Guia da Semana

Primeiro foi o roteiro de comida mexicana. Depois, veio o de comida árabe. Agora o foco é na culinária italiana e todas as delícias que aquele país europeu tem a nos oferecer.

Uma das cozinhas mais presentes no Brasil, a italiana é quase habitual. Desde as simples bruschettas, o onipresente espaguete, ou o desejado carpaccio, é praticamente tudo iresistível. Não, não esquecemos das pizzas. Mais adiante, um verdadeiro Guia para se esbaldar na Cidade Maravilhosa.

Eccellenza Pizzaria, Botafogo

Depois do sucesso da sede em Botafogo, a pizzaria abriu mais uma unidade em Ipanema. Todo o cardápio é artesanal e são mais de 40 sabores de pizza no forno a lenha. Vale experimentar a básica Calabrese Tradizionale, preparada com pomodori pelati, calabresa artesanal, cebola, azeitonas pretas e orégano.

Mamma Jamma, Lagoa

Com uma boa variedade de pizzas gourmet e carta de vinhos, vale a pena experimentar também os antepastos. A Focaccia Quattro Stagioni leva quatro diferentes coberturas: atum, tomates temperados, Parma e mussarela de búfala com tomates secos.

Da Brambini, Leme

A tratoria fica de frente para a praia e tem um ambiente bem rústico, com o bar todo em madeira. Além dos pratos principais, por que não primeiro se deliciar com as entradas que a casa oferece? Destaque para o Prosciutto Crudo e a Polenta ao Funghi Porcini Freschi.

Gatto Rosso, Barra da Tijuca

Com uma bela vista, o restaurante italiano tem algumas inovações, como Gatto Lounge, espaço que conta com um painel do artista Eduardo Sabóia, além de sofás, pufes e poltronas sobre o deck. Falando de comida, recomendamos a Costoletta di Cinghiale (ripa de costela de javali assada em fogo brando por 4 horas).

Piccola Itália, Itanhangá

A decoração remete aos vilarejos napolitanos, com suas toalhas xadrez e mesas fartas. A cozinha do chef Paulo Melo tem um cardápio rico nas tradicionais iguarias italianas. Além das saborosas entradas, vale experimentar o Linguine ao molho capri - tomates pelados, tomate seco, rúcula e mussarela de búfula.

Donna Donni, Tijuca

A carta de vinhos tem mais de 40 rótulos, e é elaborada pelo enólogo Célio Alzer. Depois de passar por uma grande reforma, a casa mantém alguns pratos do antigo menu como o Budino di formaggio ai funghi secchi (pudim de queijo provolone ao molho de cogumelos Porcini).

Giuseppe, Centro

Transportando a Roma Contemporânea para o Centro do Rio, o ambiente é inspirador, e o cardápio fiel. Vale experimentar a Lasagne alla Marcela: massa verde com recheio de abobrinha e berinjela grelhadas, molho bechamel e mozarela.

Por Marco Sá

Atualizado em 1 Mai 2013.