Guia da Semana

A França é uma potência com forte influência política, econômica, cultural e, principalmente, gastronômica no mundo todo! A culinária típica abrange pratos como o tartare, o fois gras, o croissant, o petit gateau, o creme brûlée, entre outras delícias irresistíveis. Por sorte, a cidade de São Paulo possui muitos lugares pra você sentir e experimentar esses sabores.

Conheça 11 points gastronômicos em SP para se sentir na França e bon apetit!

1. Bistrot de Paris


Wellington Nemeth/Divulgação Bistrô de Paris | Shutterstock

O Bistrot de Paris, localizado em uma charmosa vila da Rua Augusta, é um restaurante agradável e convidativo, que conquista qualquer cliente pelo ambiente e pelo cardápio. Além dos pratos clássicos da culinária francesa no menu, como o escargot, o magret de pato e o steak tartare, a casa também oferece fondue e raclette durante a temporada de inverno, dois pratos tecnicamente suíços, mas que podem ser considerados parte da gastronomia francesa.

Bistrot de Paris

Endereço: Rua Augusta, 2542 - Villa San Pietro
Telefone: (11) 3063-1675

2. Tartar&Co


Reprodução/Facebook Tartare&Co | Reprodução/Facebook Tartare&Co

O Tartar&Co, comandando pelo chef Erick Jacquin, é especializado num dos mais famosos pratos da culinária francesa: o tartare, que pode ser pedido nas versões de salmão, atum e carne. Outros pratos tradicionais também integram o cardápio do restaurante, localizado em Pinheiros, como a sopa de cebola, o croque madame/monsieur, o carpaccio e a rã à provençal. Para a sobremesa, o cliente pode escolher entre o creme brûlée, a tarte au chocolat, o petit gateau, entre outras opções.

Tartar&Co

Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 1003 - Pinheiros
Telefone: (11) 3031-1020

3. Rendez-Vous


Reprodução/Facebook Rendez-Vous | Reprodução/Facebook Rendez-Vous

Além de café da manhã, brunch, almoço e jantar, o restaurante Rendez-Vous ainda oferece um happy hour animado na região de Pinheiros. O aconchegante bistrô francês da Rua Fradique Coutinho se destaca por servir deliciosos frutos do mar à moda francesa, como ostras e mexilhões, e sobremesas variadas, como o waffle quentinho servido com sorvete e calda de chocolate. A carta de drinks também não decepciona - e vale lembrar que às sextas-feiras, das 18h às 20h, cervejas e caipirinhas são em dobro!

Rendez-Vous

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 179 - Pinheiros
Telefone: (11) 4564-0146

4. Ruella


Reprodução/Facebook Ruella | Shutterstock

Instalado num beco charmoso e sossegado do bairro Vila Olímpia, cercado por plantas, flores e luzinhas, o restaurante Ruella é quase uma reprodução das vielas do sul da França. Hoje, a casa conta com outras duas unidades em SP (em Pinheiros e no Jardim Europa), para quem quiser se deliciar com as especialidades francesas do bistrô. Vale lembrar que a casa oferece almoço executivo de terça a sexta, com salada, prato principal e sobremesa a um preço mais acessível.

Ruella

Endereço: Rua João Cachoeira, 1507 - Vila Olímpia
Telefone: (11) 4858-1996

5. Paris 6


Reprodução/Facebook Paris 6 | Reprodução/Facebook Paris 6

A rede de bistrôs Paris 6, que hoje já conta com seis unidades em São Paulo, é especializada na culinária francesa, com pratos típicos como escargots, carpaccios e tartares. Mas o restaurante se destaca mesmo é pela sua versão do petit gateau - o grand gateau -, que consiste no bolinho servido em um ramequim e incrementado com caldas, frutas, doces e um picolé de sorvete. A curiosidade fica também pelos nomes dos pratos, batizados em homenagem a celebridades e famosos.

Paris 6

Confira a unidade mais próxima de você aqui.

6. ICI Brasserie


Reprodução/Facebook ICI Brasserie

A rede de restaurantes franceses ICI Brasserie, que conta com quatro unidades em São Paulo, é o lugar ideal para se deliciar com clássicos da culinária francesa, como o steak tartare, o bouef bourguignon e o cassoulet (servido apenas aos sábados). A casa ainda traz o conceito das tradicionais cervejarias parisienses, com uma extensa carta de cervejas e chopes artesanais disponível aos clientes.

ICI Brasserie

Confira a unidade mais próxima de você aqui.

