Guia da Semana
Restaurantes
Por Lucila Rosa

Restaurantes vegetarianos de Porto Alegre

Quem opta por abolir os alimentos de origem animal do cardápio não precisa abrir mão de uma dieta saborosa.

Dieta vegetariana exige cuidados com a saúde (Divulgação)

Ovo-lacto-vegetariana, lacto-vegetariana, vegana... essas são as denominações das dietas vegetarianas, que já foram aderidas por grande parte da população mundial. No mundo dos famosos, Paul McCartney, Alicia Silverstone e a apresentadora Angélica são apenas alguns exemplos.

+ Conheça os restaurantes com espaço kids em Porto Alegre
+ Saiba onde comer mil-folhas em Porto Alegre

Seja por uma questão ideológica, religiosa ou de saúde, abolir os alimentos de origem animal da dieta não é uma tarefa fácil, já que é preciso ter cuidado com a falta de vitaminas e proteínas. Mas isto não quer dizer que o menu não seja saboroso. Confira alguns restaurantes da capital gaúcha que investem no bom tempero e deixam os vegetais com um gostinho delicioso.

Casa Oriental

O estabelecimento trabalha apenas com a dieta ovo-lacto-vegetariana na hora do almoço, que funciona no sistema de buffet livre. São 15 tipos de pratos quentes e 10 variedades de saladas, além das sobremesas. Os destaques da casa ficam com o rolinho primavera, com o yakissobra e com o guioza.

Casa Verde

Aberto somente à noite, o restaurante vegano tem um prato diferente por dia. A casa serve alimentos sem lactose e sem glúten. O buffet do jantar é composto por sete pratos quentes e saladas, além de lanches, como baurus de falafel ou soja e cachorros-quentes. Há, ainda, docinhos, cupcakes e salgadinhos à disposição dos clientes.

Govinda

O Govinda tem inspiração indiana. No horário de almoço, a casa dispõe de buffet com receitas lactovegetarianas, incluindo suco natural e sobremesa. À noite, o restaurante serve pizzas com recheios veganos. Na lancheria do Govinda, são servidos xis vegano, esfiha, beirute e docinhos.

Prato Verde

O restaurante é especializado na culinária ovo-lacto-vegetariana. O cardápio do buffet livre inclui pratos quentes, como panquecas, massas e hambúrgueres de soja, 14 tipos de saladas e sobremesas, além de sucos naturais. Nas quintas-feiras, o almoço é vegano, quando são servidos apenas alimentos de origem vegetal.

Nataraj

A casa oferece uma opção de menu para cada dia da semana, composta por entrada, prato principal, salada e bebida. Os sucos ou chás gelados levam frutas e ervas, como maçã, abacaxi, anis e erva doce. Entre os pratos oferecidos, há tortas, focaccias, risotos, massas e legumes.

Nova Vida
Para o almoço, o Nova Vida tem buffet vegetariano com 10 opções de pratos quentes, sopas e saladas. O local também serve lanches naturais, como sanduíches, tortas, pastéis de forno e iogurtes.

Nutri Vida

O restaurante trabalha com buffet livre no almoço, com 20 tipos de pratos quentes e 25 variedades de saladas, além de frutas e sobremesas. O Nutri Vida também oferece peixe e frango grelhados para os não-vegetarianos.

Ocidente

(Foto: Ricardo Duarte)
A tradicional casa noturna de Porto Alegre dispõe de refeições naturais na hora do almoço, com pratos lacto-vegetarianos de origem hindu. Os pratos do dia podem ser solicitados nas versões reforçado, inteiro ou meio.

Suprem

(Foto: Melissa Becker)
Orientado pela cultural indiana, ao meio-dia, o local serve comida vegetariana da gastronomia hindu. O a la minuta vegetariano, por exemplo, é feito com arroz integral, feijão preto com queijo provolone, bife de proteína ao molho de funghi, batatas douradas e tofu na chapa. À noite, a casa oferece um cardápio vegetariano com pratos à la carte.


Por Lucila Rosa

Atualizado em 24 Abr 2013.

Mais notícias

11 restaurantes em São Paulo perfeitos para o almoço de domingo em família

Restaurantes

Starbucks lança novos produtos especiais para o verão; saiba mais!

Restaurantes

Abbraccio oferece pizza em dobro para celebrar a chegada de 2019

Restaurantes

14 lugares com sobremesas geladas para se refrescar no verão

Restaurantes

Mais de 20 lugares para tomar drinks refrescantes no verão

Restaurantes

Vezpa Pizzas, tradicional e descolada rede carioca, chega a São Paulo; saiba mais

Restaurantes