Guia da Semana

Ovo-lacto-vegetariana, lacto-vegetariana, vegana... essas são as denominações das dietas vegetarianas, que já foram aderidas por grande parte da população mundial. No mundo dos famosos, Paul McCartney, Alicia Silverstone e a apresentadora Angélica são apenas alguns exemplos.

+ Conheça os restaurantes com espaço kids em Porto Alegre
+ Saiba onde comer mil-folhas em Porto Alegre

Seja por uma questão ideológica, religiosa ou de saúde, abolir os alimentos de origem animal da dieta não é uma tarefa fácil, já que é preciso ter cuidado com a falta de vitaminas e proteínas. Mas isto não quer dizer que o menu não seja saboroso. Confira alguns restaurantes da capital gaúcha que investem no bom tempero e deixam os vegetais com um gostinho delicioso.

Casa Oriental

O estabelecimento trabalha apenas com a dieta ovo-lacto-vegetariana na hora do almoço, que funciona no sistema de buffet livre. São 15 tipos de pratos quentes e 10 variedades de saladas, além das sobremesas. Os destaques da casa ficam com o rolinho primavera, com o yakissobra e com o guioza.

Casa Verde

Aberto somente à noite, o restaurante vegano tem um prato diferente por dia. A casa serve alimentos sem lactose e sem glúten. O buffet do jantar é composto por sete pratos quentes e saladas, além de lanches, como baurus de falafel ou soja e cachorros-quentes. Há, ainda, docinhos, cupcakes e salgadinhos à disposição dos clientes.

Govinda

O Govinda tem inspiração indiana. No horário de almoço, a casa dispõe de buffet com receitas lactovegetarianas, incluindo suco natural e sobremesa. À noite, o restaurante serve pizzas com recheios veganos. Na lancheria do Govinda, são servidos xis vegano, esfiha, beirute e docinhos.

Prato Verde

O restaurante é especializado na culinária ovo-lacto-vegetariana. O cardápio do buffet livre inclui pratos quentes, como panquecas, massas e hambúrgueres de soja, 14 tipos de saladas e sobremesas, além de sucos naturais. Nas quintas-feiras, o almoço é vegano, quando são servidos apenas alimentos de origem vegetal.

Nataraj

A casa oferece uma opção de menu para cada dia da semana, composta por entrada, prato principal, salada e bebida. Os sucos ou chás gelados levam frutas e ervas, como maçã, abacaxi, anis e erva doce. Entre os pratos oferecidos, há tortas, focaccias, risotos, massas e legumes.

Nova Vida
Para o almoço, o Nova Vida tem buffet vegetariano com 10 opções de pratos quentes, sopas e saladas. O local também serve lanches naturais, como sanduíches, tortas, pastéis de forno e iogurtes.

Nutri Vida

O restaurante trabalha com buffet livre no almoço, com 20 tipos de pratos quentes e 25 variedades de saladas, além de frutas e sobremesas. O Nutri Vida também oferece peixe e frango grelhados para os não-vegetarianos.

Ocidente

(Foto: Ricardo Duarte)
A tradicional casa noturna de Porto Alegre dispõe de refeições naturais na hora do almoço, com pratos lacto-vegetarianos de origem hindu. Os pratos do dia podem ser solicitados nas versões reforçado, inteiro ou meio.

Suprem

(Foto: Melissa Becker)
Orientado pela cultural indiana, ao meio-dia, o local serve comida vegetariana da gastronomia hindu. O a la minuta vegetariano, por exemplo, é feito com arroz integral, feijão preto com queijo provolone, bife de proteína ao molho de funghi, batatas douradas e tofu na chapa. À noite, a casa oferece um cardápio vegetariano com pratos à la carte.

Por Lucila Rosa

Atualizado em 24 Abr 2013.