7. Le Jazz Brasserie


Reprodução/Facebook Le Jazz Brasserie | Reprodução/Facebook Le Jazz Brasserie

A Le Jazz Brasserie, restaurante que conta com quatro unidades em São Paulo, te proporciona uma experiência francesa num ambiente aconchegante. O menu conta com pratos clássicos da cozinha francesa a preços acessíveis, como o oeuf mollet, o cote de porc, o steak tartare, e o cassoulet. Como o nome diz, tanto o ambiente como a trilha sonora são inspirados no jazz, com quadros de músicos famosos nas paredes e música ambiente com clássicos do gênero, como Herbie Hancock e Miles Davis.

Le Jazz Brasserie

Endereço: Rua dos Pinheiros, 254 - Pinheiros
Telefone: (11) 2359-8141

Endereço: Rua dos Pinheiros, 262 - Pinheiros
Telefone: (11) 2359-8141

Endereço: Rua Dr. Melo Alves, 734 - Jardim Paulista
Telefone: (11) 3062-9797

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 - (Shopping Iguatemi) Jardim Paulistano

8. Le Bou Bistrô


Reprodução/Facebook Le Bou Bistrô | Reprodução/Facebook Le Bou Bistrô

O Le Bou Bistrô, localizado no Itaim Bibi, é pequeno, charmoso e aconchegante, como um bistrô deve ser! O restaurante francês oferece os principais pratos da culinária típica, como o steak au poivre, moules et frites, confit de canard e entre outros. Além do cardápio variado e apetitoso, o ambiente vale a visita por si só.

Le Bou Bistrô

Endereço: Rua Dr. Renato Paes de Barros, 415 - Itaim Bibi
Telefone: (11) 3078-7619

9. Le Pain de Quotidien


Reprodução/Instagram @lepainquotidienbr | Reprodução/Instagram @lepainquotidienbr

A Le Pain Quotidien, padaria francesa artesanal com diversas unidades em São Paulo, oferece muitas opções deliciosas, seja para um café da manhã ou para um brunch completasso! São dezenas de opções de pães, baguettes, brioches e croissants, todos produzidos na casa com fermentação natural e de longa duração. Ovos, waffles, queijos e até mesmo salmão defumado completam o menu da casa, para você começar o dia como um verdadeiro parisiense.

Le Pain Quotidien

Confira a unidade mais próxima de você aqui.

10. Le Vin


Reprodução/Instagram @obeneditino | Reprodução/Instagram @ericarin21

O Le Vin Boulangerie, padaria francesa que conta com quatro unidades em São Paulo, sabe como oferecer um café da manhã caprichado a seus clientes. A casa conta com uma variedade de pães artesanalmente confeccionados, com um fermento orgânico feito a partir de casca de maçã, além de especialidades francesas no cardápio, como baguettes, brioches, croissants, pains au chocolat, gougères e pães de champagne.

Le Vin Boulangerie

Endereço: Alameda Tietê, 184 - Jardins
Telefone: (11) 3081-3924

Endereço: Rua Pais de Araújo, 137 - Itaim Bibi
Telefone: (11) 3168-3037

Endereço: Rua Armando Penteado, 25 - Vilaboim
Telefone: (11) 3668-7400

Endereço: Avenida Roque Petroni Jr., 1089 - Morumbi Shopping
Telefone: (11) 5183-2982

11. L'Entrecôte de Paris


Reprodução/Site L'Entrecôte de Paris

O L'Entrecôte de Paris, que conta com unidades no Itaim, Cidade Jardim, Higienópolis, Jardins e no Market Place, segue o padrão de bistrô francês, oferecendo apenas um prato principal no cardápio: o Steak Frites, um corte especial de carne acompanhado por deliciosas batatas fritas, que são servidas à vontade, cobertas com o molho especial da casa.

L'Entrecôte de Paris

Encontre a unidade mais próxima de você aqui.

*Fotos de capa: Reprodução/Facebook Le Bou Bistrô | Reprodução/Facebook Le Jazz Brasserie

Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

12 points gastronômicos em SP que vão te fazer se sentir na Itália

Cantinas, empórios, docerias e bares que vão te transportar para o berço da gastronomia italiana

7 lugares que todo apaixonado por lamen precisa visitar em São Paulo

Veja onde saborear o famoso 'macarrão com caldo' em sampa

18 rolês gratuitos ou bem baratinhos para fazer em SP se você está sem grana

Conheça a melhor parte da cidade: aquela que é gratuita ou bem baratinha!

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 15 Abr 2019.