe cru (geralmente salmão ou atum), servido em uma tigela com arroz ou salada, acompanhado por molho, frutas e/ou algas. O nome "poke", no dialeto havaiano, significa "cortar", o que faz referência ao corte do peixe neste prato: em cubos grandes e suculentos.

E aí, deu vontade de provar? Nós reunimos 9 restaurantes em São Paulo que servem o poke havaiano para você conhecer e experimentar!

Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

1. Mr Poke


Reprodução/Instagram @mrpokebr | Reprodução/Instagram @mrpokebr

O Mr Poke, com unidades em Pinheiros e nos Jardins, foi pioneiro da especialidade no Brasil e começou sem ter um ponto físico, funcionando em um "tuk-tuk" (triciclo tradicional da Ásia). Os sócios são surfistas e trouxeram o prato diretamente do Havaí, prezando pela tradição nas receitas de poke. Proteínas como salmão, atum e tofu são servidas sobre o arroz japonês temperado ou salada. O cardápio também conta com entradinhas e rolls orientais para matar a fome dos clientes.

Mr Poke

Endereço: Rua Padre Garcia Velho, 44 - Pinheiros
Telefone: (11) 3031-7848

Endereço: Rua da Consolação, 2902 - Cerqueira César
Telefone: (11) 3062-9175

2. Poke Haus


Reprodução/Instagram @poke_haus | Reprodução/Instagram @poke_haus

O Poke Haus, localizado no bairro do Itaim Bibi, vai além do poke e oferece outros pratos da culinária havaiana. As tigelas podem ser pedidas com três opções de proteínas: salmão, atum ou cogumelo. Outros itens que fazem sucesso por lá são o Hawaiian Roll e o Fish Tacos, onde o peixe cru é servido com acompanhamentos em uma tortilla mexicana. Para quem quer provar algo realmente diferente, o Donut de Salmão é feito com arroz em forma de rosquinha e coberto por nori, sashimi, gergelim e outros toppings.

Poke Haus

Endereço: Rua Emanuel Kant, 147 - Itaim Bibi
Telefone: (11) 3071-3641

3. Poke Garden


Reprodução/Instagram @poke.garden | Reprodução/Instagram @poke.garden

O Poke Garden, inaugurado no começo de 2018 nos Jardins, é um refúgio havaiano em meio à rua Haddock Lobo. Com o slogan All you need is poke, a casa oferece sete opções de tigelas prontas, com criações gourmet e diferenciadas. Também é possível montar o seu poke, com ingredientes "diferentões" que vão do arroz negro ao atum selado com crosta de gergelim. A carta de bebidas é um diferencial, trazendo trazendo gin tônicas, sakês e taças de vinho.

Poke Garden

Endereço: Rua Haddock Lobo, 1396 - Cerqueira César
Telefone: (11) 3062-7772

4. Hi Pokee


Reprodução/Instagram @hipokee | Reprodução/Instagram @hipokee

No Hi Pokee, localizado em uma vila tranquila em meio à badalada Rua Augusta, tudo é servido na tigela: dos pokes aos pratos quentes e até sobremesas! O local conta com um ambiente clean, com mesas ao ar livre e um belo jardim externo. O cardápio oferece opções de poke prontos, como o Tropical (salmão, manga, pepino, cenoura, chips de batata doce, coco, nori, molho yuzu ponzu e arroz) e o Mix do Mar (salmão, atum, polvo, kani, pepino, rabanete, ervilha torta, ovas de peixe, molho wasabi shoyu, wantan e arroz) - mas também é possível montar o seu pedido. O local tem Ravi Leite, ex-participante do Masterchef, como um de seus sócios.

Hi Pokee

Endereço: Rua Augusta, 2052 - Cerqueira César
Telefone: (11) 3063-5408

5. Let's Poke


Reprodução/Instagram @lets_poke | Reprodução/Instagram @lets_poke

O Let's Poke, com unidades no bairro do Itaim e da Vila Olímpia, é especializada no prato havaiano. No cardápio você encontra cinco versões de poke prontas (com opção vegetariana), mas também é possível criar a sua tigela personalizada, escolhendo entre seis opções de base (mix de folhas, arroz japonês, arroz integral, espaguete de pupunha, espaguete de abobrinha quinoa), seis proteínas (atum, salmão, salmão grelhado, peixe branco, frango ou mix de cogumelos), além de diversos molhos, acompanhamentos e toppings. Provavelmente este é o cardápio de poke mais diversificado de SP.

Let's Poke

Endereço: Rua Leopoldo de Couto Magalhães, 482 - Itaim Bibi
Telefone: (11) 2776-9629

Endereço: Alameda Raja Gabaglia, 166 - Vila Olímpia
Telefone: (11) 2768-7675

6. Poke Poke


Reprodução/Instagram @pokepokebrasil | Reprodução/Instagram @pokepokebrasil

O Poke Poke, que está presente em diversos shoppings de São Paulo e do Brasil, veio para transformar o poke em um fast food saudável e prático. As lojas contam com a temática havaiana bem presente na decoração, e o cliente pode montar o seu poke com os ingredientes e no tamanho de que bem entender.

Poke Poke

Confira a unidade mais próxima de você aqui.

7. NaKrô Poke


Reprodução/Facebook NaKrô Poke | Reprodução/Facebook NaKrô Poke

O NaKrô Poke é uma boa opção de restaurante havaiano na região da Avenida Paulista. Além dos pokes, que são o carro-chefe da casa, o restaurante também oferece rolls orientais para acompanhar sua tigela. O cliente pode escolher entre quatro opções de proteína: salmão, atum, shimeji, tofu e grão de bico, que foi adicionado recentemente ao cardápio.

NaKrô Poke

Endereço: Rua Bela Cintra, 701 - Consolação
Telefone: (11) 2386-2588

8. Ai Sushi Poke


Reprodução/Facebook Ai Sushi Poke | Reprodução/Facebook Ai Sushi Poke

Instalado em um cantinho charmoso em Pinheiros, o Ai Sushi Poke traz um misto da culinária japonesa e havaiana em seu menu - para agradar todos os gostos. Por lá, o cliente encontra porções de sushi, sashimi, shimeji e edamame, juntamente com uma variedade de sabores de poke (inclusive com opções vegetarianas).

Ai Sushi Poke

Endereço: Rua Simão Alvares, 297 - Pinheiros
Telefone: (11) 2737-8858

9. América


Reprodução/Instagram @americaburger | Reprodução/Instagram @americaburger

Apesar de ser conhecido pelos hambúrgueres e grelhados, o restaurante América entrou na onda havaiana e também está oferecendo o poke em seu cardápio. O cliente pode pedir pelo Poke Ceviche, que leva cubos de Saint Peter, manga, sunomono de pepino, arroz integral temperado com wasabi e chips de batata doce; ou pelo Tuna Poke, que leva atum selado em crosta de gergelim com molho tarê, servido com alga wakame, moyashi marinado no molho gengibre, kani kama, cenoura, arroz integral com wassabi e acompanha chips de batata doce.

América

Confira a unidade mais próxima de você aqui.

*Fotos de capa: Reprodução/Instagram @poke_haus | Reprodução/Instagram @mrpokebr

De temaki gigante a hambúrguer de sushi: 7 pratos diferentões da culinária japonesa para provar em SP

Se você já é PhD no basicão do japonês, te convidamos a experimentar um novo mundo de sabores!

9 lugares irresistíveis para saborear pratos saudáveis em São Paulo

Restaurantes e outros lugares que oferecem comidas deliciosas e naturais

Viaje sem gastar muito: 9 lugares próximos a SP para acampar com os amigos

Acampar: menos custos e mais experiências gratificantes!

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 20 Fev 2019.